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Veja os maiores mitos sobre pneus

Mostramos aqui algumas crenças relativas a pneus que não têm nada de verdade...

por Roberto Dutra

Infelizmente vivemos em um momento de muitas fake news em todos os tipos de assuntos. Então aproveitamos para falar algumas verdades sobre pneus e acabar com alguns mitos relativos aos borrachudos - que, de verdadeiros, não têm nada.
Esses mitos insistem em sobreviver ao tempo e, infelizmente, podem até comprometer a segurança do veículo e de seus ocupantes.

Mitos e verdades sobre pneus

“Pneus carecas têm mais aderência"

Contrariando essa crença - oriunda principalmente do automobilismo, onde os pneus slicks são usados -, pneus desgastados comprometem significativamente a aderência, especialmente em condições de estrada molhada. Pneus com sulcos profundos são essenciais para manter a tração e a segurança.

“Pneus têm prazo de validade”

Na verdade, os pneus não têm um prazo de validade definido. A vida útil de um pneu é determinada por vários fatores, incluindo condições de armazenamento, uso e desgaste. Uma inspeção regular e cuidados adequados podem prolongar a vida útil do pneu indefinidamente.

“Não há problema em consertar o pneu com macarrão”

Essa é uma prática comum em oficinas, mas não é a recomendável. Esse tipo de conserto tem grandes chances de volta a vazar ar quando você menos espera - e isso pode comprometer a segurança, forçando a estrutura do pneu. Que pode até provocar um estouro.

“Pneus novos devem ser instalados na frente”

Contrariando esse mito, recomenda-se que os pneus novos sejam sempre instalados no eixo traseiro. Isso ajuda a manter a estabilidade e o controle do veículo, especialmente em condições de chuva ou aquaplanagem. E deve-se sempre trocar dois pneus de cada vez, não somente um.

“Dá para ver o estado dos pneus e da suspensão só olhando”

A manutenção regular dos pneus e da suspensão é essencial para garantir a segurança e o desempenho do veículo. É importante verificar a pressão - mesmo que não pareça precisar - e o desgaste dos pneus, e a integridade dos componentes de suspensão regularmente, sempre fazendo rodízio, balanceamento e alinhamento em uma oficina de confiança.

“O modo de condução não afeta o rendimento quilométrico do pneu”

Pelo contrário. Um estilo de direção agressivo pode desgastar prematuramente os pneus, reduzindo sua vida útil. Uma condução suave e atenta pode ajudar a maximizar o rendimento quilométrico dos pneus.

“Pneus podem ser calibrados de acordo com a preferência do motorista”

A calibragem correta dos pneus é determinada pelas especificações do fabricante do veículo, não pela preferência individual do motorista. É importante seguir essas recomendações para garantir a segurança e o desempenho ideais do pneu.

“Pneus com baixa resistência ao rolamento são piores em frenagens”

Contrariando essa noção, pneus com baixa resistência ao rolamento não interferem nas distâncias de frenagens. A tecnologia da menor resistência ao rolamento não tem, necessariamente, relação com a capacidade de frenagem.

“O carro pode usar qualquer tipo de pneu, desde que caiba”

Os pneus devem ser escolhidos de acordo com as especificações do veículo e as condições de uso. Instalar pneus inadequados pode comprometer a segurança e o desempenho do veículo. Portanto, é recomendável sempre colocar os mesmos pneus que vêm de fábrica no veículo.
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