Diversas vezes vemos listas dos carros mais baratos do Brasil. Aqui mesmo no WM1 já tivemos e sempre fazemos a atualização conforme os preços mudam ou há algum lançamento. No entanto, se partirmos para o mercado premium, quais são os modelos mais acessíveis?
Já adiantamos que dos cinco presentes nessa lista, quatro podem ser comprados com um pouco a mais de dinheiro do que se gastaria com boa parte dos SUVs compactos em suas versões mais caras. Ou mesmo na comparação com configurações mais completas dos sedãs médios mais vendidos. Confira.
O primeiro da nossa lista ostenta motor 1.5 turbo de três cilindros com 136 cv e 23,45 kgf.m de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com sete marchas. Com esse conjunto, o compacto faz de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos, segundo a Mini. O consumo médio, de acordo com o Inmetro, é de 10,6 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada, sempre com gasolina.
Por exatos R$ 33 mil a mais que o irmão Volkswagen Jetta, você pode levar o Audi A3 e esse preço ainda pode sofrer descontos, já que o sedã vai mudar até o ano que vem por aqui. O conjunto mecânico é o mesmo do primo, ou seja, 1.4 turbo com 150 cv e 25 kgf.m de torque.
Dotado de tecnologia flex, o A3 Prestige está entre os carros premium mais baratos e faz 7,8 km/l e 11,9 km/l na cidade com etanol e gasolina, respectivamente. Na estrada os números sobem para 9,9 km/l e 14,2 km/l.
A marca de luxo que pertence à Toyota aparece na lista dos carros premium mais baratos com um hatch híbrido. O modelo usa motor 1.8 a combustão com 136 cv e 14,5 kgf.m de torque associado a um elétrico com o equivalente a 82 cv e 21 kgf.m. Com isso, o destaque é o consumo: 15,7 km/l na cidade e 14,2 km/l, na estrada.
Nacional e flex, o Mercedes mais barato do Brasil usa motor 1.6 turbo de 156 cv e 25,5 kgf.m de torque. Ao contrário do convencional, os números de potência e torque não mudam de acordo com o combustível usado. Com etanol, o modelo faz 7 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, enquanto com gasolina, as médias sobem para 10,3 km/l e 14,5 km/l.
O A200 usa o motor aguardado no Renault Duster. Trata-se de um 1.3 turbo de quatro cilindros feito em parceria com o fabricante francês. Esse propulsor rende 163 cv e entrega 25,5 kgf.m de torque. Com a (considerada) melhor aerodinâmica de um carro de produção do mundo, o Mercedes consegue fazer 11,8 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada, sempre com gasolina.