Pegar o carro e viajar com a família é sempre um momento muito gostoso, seja nas férias, no final de semana ou em um simples "bate e volta" na praia. Contudo, para que essa saída da rotina seja ainda mais tranquila, é preciso agir de forma preventiva e fazer um check-up no carro.
Afinal, é válido lembrar que, se você está saindo da rotina, seu carro também está. Em vez do percurso diário, com ida e volta do trabalho, ou semanal, no passeio ao shopping, a atividade nas férias cobra mais do veículo.
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Em geral, temos o carro com mais carga, percorrendo distâncias maiores e/ou em percursos mais demorados, onde o desgaste é mais acentuado. Sendo assim, é crucial que o motorista esteja atento às condições do carro ou da moto.
É seu papel garantir que o veículo esteja em boas condições.
Pensando nisso, o WM1 fez uma lista de cinco itens que devem ser verificados antes da saída para as esperadas férias entre dezembro e janeiro, e que podem reduzir o risco de dores de cabeça no futuro.
O primeiro item que não pode faltar na lista do check-up do carro é, sem dúvida, o conjunto de pneus. Isso porque a condição dos componentes pode determinar a segurança de todos dentro do carro em várias situações - como, por exemplo, em pisos molhados e dias de chuva.
Nessas condições climáticas, os pneus gastos ou carecas podem levar o carro a aquaplanar, que é quando os pneus perdem o contato com o asfalto, causando a perda do controle do veículo.
A condição dos pneus pode ser conferida na própria garagem ou por especialistas, que devem avaliar o indicador de desgaste da banda de rodagem, o TWI - um ressalto dentro do sulco dos pneus que delimita a altura limite da banda de rodagem.
Caso a altura desse indicador se iguale à da banda, o pneu deve ser trocado. Também é importante conferir a calibragem antes de pegar a estrada, sempre de acordo com a pressão orientada pelo fabricante.
O alinhamento e o balanceamento do carro são importantíssimos para que o motorista tenha pleno controle do veículo. Fora dos padrões, esses parâmetros podem acelerar o desgaste dos pneus, aumentar o consumo de combustível e até provocar acidentes.
A checagem do alinhamento deixa todas as rodas orientadas em relação à dianteira do carro. Desse modo, o carro não irá "forçar" o volante para nenhum dos lados, mesmo que ele esteja solto.
O alinhamento deve ser feito, geralmente, a cada 10 mil ou 20 mil quilômetros. Mas, antes de sair para uma viagem, é bom conferir e incluir o serviço no check-up do carro.
O mesmo vale para o balanceamento, quando são checadas e corrigidas instabilidades estáticas nas rodas e nos pneus. A técnica usa contrapesos, geralmente de chumbo, para manter a roda girando de forma igual. Com isso, são evitados problemas de trepidação, instabilidade e perda de tração.
Em viagens, quase sempre o motorista transita por estradas e rodovias onde a velocidade máxima pode chegar a 120 km/h. Quanto maior a velocidade, mais os freios serão exigidos na hora de parar.
Por isso, é importante que discos e pastilhas de freio estejam em boas condições - assim como os demais componentes que fazem parte do conjunto, como tambores, sapatas, lonas, fluido de freio e cilindro-mestre.
Suspensões em boas condições garantem o conforto da viagem e também segurança. Dessa forma, é necessário que componentes como amortecedores, molas, pivô e bieletas estejam em bom estado.
Também é importante verificar na hora do check-up do carro se há vazamentos de fluidos. Todo o conjunto pode ser visto em uma visita preventiva ao mecânico.
Os fluidos são vitais para o pleno funcionamento do carro. A começar pelo líquido de arrefecimento, responsável por manter o motor funcionando na temperatura ideal. Os fluidos de freio, de direção hidráulica e da transmissão também são de grande relevância para que o carro esteja 100%.
E, claro, muita atenção ao óleo do motor, que deve ser da especificação indicada no manual do proprietário, estar no nível certo e dentro do prazo de uso.



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