Audi RS6 Avant Performance chega ao Brasil em 2024

Perua tem novo visual, mais itens de série, ajustes dinâmicos que reduziram seu peso e 630 cv. Custará R$ 1.193.990

  1. Home
  2. Dicas
  3. Audi RS6 Avant Performance chega ao Brasil em 2024
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Audi anunciou nesta segunda-feira (30) o lançamento da nova RS6 Avant Performance, que chega à rede de concessionárias da marca no primeiro semestre de 2024 por R$ 1.193.990.

A perua ganhou ajustes visuais e mecânicos para se tornar a mais potente versão do carro, em todos os tempos. A ideia, segundo a marca, é criar uma experiência de condução "deslumbrante".

"Nascemos nas pistas de competição e carregamos essa herança. Queremos proporcionar sensações indescritíveis e momentos inesquecíveis. A performance em seu estado de arte", explica Diego Borghi, diretor de vendas da Audi do Brasil.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como é a perua Audi RS6

O modelo vem com o consagrado motor 4.0 TFSI V8 biturbo, que conseguiu ficar ainda melhor. Recebeu turbocompressores maiores, aumento da pressão - que subiu de 2,4 para 2,6 bar - e ajuste fino de software de controle do motor e transmissão, para respostas ainda mais rápidas.

A potência saltou de 600 cv para 630 cv e o torque foi de 81,6 para 86,7 kgf.m, entre 2.050 a 4.500 rpm. O câmbio é automático de oito marchas e a tração é integral permanente, da grife quattro. São seis modos de condução: Efficiency, Comfort, Auto, Dynamic e dois modos customizáveis RS1 e RS2.

Esse conjunto permite acelerar de zero a 100 km/h em 3,4 segundos - 0,2 segundo mais rápido que antes. Já o zero a 200 km/h é feito em 11,7 segundos. A velocidade máxima é de 280 km/h. Além disso, há um novo sistema de exaustão, para intensificar a experiência sonora.

Também há um novo diferencial central autoblocante, mais leve e compacto, com força direcionada na proporção de 40:60 aos eixos dianteiro e traseiro. Se for necessário, automaticamente mais torque é direcionado ao eixo com melhor tração. Até 70% podem fluir para rodas dianteiras e até 85% para as traseiras.

A Audi RS6 Avant Peformance 2024 tem visual invocado, 5 m de comprimento, 630 cv e também é híbrido
Crédito: Divulgação
toggle button

Híbrida-leve!

Por fim, a tecnologia de assistência elétrica MHEV, composta por uma bateria de íons de lítio e por um alternador de correia em um sistema elétrico primário de 48 volts, combina desempenho, eficiência e redução no nível de emissão de poluentes.

Por meio dele, agora a perua pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado - em seguida, o alternador o reinicia de maneira super rápida. Durante a desaceleração, o sistema consegue recuperar até 12 kW de energia.

A perua da Audi ainda tem eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus - o que ajuda muito em curvas de alta e até em balizas.

Em baixas velocidades, as rodas traseiras viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro. Em altas velocidades, viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade.

Visual invocado e acabamento de primeira

Na dianteira, as amplas tomadas de ar e os faróis full-LED matriciais, com luzes de direção dinâmicas e tecnologia a laser, separam a grade hexagonal em estrutura de colmeia.

Na traseira, as lanternas de LED invadem a tampa do porta-malas e as duas saídas de escapamento em formato ovalado completam o visual.

O cliente pode escolher, como opção de customização livre, o pacote "Alumínio" (cheio de cromados) ou o novo pacote exterior em cinza fosco, que aplica essa tonalidade a elementos da carroceria como as capas dos retrovisores, molduras das janelas e entradas de ar frontais, barras no teto e saias.

São quatro modelos de rodas disponíveis, entre unidades com acabamento preto brilhante, cinza fosco e preto fosco.

Por dentro, a perua vem com um ambiente digital que tem como objetivo "abraçar o motorista". São várias telas táteis integradas ao painel de instrumentos e ao console central. A tela superior tem 10,1 polegadas e oferece o sistema MMI de som e entretenimento, e interface para smartphones via Android Auto e Apple CarPlay.

Abaixo, um display de 8,6 polegadas permite acesso aos controles de climatização, conforto e até de entradas de texto.

A nova perua da Audi cobra alto pelo desempenho forte e pelos muitos equipamentos: custa R$ 1.193.990
Crédito: Divulgação
toggle button

Diante do motorista surge o que a Audi chama de "Virtual Cockpit", que tem layout RS e barras coloridas. O painel oferece dados sobre o veículo, desde a temperatura e a pressão dos pneus, torque, potência e temperatura do óleo do motor, até tempos de voltas, medições de aceleração e força "G".

No modo manual, as barras indicam o momento ideal para trocar de marcha. Já o head-up display mostra as principais informações do veículo.

Vale salientar que a RS6 tem acabamento interno primoroso, que combina materiais nobres, como Alcântara, couro e fibra de carbono. Os bancos têm costuras vermelhas, a sigla "RS" nos encostos e abas laterais generosas para proporcionar firmeza aos ocupantes, mesmo nas curvas mais sinuosas.

Entre os itens de série estão ar-condicionado automático de quatro zonas, luzes customizáveis com 30 opções de cores, volante multifuncional com regulagem elétrica e aquecimento, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com aviso de saída de faixa, park assist, carregador de celular por indução e sistema de som da grife Bang & Olufsen.

Mais detalhes: a perua também vem com diferencial esportivo da grife quattro, eixo traseiro dinâmico, suspensão a ar adaptativa, pinças de freio na cor vermelha, teto solar panorâmico e câmera 360º.

A perua tem diferencial esportivo quattro, eixo traseiro dinâmico e suspensão a ar adaptativa
Crédito: Divulgação
toggle button

Espaço interno generoso

Como uma boa perua, essa Avant também é generosa em termos de espaço para passageiros e porta-malas - são 565 litros de capacidade. Em dimensões, são 5 m de comprimento, 2,11 m de largura, 1,49 m de altura e 2,93 m de entre-eixos. O tanque de combustível pega 73 litros.

É possível customizar as cores, como dissemos, bem como as costuras e texturas do interior, por meio da linha Audi Exclusive, entre dezenas de opções de tonalidades e acabamentos.

Entre as opções de cores da carroceria, há as tonalidades cinza Nardo (sólida), azul Ascari, branco Geleira, prata Florete, vermelho Granadina, preto Mito (metálicas), cinza Daytona (perolizada); e preto Sebring (efeito Cristal).

O cliente ainda pode escolher as cores das linhas Audi Exclusive e Audi Exclusive Fosco - mas aí terá que pagar adicionais R$ 57 mil e R$ 85 mil, respectivamente (!).

 

Comentários