Pega na mentira! Veja os maiores mitos sobre pneus

Aproveitando o 1º de abril, mostramos aqui algumas crenças relativas a pneus que não têm nada de verdade...

  1. Home
  2. Dicas
  3. Pega na mentira! Veja os maiores mitos sobre pneus
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Hoje é 1º de abril, data conhecida como "Dia da Mentira". Então aproveitamos para falar algumas verdades sobre pneus e acabar com alguns mitos relativos aos borrachudos - que, de verdadeiros, não têm nada.

Esses mitos insistem em sobreviver ao tempo e, infelizmente, podem até comprometer a segurança do veículo e de seus ocupantes. Os comentários são de Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovativas da Pirelli. Leia abaixo e... acredite se quiser!

Mitos e verdades sobre pneus

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

“Pneus carecas têm mais aderência"

Contrariando essa crença - oriunda principalmente do automobilismo, onde os pneus slicks são usados -, pneus desgastados comprometem significativamente a aderência, especialmente em condições de estrada molhada. Pneus com sulcos profundos são essenciais para manter a tração e a segurança.

Pneu Pirelli Teste Frenagem água
Pneus com sulcos profundos são essenciais para manter a tração e a segurança, principalmente em piso molhado
Crédito: Reprodução da internet
toggle button

“Pneus têm prazo de validade”

Na verdade, os pneus não têm um prazo de validade definido. A vida útil de um pneu é determinada por vários fatores, incluindo condições de armazenamento, uso e desgaste. Uma inspeção regular e cuidados adequados podem prolongar a vida útil do pneu indefinidamente.

“Não há problema em consertar o pneu com macarrão”

Essa é uma prática comum em oficinas, mas não é a recomendável. Esse tipo de conserto tem grandes chances de volta a vazar ar quando você menos espera - e isso pode comprometer a segurança, forçando a estrutura do pneu. Que pode até provocar um estouro.

“Pneus novos devem ser instalados na frente”

Contrariando esse mito, recomenda-se que os pneus novos sejam sempre instalados no eixo traseiro. Isso ajuda a manter a estabilidade e o controle do veículo, especialmente em condições de chuva ou aquaplanagem. E deve-se sempre trocar dois pneus de cada vez, não somente um.

Pneus F2
Pneus novos devem ser instalados sempre no eixo traseiro do carro, e não no eixo dianteiro
Crédito: Reprodução
toggle button

“Dá para ver o estado dos pneus e da suspensão só olhando”

A manutenção regular dos pneus e da suspensão é essencial para garantir a segurança e o desempenho do veículo. É importante verificar a pressão - mesmo que não pareça precisar - e o desgaste dos pneus, e a integridade dos componentes de suspensão regularmente, sempre fazendo rodízio, balanceamento e alinhamento em uma oficina de confiança.

“O modo de condução não afeta o rendimento quilométrico do pneu”

Pelo contrário. Um estilo de direção agressivo pode desgastar prematuramente os pneus, reduzindo sua vida útil. Uma condução suave e atenta pode ajudar a maximizar o rendimento quilométrico dos pneus.

Calibragem De Pneu
A calibragem dos pneus deve obedecer às especificações do fabricante
Crédito: Reprodução da internet
toggle button

“Pneus podem ser calibrados de acordo com a preferência do motorista”

A calibragem correta dos pneus é determinada pelas especificações do fabricante do veículo, não pela preferência individual do motorista. É importante seguir essas recomendações para garantir a segurança e o desempenho ideais do pneu.

“Pneus com baixa resistência ao rolamento são piores em frenagens”

Contrariando essa noção, pneus com baixa resistência ao rolamento não interferem nas distâncias de frenagens. A tecnologia da menor resistência ao rolamento não tem, necessariamente, relação com a capacidade de frenagem.

“O carro pode usar qualquer tipo de pneu, desde que caiba”

Os pneus devem ser escolhidos de acordo com as especificações do veículo e as condições de uso. Instalar pneus inadequados pode comprometer a segurança e o desempenho do veículo. Portanto, é recomendável sempre colocar os mesmos pneus que vêm de fábrica no veículo.

A opinião de quem entende

"Queremos capacitar os motoristas a distinguir entre mitos e realidades quando se trata de pneus, sempre alertando sobre possíveis problemas e trazendo segurança na hora de dirigir", afirma Roberto Falkenstein.

Comentários