Lavagem de motor pode ser feita, mas com cuidados

Ao contrário dos carros mais antigos, os atuais precisam de alguma proteção nos componentes elétricos e eletrônicos

  1. Home
  2. Dicas
  3. Lavagem de motor pode ser feita, mas com cuidados
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Carro com motor limpo dá uma paz, né? Pois é, apesar de ficar escondido sob o capô, o propulsor precisa receber um trato com alguma regularidade para que não acumule a sujeira - poeira, lama e outros resíduos. Mas a limpeza do trem de força não é das tarefas mais simples e pode trazer alguns riscos.

Nos carros mais antigos, que tinham pouca eletrônica, a preocupação básica era apenas não encharcar componentes como alternador ou dínamo, bateria, motor de partida e distribuidor. Já os modelos atuais estão cheios de componentes que não devem entrar em contato direto com a água. Os módulos e a caixa de fusíveis, por exemplo, são algumas das áreas que precisam de proteção durante a limpeza.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Ainda há risco do contato da água com conectores e partes elétricas menos expostas, como o controlador do sistema ABS de freios, que em alguns carros pode ficar numa área de difícil acesso. Nesses casos, desde que a água não seja jogada diretamente na peça, a chance de ter problemas é pequena.

Produtos corretos

Além do cuidado com os componentes elétricos dentro do compartimento do motor, o proprietário deve ficar atento aos produtos que vai usar nessa limpeza.

Não é recomendado o uso de produtos para limpeza derivados de petróleo, como desengraxantes e detergentes. Esses produtos atacam as peças e os componentes de borracha que estão no compartimento do motor. A maioria das empresas que trabalha com essa limpeza usa produtos não agressivos.

Na dúvida, a melhor dica é procurar um especialista ou uma empresa especializada no serviço. Além da lavagem com água, várias oferecem o serviço de limpeza com vapor, que usa água apenas para umidificar e desengraxar o motor - depois avaliam se há necessidade ou não de aplicar algum produto específico. Há também a limpeza a seco, que é feita com panos de microfibra, pincéis e produtos específicos não agressivos.

Vale lembrar que se o caro leitor pretende fazer a lavagem do motor em sua própria garagem e apenas com água, deve estar atento a alguns cuidados especiais. Primeiro, o motor deve estar frio. Além disso, antes de começar deve checar se todos os reservatórios - de fluidos de freio, de expansão do radiador etc - estão bem fechados, para evitar contaminação por água.

Por fim, não deve jamais usar jato pressurizado de água diretamente no cofre do motor e, mesmo assim, deve proteger de alguma forma os componentes elétricos e eletrônicos mais expostos, nem que seja com sacos plásticos.

Comentários
Wid badge
Wid pop up

Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade

Campo obrigatório