Qual a melhor gasolina para o tanquinho do motor?

Saiba qual escolher para o melhor funcionamento do sistema de partida a frio do seu carro flex

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Marcelo Monegato
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Qual a melhor gasolina para o tanquinho do motor? A resposta para essa pergunta é: gasolina aditivada! Isso pelo fato deste tipo de combustível, como o próprio nome diz, ter aditivos que funcionam como detergentes que ajudam a manter todo o sistema de partida a frio em perfeitas condições de uso.

Importante destacar que tanto a gasolina comum quanto a premium também cumprem perfeitamente a missão de auxiliar o motor no momento da ignição quando a temperatura ambiente é baixa.

A comum, no entanto, não tem os produtos químicos para manter os componentes limpos. Além disso, há outro asepcto importante: sua validade é mais curta.

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Já a gasolina premium tem os detergentes da aditivada, mas por conta de ter uma maior octanagem, seu principal objetivo acaba sendo entregar melhor performance ao veículo. Por isso, os especialistas aconselham botar esse tipo de combustível apenas no tanque principal.

Imagem mostra motor automotivo com destaque para o sistema de injeção eletrônica
Os motores mais modernos não usam mais o tanquinho de combustível para o sistema de partida a frio
Crédito: Reprodução
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Para o que serve o tanquinho?

O tanquinho do motor foi desenvolvido para auxiliar a ignição dos carros bicombustíveis quando estiverem abastecidos com etanol no tanque principal em dias muito frios.

De acordo com Everton Lopes, mentor de tecnologia e inovação de engenharia da SAE Brasil, o álcool utilizado nos veículos tem dificuldade de vaporização em temperaturas inferiores a 12°C, impedindo a partida do motor.

Já as propriedades da gasolina permitem a vaporização do combustível até mesmo em temperaturas abaixo de zero.

Ranking da economia foi feito a partir do PBEV do Inmetro
O etanol tem mais dificuldade de vaporizar em dias frios, com temperatura abaixo de 12ºC
Crédito: Divulgação
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Meu carro é flex e não tem tanquinho!

Atualmente, são raros os carros flex que usam o tanquinho como parte do sistema de partida a frio. A maioria das fabricantes desenvolveu, junto com suas parceiras, tecnologias que fazem o carro “pegar” mesmo abastecido 100% com etanol em dias que estão quase nevando.

O mais comum é o pré-aquecimento dos bicos injetores, que desta maneira conseguem executar a vaporização do etanol e garantir a combustão.

Outras marcas usam o aquecimento da galeria de combustível que faz a distribuição do álcool para os bicos injetores - também conhecida como "flauta".

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