A bateria do carro elétrico acabou. O que fazer?

Esses modelos não sofrem "pane seca" e processo de guincho pode ser mais complicado por falta de postos de abastecimento

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André Deliberato
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Ficar sem combustível no meio da rua, embora seja algo passível de multa, é algo comum de se ver, especialmente em veículos mais antigos, em que o ponteiro talvez não funcione tão bem assim. Mas e quando acaba a bateria de um carro elétrico? O que deve ser feito, já que não dá para resolver com um abastecimento líquido?

A resposta é praticamente a mesma: é preciso rebocar o carro até a "tomada" ou ao ponto de abastecimento mais próximo. É aí que começa o problema, já que mesmo em grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, ainda não há tantos locais para recarga.

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Remoção do carro elétrico

Mesmo que o procedimento seja relativamente simples (e também passível de multa se flagrado por um agente da CET, assim como acontece com carros com motor a combustão), o processo de remoção de um carro elétrico até a tomada de recarga pode ser mais demorado justamente pela pouca quantidade de postos de abastecimento.

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o motorista do carro elétrico precisa ter cautela justamente para que essa situação não aconteça.

Afinal, são poucos os lugares com pontos de recarga - e em muitos deles, como vagas específicas de shoppings, o caminhão do reboque não consegue chegar.

 O Jaguar I-Pace, SUV elétrico de luxo, tem autonomia de aproximadamente 400 quilômetros. E se acabar?
Jaguar I-Pace
Legenda: O Jaguar I-Pace, SUV elétrico de luxo, tem autonomia de aproximadamente 400 quilômetros. E se acabar?
Crédito: Divulgação
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"A recomendação é ficar sempre ligado, pois o carro avisa quando a bateria está acabando. E mesmo quando ela 'acaba', na maioria deles não acaba 100%. Os EVs têm uma artimanha para fazer o cliente não ficar na rua: aos poucos vai tirando potência do motor. Ideal é carregar até 90%, pois dificilmente a bateria chega até 100%, e circular entre esses 90% e 10% sem deixar o nível cair para menos", explica a entidade.

"O jeito é mudar a concepção que você tem de dirigir e ter parcimônia. É claro que se você atolar o pé ou usar muito o ar-condicionado, vai gastar mais. Mas se você conseguir usar a tecnologia de um carro elétrico, dosar o pé no acelerador, souber recuperar energia pelo freio-motor... O carro vai entregar exatamente e autonomia no painel. A partir daí, o jeito é aprender a confiar", completa o órgão.

O BMW i3, carro elétrico de entrada da marca, tem um pequeno motor a combustão que ajuda na autonomia
Crédito: Divulgação
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Pane elétrica: procedimento é o mesmo?

Vamos ser francos: um carro elétrico pode "apagar" não só pela falta de energia da bateria, mas também por outros problemas técnicos, assim como um modelo movido por motor a combustão - além de ficar sem bateria pelo simples fato de ficar muito tempo parado, algo que também acontece com telefones celulares e notebooks.

Nesse caso, a recomendação do Denatran e também da ABVE é exatamente a mesma: reboque o veículo diretamente para uma oficina capaz de atender e resolver o problema do veículo.

O procedimento de reboque é o mesmo que um carro normal?

Reportagem do WM1 já abordou o tema reboque de carro elétricoE explicou que esses veículos não podem ser rebocados como os modelos a combustão que param de funcionar por falhas mecânicas ou pane seca. O resgate de um carro elétrico deve ser feito em guinchos do tipo plataforma, aquele em que o veículo vai em cima de um caminhão - o carro elétrico não pode ser puxado com duas rodas no chão.

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