Além, obviamente, de ter no mínimo 80% de características originais, é fundamental que o veículo em questão tenha sido fabricado há mais de 30 anos.
Dito isso, confira quais são os modelos que se tornarão aptos a receber a placa preta em 2026.
Carros que podem receber a placa preta em 2026
Chevrolet Blazer V6
O Chevrolet Blazer estreou no mercado brasileiro em 1995, mas apenas com a opção do motor 2.2 de quatro cilindros. Fraco para o porte do SUV. Só em meados de 1996 que o modelo estreou com uma opção de motorização mais adequada: um 4.3 V6 a gasolina.Importado dos Estados Unidos, o propulsor desenvolvia 180 cv de potência e roubou do Omega 4.1 o posto de motor mais potente usado em um automóvel produzido no Brasil.
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Chevrolet Vectra (2ª geração)
Lançado na Europa em 1995, o Chevrolet Vectra de segunda geração estreou no ano seguinte no mercado brasileiro. Para a época, era um modelo atualíssimo no visual e também na mecânica.Tanto que é lembrado até hoje como um dos melhores modelos da marca da gravata já feitos no Brasil. Em seu ano de lançamento, o modelo estava disponível nas versões GL e GLS (equipadas com motor 2.0 8V) e o topo de linha CD (motor 2.0 16V). Aliás, o Vectra foi um dos primeiros nacionais a ter airbags como opcionais.
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Fiat Palio
Quem diria! O Fiat Palio está perto de completar três décadas desde o lançamento. Surgido como um carro mundial para países em desenvolvimento, o modelo combinava a plataforma do Uno europeu com uma carroceria totalmente nova e de linhas arredondadas.No ano do lançamento, além das versões ED e EDX (equipadas com o motor 1.0 MPI Fiasa), o Palio era vendido também nas versões EL (motor 1.5 MPI 8V Fiasa) e 16V. Esta última inovava com um motor 1.6 multiválvulas.
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Ford Fiesta
O hatch compacto Fiesta foi o primeiro automóvel produzido pela Ford em São Bernardo do Campo (SP) depois do fim da Autolatina. A quarta geração do modelo foi lançada por aqui no início de 1996 - poucos meses depois da estreia na Europa.Além da espartana versão 1.0, a linha incluía também as configurações 1.3, CLX 1.3 e também e topo de linha CLX 1.4. Os motores 1.0 e 1.3 eram os econômicos propulsores da linha Endura-E. Já o 1.4 era um então atualíssimo Zetec, com cabeçote de 16 válvulas e 89 cv de potência.
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Volkswagen Polo Classic
E no lugar de criar um Voyage "bolinha", a Volkswagen optou por uma solução europeia. Ou quase isso, já que lançou por aqui - no final de 1996 - o Polo Classic, um modelo baseado no hatch europeu de terceira geração, mas importado da Argentina.O modelo era comercializado em configuração única, com motor 1.8 de injeção multiponto. Mas não chegou a ser sucesso de vendas no Brasil. Hoje, um exemplar impecável do modelo é uma verdadeira mosca branca.
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