Cinco carros do Uruguai que fariam sucesso aqui

O país vizinho se destaca pela frota exótica de automóveis, mesmo com a presença maciça dos "nossos" automóveis

  1. Home
  2. Dicas
  3. Cinco carros do Uruguai que fariam sucesso aqui
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Visitar os países vizinhos do Brasil é uma experiência interessantíssima para qualquer apaixonado por carros. É a oportunidade de ver uma realidade automotiva bastante distinta daqui, mesmo que a distância física entre os países não seja tão impressionante. Um exemplo disso é o Uruguai, onde estive recentemente.

O país tem uma população pequena (3,4 milhões de habitantes), que equivale a pouco mais de metade da população da cidade do Rio de Janeiro. Por isso mesmo, estamos falando de um mercado automotivo bem diminuto: foram pouco mais de 60 mil emplacamentos em 2023. Só para comparar, só o Renault Kwid emplacou mais que isso no mercado brasileiro no ano passado.

E em bem cuidadas (e quase desertas) estradas circulam uma frota bem diferente daqui. Apesar da presença considerável de carros brasileiros e de clássicos inimagináveis no Brasil, chama a atenção a forte presença de automóveis chineses e até indianos.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Confira a seguir cinco carros vendidos no Uruguai e que têm potencial para fazer sucesso por aqui. Você concorda com a nossa seleção?

Carros vendidos no Uruguai que fariam sucesso aqui

Mazda Cx 30 Signature Style 47
O CX-30 é um SUV de porte médio que agrada pelas belas linhas
Crédito: Divulgação
toggle button

Mazda CX-30

Os carros da Mazda estão distantes do mercado brasileiro desde o final dos anos 1990. O que é uma má notícia, já que modelos como o SUV CX-30 estão bem distantes das nossas mãos.

Bonito nas fotos, o CX-30 é ainda mais belo ao vivo. Tem porte de Jeep Compass e é vendido no Uruguai com um motor 2.0 de 160 cv ou um 2.5 de 190 cv. Produzido no México, poderia chegar por aqui sem pagar imposto de importação. Realmente, uma pena!

Renault Arkana E Tech Hybrid 8
O Renault Arkana é um SUV de linhas elegantes e porte avantajado
Crédito: Divulgação
toggle button

Renault Arkana

O sul-coreano Arkana é bem diferente de boa parte dos Renault brasileiros. É um SUV-cupê com desenho sofisticado e feito sobre a moderna plataforma modular CMF-B, a mesma do Clio europeu mais recente.

Some isso ao motor ao motor 1.3 turbo de 150 cv e as dimensões dignas de um SUV médio (são 4,57 m de comprimento e 2,72 m de entre-eixos) e você teria um produto que certamente teria um bom desempenho em vendas.

Renault Duster Oroch
A Oroch é vendida no Uruguai na versão 4x4, que feita aqui apenas para exportação
Crédito: Divulgação
toggle button

Renault Oroch 4x4

A picape Renault Oroch é uma visão relativamente frequente nas ruas e estradas uruguaias. E quase sempre na versão 4x4, que é feita aqui no Brasil, em São José dos Pinhais (PR), mas apenas para exportação.

A picape combina o motor 1.3 turbo, calibrado apenas para gasolina e que desenvolve 156 cv, com um câmbio automático CVT e a tração 4x4. Com preço de US$ 28.990 (R$ 146 mil), é a picape com tração nas quatro rodas mais acessível de lá.

Suzuki Alto 800
O subcompacto Alto 800 é um carro realmente pequeno, mas que é acessível e leva cinco pessoas
Crédito: Divulgação
toggle button

Suzuki Alto 800

Produzido pela Maruti na Índia, o Suzuki Alto 800 somou 192 unidades no primeiro bimestre de 2024. Pode parecer pouco para o padrão brasileiro. Mas foi o suficiente para colocar o subcompacto entre os mais vendidos do Uruguai.

Com 3,45 m de comprimento, ele é menor do que o Fiat Mobi e realmente é um carro bem pequeno. Tem um motor 0.8 de três cilindros e 48 cv e é bem básico em sua versão de entrada, sem itens como direção assistida ou vidros elétricos. Mas é um dos automóveis mais acessíveis vendidos por lá: parte de US$ 11.490 (R$ 58 mil).

Maruti Suzuki Fronx
O Suzuki Fronx é um SUV compacto pequeno equipado com um conjunto motriz híbrido-leve
Crédito: Divulgação
toggle button

Suzuki Fronx

O Suzuki Fronx é outro produto da indiana Maruti que tem bons números no Uruguai. É um SUV compacto com quatro metros de comprimento. Ou seja: é menor que o Fiat Pulse e o Renault Kardian.

No país vizinho, é comercializado apenas com uma motorização híbrida-leve, composta por um propulsor 1.5 de quatro cilindros e 102 cv. Parte de US$ 27.990 (R$ 140.800). Pouco mais caro que o Fiat Pulse 1.3 automático vendido por lá.

Veja mais

    Comentários