Há dias em que a temperatura está baixa e tudo que você precisa é se aquecer. E há dias de muito calor e tudo o que você quer é um ambiente fresquinho. Nos dois casos o ar-condicionado do carro é o item essencial para aliviar motoristas e passageiros.
Outra vantagem do ar-condicionado do carro é a possibilidade de desembaçar os vidros em dias chuvosos, já que a falta de visibilidade pode prejudicar a segurança e causar acidentes. Então, é preciso fazer o uso correto do equipamento e mantê-lo em funcionamento para evitar problemas durante sua utilização.
Por tudo isso, é importante conhecer a fundo o ar-condicionado, desde seus comandos à sua correta utilização, passando pela limpeza e os principais problemas que pode apresentar. Confira abaixo um guia completo que preparamos para você!
Existem alguns tipos de ar-condicionado para carros e é importante conhecê-los para adquirir um automóvel que esteja de acordo com suas necessidades. Veja abaixo.
Esse é um dos modelos mais simples que existem no mercado. Sua principal característica é a regulagem da temperatura através da escala de comando do painel, que vai do azul (frio) ao vermelho (quente). Nesse caso, não é possível estabelecer a temperatura exata dentro do carro e a capacidade de ajustá-la é mais limitada.
O ar-condicionado digital é bem parecido com o manual, mas permite selecionar a temperatura exata do ar que sairá pelos dutos. Isso faz com que seja muito mais fácil de manusear.
Com o ar-condicionado digital automático, a regulagem da velocidade do fluxo de ar que sai dos dutos é feita automaticamente. Assim, a distribuição do ar é feita de forma igual dentro da cabine e outros pontos são controlados, como a variação do fluxo de ar - a temperatura permanece a mesma durante o tempo em que os ocupantes estiverem no veículo.
O modelo de duas zonas permite ajustar temperaturas diferentes para o motorista e o passageiro da frente. Além disso, alguns modelos também têm dutos de ar para passageiros do banco de trás - mas sem a regulagem de temperatura.
Estes dois modelos de ar-condicionado do carro são parecidos com o de duas zonas, porém os de três e quatro zonas têm regulagens independentes para os passageiros do banco traseiro.
Todo ar-condicionado de carro tem dois comandos que poucos motoristas conhecem. Um deles é a tecla de recirculação, que fecha a entrada de ar externo e apenas recircula o ar que já está no interior da cabine. Com isso, o ar ali fica gelado mais rapidamente.
No entanto, não se deve usar esse recurso por muito tempo, pois o ar do interior do veículo pode se contaminar, o ar fica "viciado" e com menos oxigênio e pode se tornar um risco para a saúde dos passageiros.
A outra tecla relativamente desconhecida é a “rest”. Esta faz com que o sistema aqueça o interior do carro por 30 minutos - mesmo com o carro desligado. Ou seja, é uma excelente função para dias frios.
O principal cuidado que você deve ter com o ar-condicionado do seu carro é a higienização. Afinal, é com esse serviço que você evitará fungos, bactérias, ácaros e qualquer outra contaminação no sistema.
Para fazer a higienização você precisa trocar o filtro da cabine do ar pelo menos uma vez por ano. E, se usar o automóvel com muita frequência, e em estradas de terra, esse intervalo deverá ser menor. Outro componente que precisa ser trocado e limpo é a tubulação.
Quando falamos em produtos para fazer essa limpeza, podemos citar os sprays higienizadores que facilitam o processo e podem transformar o seu ar-condicionado em questão de minutos.
Confira abaixo algumas dúvidas comuns que podem surgir durante o processo de compra de um carro com ar-condicionado.
Quando não existe nenhum estacionamento próximo ou a única opção não tem cobertura e o dia estiver quente, vai ser difícil entrar no carro sem se incomodar com a alta temperatura.
Por isso, baixe os vidros e apenas alguns minutos depois ligue o ar para evitar que a exaustão seja acelerada e force o equipamento. Mas, assim, você vai expulsar o ar quente da cabine em alguns minutos, e logo poderá entrar no ambiente fresquinho.
Pode parecer estranho, mas para manter o equipamento limpo por mais tempo, desligue o compressor cerca de 10 minutos antes do destino final. Isso fará com que as gotas de condensação sequem e a disseminação de ácaros e fungos seja menor.
A correia do compressor pode produzir um barulho muito parecido com a correia do radiador. Isso indica que é necessário fazer uma manutenção. Se essa situação acontecer, substitua a correia e, eventualmente, se necessário, até o compressor do ar-condicionado.
As ventoinhas do ar-condicionado também podem apresentar falhas e problemas. Por isso, verifique a necessidade de troca.
Agora que você já sabe como é o funcionamento do ar-condicionado do carro e todas as principais dicas para fazer o ar ficar gelado, que tal comprar o seu carro em um ambiente seguro e com ótimas formas de pagamento e financiamento? Acesse o site da Webmotors e confira as melhores opções de veículos disponíveis!
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