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O que é o passe no disco de freio? É seguro?

Esse procedimento de retifica é utilizado para prolongar a vida útil do equipamento, mas há restrições ao seu uso

por Guilherme Silva

Os discos de freio são peças feitas de ferro fundido (ou compostos cerâmicos no caso de modelos de luxo e esportivos) essenciais na frenagem do veículo, pois ficam conectados às rodas para gerar atrito com as pastilhas assim que o pedal é acionado pelo motorista. Essa ação faz com que o carro perca velocidade até parar com segurança.
Os discos podem ser sólidos ou ventilados, de diferentes diâmetros e espessuras, de acordo com a aplicação. Mais simples, os sólidos esquentam com maior facilidade. Geralmente são utilizados no eixo traseiro ou em veículos leves. Já os discos ventilados possuem superfícies separadas, que permitem a circulação de ar e, consequentemente, levam à redução da temperatura do sistema de freios.
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Esses discos duram, em média, 60 mil quilômetros. Após essa quilometragem, é recomendada a substituição dos componentes por outros novos, mas muitos motoristas, para economizar dinheiro, preferem recuperá-los com um processo de retífica popularmente chamado de “passe”.

O que é o passe no disco de freio?

A finalidade do passe é aplanar ou desempenar os discos de freio. O procedimento, feito em um torno mecânico apropriado, retira camadas de material de ambos os lados do disco para corrigir as superfícies já desgastadas pelo uso no veículo. Em alguns casos, o procedimento pode ser feito em apenas uma parte do componente.

Quais são os riscos de fazer o passe?

Se os discos estiverem muito desgastados, o passe pode provocar rachaduras que comprometem a integridade da peça. Com isso, o disco pode se quebrar durante a frenagem e até provocar um acidente por perda de controle do veículo.

Como identificar problemas nos discos?

Trepidação no pedal de freio é uma das maneiras mais comuns de descobrir se está na hora de trocar os discos. Mas é importante frisar que esse fenômeno também pode ser provocado por problemas em outras partes do carro, como rodas e suspensão.
Geralmente, se o defeito está mesmo no freio, isso acontece por conta do desgaste dos discos, que tendem a empenar quando estão muito finos ou o material de fabricação não é de boa qualidade.

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