Minivans: fora de moda sim, mas ainda muito úteis

Assim como os SUVs de hoje, os monovolumes já foram os veículos mais desejados do país. Será que ainda valem a pena?

  1. Home
  2. Dicas
  3. Minivans: fora de moda sim, mas ainda muito úteis
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quem viveu os anos 1990 e 2000 viu a ascensão e a sumiço das minivans. Esses monovolumes foram a grande sensação naquela época, e eram os veículos mais desejados do país. Algo como acontece com os utilitários-esportivos nos dias de hoje.

Mas será que modelos como Chevrolet Zafira, Citroën Picasso e Renault Scénic - entre outros menos famosos - ainda são soluções razoáveis para a mobilidade urbana das famílias? A resposta é sim, mas basicamente e principalmente para quem quer gastar pouco na compra, ter manutenção acessível e não faz questão de desfilar pelas ruas com um carro da moda.

Minivans

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

As minivans são espaçosas, têm desempenho satisfatório, ótimos porta-malas, custo de manutenção mecânica relativamente baixo e a obtenção de peças da parte mecânica para os principais modelos ainda não é difícil. Afinal, quase todas eram derivadas de carros de passeio, como Chevrolet Astra, Citroën Xsara e Renault Mégane. Confira abaixo as principais minivans daquela época e algumas ofertas bem interessantes - ou curiosas - para quase todas.

1. Renault Scénic

A Renault Scenic foi a primeira das minivans na "era de ouro" dos anos 90 e 2000. Teve motores 2.0 e 1.6
Crédito: Reprodução
toggle button

A Scénic de certa forma inaugurou a era de ouro das minivans no mercado brasileiro. Lançada em 1999, chegou nas versões RT e RXE, ambas com o mesmo motor 2.0 oito válvulas de 115 cv, mas logo depois veio a 1.6 16 válvulas de 110 cv, que tinha um custo/benefício interessante. Para distanciar as duas, em 2001 o 2.0 16V passou a ter 138 cv - até para se igualar às concorrentes recém-chegadas. Ao longo de sua vida, vieram as versões Authentique e Privilége, e ainda as séries especiais Egeus, Alizé, Sportway, DVD Authentique (com DVD player a bordo) e Kids, essa limitada a 500 unidades e baseada na Authentique 1.6 16V. Bancos traseiros individuais rebatíveis e mesinhas tipo as de avião nos encostos dos bancos dianteiros eram alguns de seus quitutes. Somou cerca de 142 mil unidades produzidas.

2. Chevrolet Zafira

Talvez a mais bonita das minivans dos anos 90 e 2000, a Chevrolet Zafira era derivada do Astra
Crédito: Reprodução
toggle button

Talvez a mais bonita das minivans daquela época, a Chevrolet Zafira foi lançada em 2001 e durou até 2012. Nesse período, foi um dos principais modelos das famílias brasileiras. Derivada do Astra, teve motor 2.0 com oito ou 16 válvulas, até 140 cv de potência e ainda opções de câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas. Também teve versões com diferentes níveis de acabamento - Comfort, Elegance, Elite e Expression. E também uma série especial, a Collection, limitada a 500 unidades. No Rio de Janeiro, também fez sucesso como táxi. A produção beirou as 102 mil unidades.

3. Citroën Picasso

A Citroen Xsara Picasso era espaçosa e confortável, e tinha boas soluções internas
Crédito: Reprodução
toggle button

Assim como a Zafira, foi produzida entre 2001 e 2012. Surgiu com motor motor 2.0 16 válvulas de 118 cv, potência que subiu para 138 cv em 2004. A transmissão era manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades. Em 2006, ganhou uma opção mais barata, a 1.6 16 válvulas de até 113 cv. Era uma minivan espaçosa, particularmente confortável e com baratos como o painel digital, porta-objetos em forma de gaveta no pé do console frontal e alavanca de câmbio em posição elevada. O design exótico foi inspirado no excêntrico pintor e escultor espanhol Pablo Picasso. Teve as versões GLX e Exclusive, e também as séries especiais Brasil, Etoile, Avatar e Movie, esta última equipada com DVD player, um luxo tecnológico na época. A produção somou cerca de 16 mil unidades.

4. Chrysler Town & Country

A "chiquetosa" e comprida Chrysler Town And Country era símbolo da opulência americana
Crédito: Reprodução
toggle button

A Town & Country era uma espécie de "prima rica" no segmento das minivans. Modelos muito tradicional nos Estados Unidos, veio importada para o Brasil. Era maior que as outras - levava sete pessoas em três fileiras de bancos -, mas durou pouco: foi vendida apenas entre 2011 e 2015 em suas duas versões Touring e Limited, sempre com motor V6 3.8 de 283 cv e transmissão automática de seis marchas. Oficialmente não chegou a 2 mil unidades comercializadas, mas até hoje, quando é vista nas ruas, causa certo impacto com sua imponência.

6. Toyota Previa

Bonita e futurista, a Toyota Previa veio em poucos lotes e virou raridade. Alguém já viu uma por aí?
Crédito: Reprodução
toggle button

A Previa é um daqueles veículos exóticos que vieram em parcos volumes no "boom" das importações, logo após a reabertura, no início dos anos 1990. Começou a ser importada em 1991 e deixou de vir em 1995, sempre em uma única versão, a LE - o volume oficial de vendas é desconhecido. Tinha um visual interessantíssimo para a época, com frente curta, um enorme para-brisa e aspecto de veículo futurista. O motor era um 2.4 de 131 cv de potência e o câmbio era automático de três marchas.

 

7. Mazda MPV

A Mazda MPV era quadradinha e tinha motor V6 3.0 com 155 cv de potência
Crédito: Reprodução
toggle button

Outra minivan curiosa dos anos 90, a Mazda MVP (sigla para multi-purpose vehicle, ou veículo multiuso) era oposto da Toyota Previa: tinha visual clássico, bem anos 90, com linhas bem retas. Importada do Japão pela Mazda, que na época fazia algum sucesso por aqui com sedãs como o Protegé e o 626, e também com os hatches esportivos MX-3 e MX-5, a MPV foi trazida em pequenos lotes ao longo de oito anos, de 1992 a 2000. O motor era um 3.0 V6 com 155 cv de potência casado a uma transmissão automática de quatro marchas.

9. Mitsubishi Space Wagon

A Mitsubishi Space Wagon já tinha lente reflexiva de lado a lado na traseira, algo que voltou à moda
Crédito: Reprodução
toggle button

Até a Mitsubishi se rendeu às minivans lá nos anos 1990. Outro modelo que levava sete pessoas, foi trazida entre 1993 e 2004 e teve seus dias e glória como modelo com um pouco mais de luxo e status que as rivais. O motor era um 2.4 de 138 cv e o câmbio era automático de quatro marchas. A primeira leva tinha nos lembra que a "modinha" de lente reflexiva traseira de lado a lado já existia no começo dos anos 90 - e já não era bonita...

10. Nissan Quest

As primeiras Nissan Quest que chegaram ao Brasil tinham esse visual basicão, bem anos 90
Crédito: Reprodução
toggle button

A "ilustre desconhecida" desta nossa lista é a Quest, modelo importado pela Nissan na versão GXE por um curto período - de 1993 a 1996 - que quase ninguém viu nas ruas. Tinha design basicão, quase tosco, mas era movida por um bem disposto motor V6, com 153 cv de potência, atrelado a uma transmissão automática de quatro marchas.

https://www.webmotors.com.br/comprar/nissan/quest/30-gxe-v6-12v-gasolina-4p-automatico/0-portas/1993/35695424?pos=a35695424b:&np=1

 

Comentários