Saiba como calcular a autonomia do carro

Entenda como saber qual a distância que seu carro percorre com tanque cheio para se programar e gastar menos combustível

  1. Home
  2. Dicas
  3. Saiba como calcular a autonomia do carro
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Com o passar do tempo, cada vez mais consumidores procuram saber detalhes que vão além do design e potência na hora de comprar um veículo. O consumo de combustível se tornou um fator muito relevante, principalmente para motoristas que rodam bastante no dia a dia. Mas, o que é e como calcular corretamente a autonomia do carro?

Essas são dúvidas muito comuns, até porque, todo mundo sabe que vale mais a pena optar por um modelo econômico, especialmente em épocas de alta no preço dos combustíveis. Além disso, saber qual a autonomia de um carro ajuda a entender quanto o veículo consegue andar e prever quando será necessário abastecê-lo novamente.

Outro motivo para ficar de olho no assunto é que pane seca – quando um carro para devido falta de combustível – é uma infração média, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Ou seja, quem ficar sem combustível no tanque pode receber quatro pontos na carteira e ainda receber uma multa de R$ 130,16.

Mas para que você entenda tudo sobre autonomia, e fique longe desses contratempos, separamos informações importantes sobre o tema. Acompanhe!

O que é autonomia do veículo?

A autonomia é basicamente o quanto um carro pode circular antes de precisar reabastecer. Portanto, esse cálculo é feito com base no consumo de combustível do veículo.

Isso significa que a autonomia dos veículos está ligada a fatores como a forma de dirigir e uso de recursos internos de segurança e conforto. Nessa conta, entram costumes como acelerar além do normal ou manter o ar-condicionado ligado o tempo todo, que afetam diretamente a autonomia do veículo.

Ar Condicionado Automotivo
Uso do ar-condicionado influencia no consumo do carro e, consequentemente, na autonomia
toggle button

Controlar esses gastos e guiar de maneira mais econômica é mais fácil em carros que possuem computador de bordo. Geralmente, para manter a média, leva-se conta uma condução com trocas adequadas de marcha, prudência no uso do acelerador ou antecipar as frenagens, por exemplo.

Inclusive, alguns modelos contam com recursos que auxiliam o motorista a dirigir de forma econômica. O indicador de troca de marcha é um deles, já que aumentar ou reduzir uma marcha na hora certa pode ajudar a poupar combustível.

Cabe lembrar que, além dos automóveis que dependem de combustíveis, os veículos movidos a energia elétrica têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. A autonomia de um carro elétrico tem parâmetros técnicos diferentes, mas formas de economia parecidas, além de poder rodar no modo econômico, que poupa mais energia.

Como calcular a autonomia do carro?

Calcular a autonomia de um carro para saber a média de km por litro de gasolina ou qualquer outro combustível, é uma tarefa simples, mesmo quando o veículo não tem computador de bordo.

O primeiro passo é completar o tanque e zerar o hodômetro parcial logo após dar a partida, ou anotar o número exato do hodômetro total (para carros que não têm o parcial).

mostradores
Para verificar qual a autonomia de seu carro, calcule a média de consumo
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

A etapa seguinte é rodar com o carro uma determinada distância e, em seguida, completar o tanque novamente. Após esse processo, basta dividir a quantidade de combustível abastecida pela quilometragem que aparece no painel de instrumentos do veículo.

Uma dica, para que o resultado da média tenha maior precisão, é realizar todos esses passos no mesmo posto. Lembre-se de fazer todo esse procedimento três vezes, para somar os três resultados e, finalmente, dividir por três. Por exemplo: se os resultados foram 12, 13 e 14, a soma é de 39, e a média de consumo é de 13 km/l.

Agora, para saber a autonomia do carro do exemplo citado, basta multiplicar o volume de combustível que cabe no tanque do veículo por 13 (número obtido no cálculo do parágrafo acima). Assim saberá quantos quilômetros poderá rodar com o tanque cheio - a autonomia de seu veículo.

Curiosidade: conheça os padrões de autonomia

Essa medida da média de consumo de carros pela indústria automotiva nacional segue sempre o mesmo padrão: o cálculo é feito em quilômetros por litro.

Sendo assim, um veículo que percorre 10 km/l tem autonomia para rodar por dez quilômetros com um litro de combustível. Ou então, podemos utilizar o exemplo de que, se o tanque tiver capacidade para armazenar 50 litros, a autonomia total desse carro é de 500 quilômetros.

Porém, cabe salientar que alguns carros fabricados no exterior apresentam indicadores de litros por 100 quilômetros rodados, a exemplo de alguns países europeus. Por esse padrão, o cálculo se dá pela divisão da distância percorrida pela quantidade de combustível consumida. Por exemplo: um carro que gasta 8l/100 km tem como média 12,5 km/l.

Muito comum nos Estados Unidos, um outro padrão é o das milhas por galão. Nesse tipo de medida, a autonomia do carro é aferida pela milha (equivalente a 1,609 km) rodadas por um galão de combustível (o que vale 3,785 litros).

Seja qual for o padrão, conhecer a autonomia do carro que você tem em casa é fundamental. Apesar de ser um simples número, essa média ajuda muito o motorista a conduzir de maneira econômica e ainda pode evitar gastos maiores com combustível.

Posto de gasolina
Entender a autonomia de seu veículo e conhecer o quanto gasta é importante para se planejar
Crédito: Reprodução
toggle button

O mesmo vale para quem pensa em adquirir um veículo. Entender a autonomia do automóvel e saber o impacto dos gastos a longo prazo pode ser um fator determinante na hora de fechar negócio. No catálogo de compra de carros usados ou recém-chegados da fábrica, você tem acesso a esses detalhes e pode escolher a opção ideal.

Comentários