A escolha por um carro ideal para cada um precisa ser feita a partir de dois fatores: sua compra é racional ou emocional? Por se tratar de um bem de alto valor, a escolha feita de forma racional será sempre a melhor. Avaliar todas as suas necessidades e momento de vida ajuda a escolher qual carro comprar e pode evitar muita dor de cabeça.
Modelos subcompactos, hatches, sedans, picapes e SUVs podem ser indicados para públicos diferentes dadas as suas dimensões, potência de motor, proposta por economia de combustível e outros fatores. Cada detalhe importa, então fizemos um pequeno guia com algumas das características de cada um segmento e associamos com possíveis perfis de compradores. A lista não definirá a compra, mas pode sugerir um caminho.
Começamos pelos subcompactos, que são uma subcategoria dos hatches e são mais indicados para o uso na cidade, onde as ruas costumam ser mais caóticas e as vagas de estacionamento são quase sempre muito apertadas. O tamanho do carro vai ajudar nessas horas e o baixo peso desses modelos, aliado a motores menos potentes garantem um consumo de combustível menor. Na prática, podem ser considerados carros para deslocamentos curtos.
Você até conseguiria viajar com um integrante dessa categoria, mas fique ciente que o porta-malas de modelos como Fiat Mobi, Renault Kwid e Volkswagen Up - que teve a produção encerrada no ano passado - são pequenos e acomodam pouca bagagem.
Ainda mais se a ideia for viajar com mais de duas pessoas. Nessa condição, além do espaço apertado para as pernas no banco traseiro, a quantidade de mala precisará ser sempre otimizada. Esse perfil de modelo é uma boa alternativa para o primeiro carro de estudantes universitários e solteiros sem filhos.
A partir daí, vemos os hatches. Um salto razoável de segmento, os integrantes da categoria hatch são um pouco menos apertados, com mais espaço para a segunda fileira de assentos e porta-malas razoavelmente mais generosos. Se você procura um modelo econômico, mas com espaço interno um pouco mais amplo, pode ser sua alternativa.
A lista de hatches tem boas alternativas para quem busca o uso urbano e também quer se arriscar em viagens. Escolhas como Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Fiat Argo — primeiro, segundo e terceiro mais vendido do segmento, respectivamente —, têm medidas parecidas de entre-eixos e porta-malas. As dimensões garantem conforto para até quatro pessoas e permitem uma quantidade maior de bagagens.
Além disso, todos os modelos possuem motorização econômica. E Onix e HB20, por exemplo, tem alternativas modernas com propulsores 1.0 turboflex, ambos com boa potência e baixo consumo de combustível. No caso do Argo, há motores aspirados de 1.0 l e 1.3 l da família Firefly com entrega de potência menor, mas que não falham no consumo de combustível. Para comparação, todos têm média de autonomia em uso rodoviário acima dos 14 km/l e urbano acima dos 12 km/l abastecidos com gasolina, segundo o Inmetro.
Se você é casado e tem um ou dois filhos, o sedan pode ser uma alternativa interessante para o seu perfil. O segmento, também chamado de três volumes, oferece bom espaço interno para quem precisa acomodar uma ou duas cadeirinhas e costuma ter boa capacidade de porta-malas. Dá para levar toda aquela variedade de coisas comuns na vida de uma família com crianças pequenas, como carrinhos e até acomodar aqueles brinquedos para distrair os filhos.
Nesse segmento, quatro pessoas costumam ir com bom conforto para cabeça, ombros e joelhos. O eventual quinto passageiro também pode ter mais espaço para se acomodar. Principalmente se a escolha for por um sedan médio, que tem dimensões um pouco mais alongadas como no caso do Toyota Corolla. Sedans que ficam no meio do caminho entre compactos e médios, como Volkswagen Virtus e Fiat Cronos, também trazem boas medidas.
Se você procura um modelo para o batente, as picapes certamente são a melhor escolha. Os modelos têm boa capacidade de carga, quando optado pelas versões de entrada, e oferecem o básico para garantir o conforto de quem vai na cabine. A tração 4x4 permite maior alcance de terreno.
Por outro lado, a picape também pode ser uma boa escolha para quem busca o lazer, mas tem por opção atividades mais aventureiras, como trilhas e estradas de terra. O utilitário permite ao motorista autonomia para escolher o destino e fornece na caçamba um "porta-malas" acima do padrão para qualquer hatch, sedan e SUV.
Atualmente, modelos como a Fiat Toro, Strada e Renault Oroch, que acabou de ser reestilizada, oferecem conforto no rodar similar aos carros de passeio, para quem não curte o balanço tradicional das picapes médias, montadas sobre longarinas, e não monobloco.
Deixamos a cereja do bolo por último: os SUVs. Segmento mais popular atualmente no mercado brasileiro, os utilitários esportivos são indicados para famílias, assim como no caso dos sedan, mas possuem alguns diferenciais. Entre os quais, a maior disposição para transpor obstáculos devido ao seus ângulos de ataque e de saída normalmente maiores.
A altura em relação ao solo também precisa ser maior que a dos demais segmentos. Por isso, os SUVs costumam ser escolha recorrente de mulheres, que no Brasil tem estatura média de 1,61 m. A posição mais alta para dirigir auxilia na hora da condução.
Além disso, os SUVs costumam ter bom espaço interno, quase compatível com os sedan em algumas medidas como entre-eixos, bom nível conforto interno, mas piores no quesito porta-malas, principalmente entre os SUVs compactos. Se você precisar de mais espaço, opte pelos modelos médios, como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
Que fique claro que toda essa avaliação considera uma compra racional. Se for pela emoção, você não precisa seguir nenhuma dessas dicas e comprar o modelo do segmento que for do seu desejo.