Freio ABS: como funciona e para que serve?

Hoje obrigatório, o sistema anti-bloqueio já foi um grande diferencial nos carros, sabia? Leia aqui e fique por dentro

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Redação WM1
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O que é freio ABS? Como funciona e para que serve? Ninguém precisa se tornar perito em todos os processos do funcionamento de um carro, mas conhecimento é sempre bom, não é mesmo?

Principalmente estes que são, digamos, inovações tecnológicas! O sistema ABS — assim como a direção hidráulica e o ar-condicionado, que já foram diferenciais — hoje são itens mais do que mandatórios.

Desde janeiro de 2014 os carros novos comercializados no Brasil já saem de fábrica com o sistema ABS de frenagem. Entenda agora, de forma rápida, simples e completa tudo sobre o assunto.

Antes de tudo, como é o sistema de freios de um carro?

O sistema de freios consiste em:

  • uma pinça que contém um pistão
  • pastilhas de freio
  • disco de freio
  • Quando você pisa no pedal do freio, a força do seu pé é transmitida até a pinça por um sistema hidráulico. Neste momento, o pistão empurra as pastilhas contra o disco de freio, que gira junto com a roda. É o atrito entre as pastilhas e o disco que dissipa a energia mecânica do carro, convertendo-a em calor.

    Como funcionam os freios convencionais?

    Nos sistemas de freio convencionais a energia do condutor é amplificada e transferida para os componentes de frenagem por meio mecânico e hidráulico. A base do funcionamento é semelhante ao do ABS, já que necessita de pastilhas para desacelerar as rodas, porém a diferença está na forma como as rodas são freadas.

    No freio convencional, as rodas do veículo param por completo, o que pode fazer com que o sistema trave e que o carro derrape - e o motorista pode até perder o controle da direção. Isso ocorre porque, no caso do freio convencional, não há sensores.

    pedal de freio em destaque com homem pisando levemente
    Hoje, o sistema ABS de frenagem é item obrigatório para segurança do motorista
    Crédito: Reprodução

    E o sistema ABS?

    Uma evolução dos freios convencionais, o ABS (Anti-lock Braking System) é um dispositivo anti-travamento das rodas. Ele consiste em sensores desenvolvidos para evitar o travamento das rodas, que também tentam fazer com que a força de atrito entre os pneus e o chão fique o mais próximo de... µeN.

    Quê? Não devia ser uma explicação simples? Sim! Então é melhor mesmo deixar lado a física básica...

    De forma didática, os sensores que monitoram o veículo comparam a velocidade de cada roda com a do carro. Caso essa velocidade seja reduzida repentinamente, o sistema ABS reconhece a tendência de bloqueio de uma roda e reduz a pressão da frenagem.

    Esta explicação é mesmo simplista, porque seria preciso entender, por exemplo, a dinâmica da frenagem, a interação entre os pneus do automóvel e a pista, e as velocidades do veículo e a angular do pneu, entre outros fatores. Muita coisa, não?

    Pois é! Por isso o sistema ABS é baseado em pura física e tecnologia. Há muitas variantes quando o assunto é frenagem do carro. O seu papel, portanto, é diminuir ou aumentar a pressão no freio sobre cada roda. Isso faz com que elas rolem, mas sem "deslizar", o que garante o máximo poder de desaceleração.

    Componentes do freio ABS

    O sistema de freio ABS é composto por:

    • sensores de velocidade
    • unidade hidráulica
    • unidade de comando — ou módulo de controle eletrônico
    • Tipos de freio ABS

      Sim! O sistema ABS pode ser de diferentes tipos, veja só quais são:

      • 4 canais e 4 sensores: cada uma das rodas tem o seu próprio sensor de velocidade e sua válvula de controle de frenagem independente
      • 3 canais e 3 sensores: rodas dianteiras têm sensores e válvulas independentes, mas as rodas traseiras vêm com um único sensor de velocidade e uma única válvula, que ficam no eixo de trás
      • 2 canais e 3 sensores: dois sensores de rotação no eixo dianteiro e uma eletroválvula para controle de pressão, além de um sensor e uma eletroválvula no diferencial do eixo traseiro
      • 1 canal e 1 sensor: as rodas são equipadas com um único sensor de velocidade e uma única válvula de controle de frenagem, localizados no eixo traseiro
      • Para que serve freio ABS?

        Os freios ABS impedem o travamento das rodas, devido à pressão que o motorista faz no pedal no momento da freada. Sabe aquele momento em que é preciso “pisar fundo”?

        Pois é. Nestes casos, pode acontecer o travamento das rodas, o que pode provocar a derrapagem lateral — no travamento das rodas traseiras —, além da perda do controle da direção, caso as rodas dianteiras travem.

        imagem mostra um carro branco, com foco no pneu dianteiro, em alta velocidade na estrada
        O sistema ABS pode prevenir acidentes e evitar dor de cabeça no trânsito

        Freio ABS ou freio convencional: qual o melhor?

        É bem evidente o que um freio ABS pode fazer em comparação ao convencional. Numa pista seca, assim que o motorista freia o carro bruscamente, um determinado veículo precisa de 45 metros para parar totalmente. O mesmo carro com ABS, desacelera totalmente em 32 metros.

        Em pistas molhadas, na mesma simulação, o carro sem ABS freia completamente em 53 metros e o com o sistema anti-bloqueio, 42 metros.

        É possível impedir o travamento das rodas com os freios convencionais?

        Até é possível. A questão é ter controle emocional e físico para fazer o que é preciso: pisar repetidas vezes no pedal em vez de pisar uma vez só. É esse o movimento que fará com que o carro pare de maneira mais rápida – e em menor distância - sem o risco de travar as rodas.

        Ainda assim, o sistema de freios ABS é feito para trazer mais segurança e melhor performance na direção. Na prática, pode evitar muitos acidentes e fazer com que você não tenha dores de cabeça ao dirigir.

        Agora que você sabe tudo de freio ABS, que tal conhecer alguns modelos bem legais com essa e outras inovações? Confira agora mesmo no nosso Catálogo 0 Km! E, para saber mais sobre componentes e processos do seu carro — sem elementos de física básica, prometemos — veja outras matérias aqui no WM1!

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