Como ligar o carro depois da enchente?

Veja dicas antes de virar a chave do motor para evitar danos caso seu veículo tenha sido atingido por uma inundação

  1. Home
  2. Dicas
  3. Como ligar o carro depois da enchente?
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Se seu carro foi afetado por uma enchente, é preciso ter cuidado antes de fazê-lo funcionar novamente. A água pode ter invadido partes do conjunto mecânico do automóvel e causar ainda mais prejuízos. Outra precaução é verificar se a parte elétrica ainda não está com infiltração ou molhada.

Já destacamos aqui, em reportagem sobre os principais cuidados que devem ser adotados para andar com o carro na chuva, que o ideal, após passar por uma enchente, é mandar o veículo para uma oficina para passar por uma verificação detalhada e limpeza interna completa. O cuidado pode evitar que você perca dinheiro com a desvalorização de seu carro por causa de danos causados pela enchente.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Cuidado com a parte elétrica

No caso da parte elétrica, quando você liga o carro, ela é toda energizada. Assim, caso alguma dessas áreas estar molhada, pode haver um curto-circuito ou danos à central eletrônica do veículo. Assim, em caso de dúvida, é melhor chamar um guincho para encaminhar o carro a uma oficina de confiança ou concessionária da marca para ser avaliado por um profissional capacitado.

Cuidado com o motor

Se você descartou haver qualquer chance de problemas na parte elétrica, a principal vítima da enchente pode ser o motor. Água dentro do propulsor pode ocasionar o chamado calço hidráulica, que é quando as bielas empenam e o motor trava. Nestes casos, é necessário fazer uma retífica do conjunto, cujos preços variam muito de modelo para modelo mais podem ir de R$ 4 mil a mais de R$ 20 mil.

Mas como ligar o carro depois da enchente? O melhor "termômetro" é o filtro de ar. Abra o compartimento da peça e veja se o item está molhado. Se houver água no local ou o filtro estiver úmido, nem tente virar a chave: solicite um reboque e encaminhe o carro para a concessionária ou oficina de confiança.

Homem checa o filtro de ar dentro do compartimento do motor do carro
Filtro de ar é o melhor diagnóstico: se o equipamento estiver úmido, nem tente ligar o motor
Crédito: iStock
toggle button

Reparo do motor

No reparo, o profissional terá de retirar as velas e toda a água que se acumulou dentro dos cilindros. Antes de dar a partida, é preciso ainda retirar todo o óleo lubrificante e colocar um novo - que siga as especificações recomendadas no Manual do Proprietário.

Comentários