A suspensão é um item de segurança e conforto tanto para o motorista quanto para o passageiro. Portanto, ao notar qualquer sinal de desgaste nos componentes, você deve procurar um profissional e, assim, evitar que o problema se agrave e leve a desgaste de outras peças ou até a acidentes.
Não importa se você tem um carro novo, seminovo ou usado, o ideal é fazer a revisão periodicamente para rodar pela cidade com tranquilidade e evitar transtornos. Veja mais abaixo!
O que é suspensão do carro?
A suspensão do carro é um conjunto de peças que tem objetivo de auxiliar na sustentação do veículo.O chassi é a estrutura que serve de base para os sistemas e motor, já a carroceria é a parte que envolve o carro e está encaixada no chassi.
Essas duas partes - carroceria e chassi - ficam "suspensas no ar", então é preciso de um mecanismo para conectar as rodas ao chassi - e esse é o papel do sistema de suspensão.
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Para ficar mais claro, imagine que você está em uma carroça e passa por vários buracos e caminhos de pedra, você vai sentir muito a trepidação, certo? E, para que essa situação seja evitada, existe a suspensão veicular, que é composto por um conjunto de peças. As principais são:
- Amortecedor: atua em conjunto com as molas da suspensão para absorver os impactos recebidos pelo carro quando trafega nas ruas
- Mola: ajuda na sustentação do veículo, e faz com que a estrutura do carro não encoste no pneu;
- Bandeja de suspensão: esse item liga todos os componentes da suspensão ao chassi do veículo. É o ponto de apoio inferior para a suspensão realizar os constantes movimentos de subida e descida.
- Buchas de borracha: presentes na bandeja de suspensão atuam como isolantes, e impedem o atrito direto entre os componentes;
- Pivô: faz a coluna da suspensão girar em seu próprio eixo, o que possibilita que a caixa de direção empurre as rodas e excute as manobras de direção.
- Coxim: serve para fixar o amortecedor ao monobloco. Revestido de borracha, recebe os impactos do amortecedor, e permite que a coluna da suspensão rotacione com o movimento do volante.
- Barra estabilizadora: permite maior estabilidade ao veículo ao controlar a inclinação da carroceria em curvas.
Tipos de suspensão de carro
É preciso saber que cada modelo de veículo possui um tipo de suspensão, e isso vai depender de vários fatores. Porém, é importante conhecer as opções:- Suspensão independente: cada roda sofre um impacto de forma isolada sem repassar para a outra;
- Suspensão semi-independente: uma parte dos impactos é transferida para a outra roda durante a direção;
- Suspensão dependente: os movimentos de uma roda são compartilhados com a outra do eixo.
Como funciona a suspensão de carro?
Como citamos, a suspensão, dianteira ou traseira, tem a principais finalidades proporcionar conforto aos passageiros e motorista do veículo entre as manobras e frenagens e garantir a segurança durante a viagem.Quando você passar com o carro por um buraco ou desnível, é possível ter mais controle da direção, pois a mola se estica e comprime, e nesse caso, o amortecedor auxilia na oscilação da mola, o que gera menos atrito.
Em caso de manobras mais intensas ou curvas, a mola do veículo gera uma força contra a carroceria e isso faz com que a inclinação seja sutil. Além disso, a barra estabilizadora auxilia a manter a força de forma igual nos dois lados.
Já nas frenagens, o sistema de suspensão de carro atua para aumentar o equilíbrio da carroceria, o que evita o efeito gangorra e faz com que o veículo leve menos tempo para frear.
Quando saber se a suspensão está ruim?
Uma série de problemas podem afetar o bom funcionamento da suspensão. É possível notar que o conjunto precisa de manutenção quando passamos com o carro por lombadas ou buracos e sentimos o veículo "socar", ouvimos um barulho seco, forte.Quando tiver essa sensação, é importante levar o carro ao mecânico. Normalmente o problema está nos amortecedores. A Webmotors Serviços pode ser a solução para seu problema.
Um sinal claro de que o amortecedor precisa ser trocado é a presença de óleo na peça. É sinal de que há vazamento do fluído e, nesse caso, o amortecedor deixa de cumprir a sua função. Normalmente, o amortecedor tem de ser trocado a cada 40 mil quilômetros.
A barra estabilizadora também apresenta alguns sinais quando precisa ser trocada, como por exemplo: desgaste dos pneus: barulho ao passarmos com o carro em buraco e instabilidade na direção.
Nas bandejas de suspensão, o problema mais comum é o desgaste das buchas de borracha. Quando perdem a função, é possível perceber o impacto e atrito entre as peças de ferro - ruídos denunciam o problema. A condução do veículo pode ser prejudicada nesses casos, então, é necessário repor as buchas.
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