Independentemente do tipo, todos os motores a combustão precisam de ar, combustível e uma fonte de calor para gerar a explosão que movimenta os pistões dentro dos cilindros e, consequentemente, girar as rodas do veículo.
A Webmotors tem milhares de ofertas de veículos 0km, seminovos e usados. Confira!!
Nos motores Otto, essa fonte de calor é fornecida pela vela de ignição, que gera uma faísca dentro da câmara de combustão e provoca a explosão. Nos movidos a diesel, tal explosão é gerada pela compressão dos gases dentro do cilindro e pela temperatura elevada.
Motores aspirado e sobrealimentado
Nos motores aspirados, o ar que é misturado com o combustível é puxado para dentro pelo vácuo gerado pelo movimento dos cilindros.Já os sobrealimentados utilizam um mecanismo para enviar um volume maior de ar para o interior da câmara de combustão e, consequentemente, gerar potência e torque superiores.
Os dois principais equipamentos para sobrealimentar o motor são o turbocompressor e o compressor de ar mecânico.
Tipos de motor de acordo com a disposição de cilindros
Em linha: é o mais comum, que define quando todos os cilindros de um motor estão dispostos lado a lado em linha reta.Boxer: os cilindros são posicionados em posição contraposta. O Volkswagen Fusca foi o modelo que popularizou esse tipo de concepção, atualmente utilizada apenas em carros da Porsche e da Subaru.
Em V: quando há duas bancadas de quatro cilindros em linha dispostas em ângulo que formam um “V” unido por um virabrequim. Esse tipo de motor é mais comum em carros esportivos, utilitários e picapes grandes.
Confira as ofertas de Ford Mustang da Webmotors!!
Em W: é o mesmo princípio dos motores em V, mas com duas bancadas duplicadas de cilindros em diferentes ângulos, que forma um esquema parecido com um W. Os hiperesportivos Bugatti Chiron e Veyron são equipados com essa motorização com 16 cilindros.
Wankel ou rotativo
Esse tipo de motor, também de quatro tempos, usa uma (ou mais) peça triangular giratória ligada no lugar de bielas, pistões e virabrequim para exercer as etapas de admissão, compressão, combustão e exaustão. Ligado a um eixo, o rotor gera a energia necessária para movimentar as rodas.
Comentários