Tração de carro: o que é e quais são os tipos?

Confira as informações sobre qual a função e todos os sistemas disponíveis

  1. Home
  2. Dicas
  3. Tração de carro: o que é e quais são os tipos?
Luana Munekata
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Em algum momento, seja na hora de pesquisar para comprar um modelo novo, enquanto acompanha novidades do mundo automotivo aqui no WM1, ou em outras situações, você já deve ter se deparado com o termo tração de carro.

Mas você sabe, de fato, o que é a tração de carro, como ela atua nos veículos e para que serve? Conhece todos os tipos presentes nos modelos brasileiros? Para ter todas essas respostas, confira nosso novo artigo e descubra!

O que é tração de carro e como ela funciona?

Presente em todos os veículos, a tração automotiva é fundamental para o funcionamento do carro. Como o próprio nome indica, tração é o ato ou efeito de puxar, arrastar ou movimentar. Ou seja, ela é a força que o motor emite para as rodas funcionarem e, consequentemente, o veículo andar.

Em outras palavras, a tração do carro funciona como uma força de atrito intermediária que faz o veículo se deslocar. As suas diferenciações acontecem de três maneiras: dianteira, traseira e nas quatro rodas.

A tração dianteira é quando a potência do motor é jogada para as rodas da frente, responsáveis por puxar o carro. Já a tração traseira é ideal para veículos que carregam peso na parte de trás, como picapes - mas também era comum em carros de passeio e é usual em modelos esportivos. Por fim, a tração nas quatro rodas, como o nome já diz, é quando a força vai tanto para a parte traseira quanto dianteira.

Quais são os tipos de tração de carro?

Como falamos, ao todo, existem três tipos de tração de carro: 4x2, 4x4 e AWD. Para entender um pouco mais sobre cada uma delas, vamos explicar a seguir. Assim, no momento em que for comprar um veículo novo, os motoristas terão um fator decisivo a mais antes de escolher o modelo ideal. Confira!

Tração 4x2

Mais comum na grande maioria dos carros populares comercializados no Brasil, a tração 4x2 é aquela presente em duas das quatro rodas do veículo. Ou seja, toda a potência do motor é distribuída para essas duas rodas, sendo elas as dianteiras (tração dianteira) ou as traseiras (tração traseira).

Tração 4x4

Presente  em veículos maiores e de estrada, como caminhonetes e picapes, a tração 4x4, como você deve imaginar, é aquela distribuída em todo o conjunto de rodas do modelo. Ela é ideal para motoristas que costumam enfrentar terrenos irregulares, como estradas de terra, regiões serranas e locais íngremes. Por isso é encontrada também em SUVs, picapes e jipes.

Tração AWD

Além das duas já citadas, há também a tração AWD, também chamada de integral e presente geralmente em SUVs. A diferença para as outras está no mecanismo que é sob demanda. Ou seja: por meio de sensores, acompanha e distribui a energia e potência no local necessário. Pode ser metade para eixo dianteiro e outra metade para o traseiro, ou em outras proporções, como 40/60, 70/30 etc.

Tração de carro 4x4: off road em estrada de terra
A tração 4x4 é essencial para terrenos irregulares, como as estradas de terra

Qual a melhor tração?

Tração dianteira

Presente na maioria dos carros, o grande ponto positivo da tração dianteira, sem dúvida, é a segurança que ela passa ao motorista. Outra vantagem é o fato de o carro ficar mais leve. Já um ponto preocupante é o desgaste dos pneus, que deve ser acompanhado pelo motorista e o rodízio tem de ser feito quando necessário.

Tração traseira

O grande benefício que os motoristas vão encontrar em um veículo equipado com tração traseira é o ganho em potência e mais habilidade para encarar trechos de subida escorregadios. Outro ponto positivo é o equilíbrio que o carro ganha, o que possibilita ao motorista a realização de manobras esportivas com mais facilidade, por exemplo.

Saiba mais sobre cada veículo em nosso Catálogo 0km!

Para ficar por dentro sobre todas as informações que envolvem cada veículo, confira o nosso Catálogo 0km. Ideal para quem vai adquirir um novo modelo, ele irá te ajudar a conhecer melhor o carro dos seus sonhos.

Para quem optar por um veículo seminovo ou usado, confira também o nosso portal com milhares de anúncios. Por lá, você pode encontrar a opção ideal para o seu gosto e o seu bolso. Pesquise e escolha o seu próximo veículo!

Comentários