Como fazer contrato de compra e venda de veículo

Documento formaliza a negociação do carro e traz garantias tanto para o antigo proprietário quanto para o novo dono

  1. Home
  2. Dicas
  3. Como fazer contrato de compra e venda de veículo
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O contrato de compra e venda de veículo estabelece a negociação do automóvel de maneira formal, e nele constam todas as informações detalhadas do acordo realizado entre as partes e o seu registro perante a lei. É, portanto, uma excelente forma de garantir seus direitos e deveres, seja como comprador ou vendedor.

Elaborar um contrato de compra e venda de veículos é essencial para garantir segurança para ambas as partes e fazer com que nenhum dos lados seja prejudicado e sofra com perda de dinheiro ou cobranças indevidas. 

Neste artigo, você vai saber o que é um contrato de compra e venda de veículos, como fazer e outros detalhes. Acompanhe!

O que é e para que serve?

O contrato de compra e venda de veículo é um documento feito para garantir ao vendedor e ao comprador todos os direitos e a segurança de uma aquisição tranquila e de acordo com todas as condições corretas perante à lei.

Com esse contrato, você garante que tudo que foi combinado antes da venda ser finalizada seja cumprida. Você pode fazer o registro em cartório e pedir para que duas testemunhas assinem, pois apesar dessa documentação, ainda é necessário a assinatura para confirmação.

Homem segura uma calculadora e um bloco de notas em frente a um carro vermelho
Todos os termos combinados no momento da negociação são garantidos pelo contrato de compra e venda
toggle button

Como fazer o contrato de compra e venda?

Se você quer saber como fazer contrato de compra e venda de veículo, entenda que as primeiras informações que devem ser apresentadas, são os dados pessoais de ambos lados, ou seja, comprador e vendedor. Após isso, fabricante, modelo, ano, número do chassi, placa, cor e outras características do carro.

Após inserir as informações do veículo, do antigo proprietário e do novo dono, são detalhadas as cláusulas do contrato de compra e venda de veículos. Nas cláusulas, inclua o preço que será pago pelo carro, qual será a forma de pagamento, as condições e o estado do veículo e todas as responsabilidades antes e após a entrega.

Para solucionar todas as controvérsias relacionadas às cláusulas, determine o foro da comarca, que deve ficar responsável pelo contrato e costuma ser na cidade onde o documento é assinado. Dessa forma, o documento deve conter cláusulas que garantam que nenhuma das partes será prejudicada. 

Se algum dos lados descumprir qualquer cláusula escrita no contrato de compra e venda de veículos, é possível penalizar e apontar o órgão judicial responsável. Por fim, a última cláusula deve conter a validade e a assinatura das partes. Pronto! Com esse documento você terá toda a garantia de conseguir vender ou comprar seu automóvel.

Carrinho azul no teclado de notebook enquanto aparecem as mãos de um homem digitando
Na elaboração do contrato devem ser incluídos todos os dados do comprador, vendedor e veículo
Crédito: iStock
toggle button

O contrato de compra e venda é obrigatório?

Apesar de não ser obrigatório para as negociações de veículos, o documento é assegurado pelo Código Civil (artigo 481 da Lei 10.406) e garante que essa transferência seja feita de forma segura. 

Já os órgãos de trânsito, tem como exigência que a pessoa que busca vender o carro tenha em mãos CPF, RG e os documentos do automóvel e o comprovador CPF, RG e CNH, recibo de compra e venda e CRV que é assinado pelo antigo proprietário.

Car Sales Buying A New Car
Além de elaborar o contrato, é preciso regularizar a documentação do carro junto ao órgão de trânsito
toggle button

Garanta seu veículo com a Webmotors!

Com esse artigo, apresentamos para você tudo sobre contrato de compra e venda de veículo. E, como você percebeu, apesar de não ser obrigatório, o documento garante que as negociações de compra, venda ou troca aconteçam com mais segurança e maior certeza de recebimento dos valores.

Vários automóveis possuem dívidas, e em alguns casos podem causar dor de cabeça para quem faz a compra. Por isso, é importante saber quais são esses valores e o que precisa ser resolvido antes da assinatura de uma negociação. Esse tipo de precaução impede que o novo proprietário tenha que arcar com custos que são de responsabilidade do antigo dono.

E para que você consiga comprar o seu carro de forma ainda mais tranquila, o site da Webmotors é o lugar ideal! De anúncio à venda, somos especialistas em cuidar das transações e fazer a negociação. Aqui você não precisa se preocupar com absolutamente nada. 

Além disso, se precisar realizar um financiamento, você pode usar o banco Santander e ter as melhores condições para a compra. O passo a passo é simples, você só vai precisar seguir as recomendações a seguir, confira:

  1. Faça a escolha do veículo de acordo com as suas necessidades;
  2. Insira seus dados para receber as melhores condições para pagamento;
  3. Veja se tudo está como você esperava e continue para a avaliação de crédito;
  4. Faça a avaliação de crédito, e se for correntista do Santander você tem ainda mais vantagem;
  5. Envie sua proposta para garantir as ofertas e pronto! Saia com um carro novo em poucos dias.
  6. Tags:Usados
    Comentários