O canal de notícias da Webmotors

Sem bateria! Como soltar o freio de mão elétrico?

Carros com o equipamento têm dispositivos que podem ser acionados manualmente para destravar as rodas

por Fernando Miragaya

Nas reportagens e lançamentos que o WM1 traz é comum citarmos o freio de estacionamento elétrico. É um dispositivo que se populariza e substitui a tradicional alavanca- e libera espaço no console central da cabine. Mas, o que acontece se o carro ficar sem bateria? O veículo fica solto? Ou, se fica travado, como faço para empurrar o carro?
A primeira resposta é simples: não, o automóvel com freio de mão elétrico não fica solto, mesmo se a bateria descarregar. Pelo contrário: apesar de o dispositivo necessitar de corrente elétrica para ser ativado ou desativado, o sistema é projetado para manter o equipamento travado em caso de pane.
Quer um carro novo ou seminovo? Confirma mais de 300 mil ofertas em nosso estoque
Existem pequenos motores nas pinças de freios que não precisam de corrente elétrica para manterem as rodas bloqueadas. Mas, ao mesmo tempo, surge o problema: se a bateria arriou e o freio de mão elétrico está ativo, como faço para destravar o carro caso necessite empurrá-lo ou ser rebocado?

Pois é, aqueles motorzinhos precisam de eletricidade para liberarem as rodas. Então, como soltar o freio de mão elétrico? Aí é preciso apelar para a tradicional alavanca (ou um botão), só que escondida de diversas formas, conforme o carro. Para isso, é necessário consultar o Manual do Proprietário para descobrir onde fica o esconderijo no seu modelo.
Geralmente, esses comandos para destravar o freio de mão elétrico ficam na região do console central, sob porta-trecos ou porta-copos, em alguma parte do assoalho do veículo ou, ainda, na região do porta-malas. Em alguns casos, é necessário usar uma chave de fenda ou a própria chave do carro para liberar as rodas. Como dito, no Manual tem a localização e o procedimento corretos.

Comentários

Carregar mais