6 dúvidas sobre como vender um carro financiado

Quer vender o carro financiado e ainda tem muitas dúvidas? Confira todas as nossas respostas e entenda tudo sobre o tema

  1. Home
  2. Bolso
  3. 6 dúvidas sobre como vender um carro financiado
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quando planejamos um financiamento de um veículo, nosso objetivo, claro, é conseguir pagar todas as parcelas acordadas. Porém, mesmo com planejamento, por diversos fatores, muitos motoristas não conseguem mais pagar as parcelas. Diante desta situação, como vender um carro financiado?

Junto com essa pergunta, outras surgem. Tem como vender um carro durante o financiamento? É possível transferir um veículo financiado? Como funciona a transferência? Vale a pena vender carro financiado?

Para ajudá-los, veja todas as respostas e entenda tudo sobre como vender um carro financiado!

1 - Como vender um carro durante o financiamento?

Caso tenha dúvida sobre ser possível ou não vender carro financiado, a resposta é: sim. E você pode vendê-lo de duas formas diferentes: encontrando um comprador que aceite pagar o valor do veículo à vista ou transferindo o financiamento para outra pessoa. Entenda melhor sobre as duas maneiras!

Venda de carro financiado à vista

O maior empecilho para quem escolhe essa opção é encontrar um interessado com dinheiro à vista para comprar o carro. Caso encontre, basta quitar a dívida pendente do veículo diretamente com a empresa que realizou o financiamento.

Se não encontrar essa pessoa, a saída é a segunda opção: a transferência de veículo financiado.

Venda de veículo por transferência

Ainda existem pessoas que questionam se é possível transferir um veículo após o financiamento. Mas sim: uma alternativa para quem quer vender carro nessa situação é a transferência. Nela, a pessoa interessada assume a dívida a partir do momento em que foi aprovada a negociação.

Porém, além do comprador do seu veículo, para tudo dar certo é necessário que a instituição financiadora ou o banco aprove o crédito para que a transferência seja realizada. Por isso, é de extrema importância que o futuro dono do seu carro tenha condições financeiras para que o negócio seja aprovado.

2 - Como fazer a transferência de veículos financiados?

Quando você notar a necessidade de vender o veículo financiado e optar pela transferência, antes de qualquer anúncio o ideal é primeiro entrar em contato com a instituição financeira - ou o banco responsável pelo financiamento do seu carro.

Esse primeiro passo é importante, pois você saberá quais ações são necessárias para a aprovação da transferência. Uma das especificações, por exemplo, é o fato de você conseguir transferir o veículo somente depois de pagar uma quantidade mínima de parcelas - instituído por cada credor.

Outra particularidade da transferência de veículo é que ela só pode ser feita entre duas pessoas físicas ou duas jurídicas. Você não irá conseguir uma negociação entre física e jurídica ou vice-e-versa. Portanto, durante a negociação é sempre importante perguntar ao interessado essa informação.

Imagem mostra uma chave de carro em primeiro plano com uma mão de um homem assinando um documento em cima de uma mesa ao fundo
É preciso estar atento às regras e exigências da instituição financeira credora antes de prosseguir com a negociação
Crédito: Divulgação

Ao encontrar um comprador que aceite fazer a transferência de carro financiado, chegou a hora do próximo passo. Será necessário entrar em contato com a instituição financeira ou banco novamente para informá-lo sobre o comprador. A empresa, então, vai avaliar o histórico financeiro para analisar a capacidade financeira do interessado.

Após a aprovação do credor, hora de organizar toda a documentação para a transferência e pagar as taxas necessárias. Finalizado todo esse processo, as chaves do veículo (e as parcelas restantes) passam para o novo dono e você ficará livre de toda a responsabilidade com o carro.

3 - Qual o custo para transferir um veículo financiado?

A dúvida de muitas pessoas é sobre o quanto vai gastar para fazer a transferência de um veículo financiado. Porém, não podemos dizer ao certo uma quantia, pois eles vão mudar de acordo com o estado e o credor daquele financiamento.

Portanto, é importante conferir com a instituição financeira ou banco o valor da taxa cobrada pela transferência de veículo. Esse valor pode ser quitado pelo vendedor, pelo comprador ou ambos podem dividir - vai depender da negociação que você fizer.

Além da taxa de transferência, é importante estar atento a outros débitos para que a negociação seja aprovada pelo credor. O veículo precisa ter todas as obrigações, como IPVA, licenciamento e multas, pagas para que a aprovação seja realizada.

4 - Qual documentação necessária para a transferência?

Assim como os valores mudam de acordo com cada instituição financeira ou banco, o mesmo ocorre com a documentação, sendo diferente em cada estado. De qualquer forma, é comum que sejam solicitados os mesmos documentos utilizados para a compra do veículo, com uma ressalva ou outra.

Para ajudá-los, separamos os mais comuns abaixo:

  • RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - cópia e original
  • Comprovante de endereço em nome do comprador ou de parente de 1º grau - cópia
  • Comprovante de renda atualizado e extratos de movimentações bancárias - cópia dos últimos três meses
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV) do atual proprietário, preenchido em nome do futuro comprador (com firma reconhecida por ambos) - original
  • Taxa de Emissão do novo CRV - comprovante de pagamento
  • 5 - Vale a pena vender um carro financiado?

    A venda de carro financiado vai depender muito da sua situação financeira e do planejamento que você fez no ato da compra do veículo. A partir do momento em que o pagamento das parcelas está comprometendo outras despesas essenciais, vale a pena, sim, negociar o seu modelo.

    Porém, tenha em mente que essa negociação não irá gerar lucro para você. Além de não ter mais o seu carro na garagem, dependendo da quantidade de parcelas restantes, é possível que a negociação seja feita apenas para a quitação destas prestações (e não sobre nada) - muito comum quando o financiamento está no início.

    6 - Onde vender um carro financiado?

    A principal dica para vender um carro financiado hoje são os anúncios na internet. Aqui, na Webmotors, por exemplo, você tem toda a segurança garantida e ainda conta com a nossa ajuda nos processos burocráticos necessários. Além, claro, de expor o seu modelo para milhares de pessoas todos os dias!

    CarDelivery: uma vantagem exclusiva da Webmotors

    Em tempos de isolamento social, como o que vivemos atualmente, a Webmotors procura pensar em tudo para ajudar os seus clientes. Um serviço exclusivo agora é o CarDelivery, que possibilita a compra totalmente online de forma segura e descomplicada.

     

    Comentários