Um dos grandes medos de muitos motoristas é a hora em que precisa trocar o pneu. Muita gente acredita ser um bicho de sete cabeças ou que você precisa ter força. No entanto, mostraremos em passos simples que é mais jeito do que força, e que a troca é mais simples do que parece.
Mesmo que seja uma situação que nenhum motorista queira passar, é algo que infelizmente acontece. E, como nem sempre será possível ir até uma borracharia ou oficina para realizar a troca, você precisa ser capaz de trocar de forma rápida para evitar maiores problemas.
Está em busca do seu novo carro? Dê uma olhada no nosso catálogo:
O primeiro passo é parar o veículo em um lugar seguro e, de preferência, plano. Além disso, é preciso lembrar de colocar o carro longe de outros veículos e em um lugar que forneça uma boa iluminação e tenha um espaço livre.
Caso não tenha como sair da pista, é importante posicionar o triângulo de sinalização e ligar o pisca alerta. Atenção, a distância mínima entre o carro e o triângulo é de 30 metros.
Após fazer as sinalizações e parar o veículo em um lugar seguro, volte ao carro e localize os equipamentos que serão necessários para realizar a troca do pneu: o estepe, o macaco e a chave de roda.
O mais comum é que os equipamentos estejam no porta-malas do carro, porém, em alguns carros, a localização pode ser diferente. Sempre consulte o manual do carro.
Com o carro ainda no chão, você deve afrouxar os parafusos utilizando a chave de roda. Se você não estiver conseguindo ter força suficiente para afrouxar com as mãos, alguns motoristas costumam subir com um dos pés na chave e utilizar o peso do corpo.
Um ponto importante: você não deve pular na chave de roda, é possível que ela se solte e você acabe se machucando.
Para levantar o carro, você deve posicionar o macaco no ponto de fixação mais próximo do pneu que está furado. Esse ponto de fixação possui o símbolo de um triângulo, mas caso não consiga encontrar, você deve consultar o manual do veículo.
Lembre-se de verificar se o carro está com o freio de mão acionado, assim não corre o risco do carro se mover.
Coloque o estepe embaixo do veículo como precaução, caso o macaco quebre ou haja algum outro problema. Assim, você pode evitar prejuízos.
Com o carro erguido, aproveite para soltar completamente os parafusos e tirar o pneu furado.
Encaixe o estepe na roda e coloque cada parafuso em seu devido lugar, dando uma leve apertada com as mãos.
Utilizando a chave de roda, aperte os parafusos fazendo um formato de cruz para evitar o empenamento dos parafusos. Ou seja, primeiro aperte o superior, depois o de baixo, depois o da direita e por último o da esquerda.
Desça o carro calmamente e, com o carro completamente no chão, termine de apertar os parafusos. Evite subir na chave para apertar, exagerar no aperto pode espanar ou quebrar o parafuso.
Após o pneu trocado, guarde tudo em seu devido lugar, lembre-se de guardar também o triângulo.
Agora basta seguir viagem e reparar o pneu furado. Lembre-se de seguir as recomendações do fabricante caso você tenha um pneu estepe de uso temporário, que geralmente tem algumas limitações de uso. E vale também dar uma nova calibrada em todos os pneus, pois a calibragem correta também ajuda na economia de combustível do carro.



Email enviado com sucesso!