Veja cinco dúvidas sobre como calibrar os pneus

Aprenda como fazer a calibragem correta dos pneus para manter a eficiência e a segurança do seu automóvel

  1. Home
  2. Graxa
  3. Veja cinco dúvidas sobre como calibrar os pneus
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Você já leu aqui no WM1 muitas dicas para você preservar ainda mais o seu veículo. Hoje, falaremos sobre um assunto que, apesar de simples, acaba se tornando tabu para muitos motoristas: o jeito correto de como calibrar os pneus.

Manter a pressão correta é essencial para aumentar a durabilidade dos pneus. No entanto, a realidade é que boa parte dos veículos no Brasil circulam sem os pneus devidamente calibrados, já que esse não é um hábito dos motoristas. Para ajudar, respondemos cinco dúvidas para se ter a pressão ideal dos pneus.

Como saber qual é a calibragem do pneu?

Vai variar de acordo com cada modelo. Para encontrar a informação que indica a calibragem, consulte o manual do carro. Com ele em mãos, encontre o capítulo que fala sobre os pneus e lá estará o número da calibragem.

Caso você não tenha mais o manual do carro disponível, a informação pode ser encontrada em outros lugares do veículo. Os mais comuns são: a tampa de combustível, na lateral da porta, na tampa do porta-luvas ou nos próprios pneus.

O que significam as siglas de calibragem?

As montadoras utilizam três sistemas para especificar a calibragem nos carros. São eles: PSI (Pound Per Square Inch), BAR e kPA (Pascal SI – Sistema Internacional). Ao se deparar com ‘2.2/32’, por exemplo, essa é a calibragem.

O 2.2 significa a calibragem em BAR, método usado na Europa. Já o 32 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil. Ou seja, quando você for calibrar o pneu, esse é o número que deve constar na máquina.

Quando calibrar os pneus?

A maioria dos motoristas não lembram de calibrar os pneus do carro. Quando lembram, fazem isso uma vez e ficam um longo período sem fazer uma nova calibragem, o que pode se tornar um problema com o passar do tempo.

O ideal é realizar a calibragem semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. Além disso, é necessário calibrar o pneu antes de pegar a estrada, mesmo que faça menos de uma semana da última vez que a pressão foi verificada.

icon photo
Legenda: Pneus devem ser calibrados pelo menos uma vez por semana. A pressão consta no manual
Crédito: Divulgação

Além disso, é importante fazer a calibragem com os pneus frios, assim que você sair de casa pela manhã, por exemplo. Caso contrário, pare o carro e espere entre cinco e 10 minutos até as borrachas esfriarem um pouco.

Vale a pena calibrar os pneus com nitrogênio?

Sim, vale a pena essa calibragem. Diferente do ar comprimido, encher os pneus com nitrogênio é uma vantagem, pois ele mantém por um tempo maior a pressão ideal, ou seja, não se dilata tanto. Além disso, o desgaste também é menor.

Mas para fazer a calibragem com nitrogênio é necessário ter alguns cuidados. O principal deles é encher com os pneus frios. O ideal é o carro estar parado por no mínimo uma hora ou ter rodado menos de três quilômetros.

A calibragem muda dependendo do peso no carro?

Sim, muda. Quanto mais pesado estiver o veículo (com malas ou pessoas), maior será a pressão nos pneus. Para saber a calibragem mínima e máxima, confira as informações contidas no próprio manual do carro ou nas outras etiquetas localizadas no carro.

Lembre-se de calibrar o estepe!

Essa não é uma dúvida, mas sim um alerta para os motoristas: ao calibrar os pneus do veículo, lembre-se do estepe. Dependendo de onde ele fica localizado, sabemos o quanto é difícil para muitas pessoas, no entanto, é imprescindível calibrá-lo também.

icon photo
Legenda: Pneus calibrados garantem menor consumo de combustível e melhor dinâmica do carro
Crédito: Divulgação

Além disso, muitas pessoas pensam: por que calibrar um pneu que não estou utilizando? Ora, nunca sabemos quando vamos precisar e caso esse momento chegue, é importante estar com ele calibrado. Aliás, já imaginou precisar e se deparar com ele murcho?

Encontre novas opções de veículos na Webmotors!

Se você pensa em mudar o seu veículo, acesse o portal da Webmotors e encontre os melhores anúncios dos mais diferentes modelos. Já se você está pensando em vender ou trocar o seu modelo, se cadastre e tenha a chance de colocar o seu modelo em uma vitrine para milhões de pessoas.

 

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors