7 dicas importantes do Manual do Proprietário

O livro muitas vezes é esquecido, mas traz informações importantes que podem poupar o seu bolso

  1. Home
  2. Bolso
  3. 7 dicas importantes do Manual do Proprietário
Vinícius Montoia
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A maioria das pessoas não tem paciência para ler manual do veículo. Por isso, o CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) nos ajudou a separar os sete itens mais importantes que você deve saber para poder agir em momentos de necessidade. Não demora muito e isso pode poupar dinheiro, pois você saberá como o seu carro realmente funciona.

O manual possui informações preciosas como o período para fazer revisão e básicas como a pressão dos pneus. Para evitar informações erradas e fontes não confiáveis, o CESVI indica que o consumidor leia, rapidamente os seguintes tópicos: componentes, dispositivos de segurança, dicas de condução segura, cuidados com o veículo, informações técnicas, garantia e manutenção preventiva. Vamos a eles:

1 - Componentes

Os que você deve ler são aqueles de fácil acesso e que, inevitavelmente estará em contato, como rodas, retrovisores e painel de instrumentos. No manual é possível ver como eles funcionam, qual o perfeito estado de funcionamento e quando devem ser substituídos.

2 - Dispositivos de segurança

Aqui são listados os cintos de segurança, airbags e outros itens que possam ajudar a manter todos os ocupantes a salvo. Nessa seção há a indicação de como devem ser utilizados.

3 - Condução segura

Os manuais também são educativos: nas páginas dedicadas à condução com segurança há dicas como ligar os faróis quando estiver chovendo, mesmo durante o dia. Outras situações adversas são listadas e soluções para enfrentar cada uma delas.

4 - Cuidados

Nesse capítulo constam informações que ajudam o proprietário a realizar procedimentos sem danificar o veículo, como a forma certa para levantar o automóvel no macaco para trocar os pneus.

5 - Informações técnicas

Aqui constam aquelas informações que os apaixonados por carros sempre buscam: motorização, versão, potência, taxa de compressão, torque, transmissão, número de marchas, dimensões e muitas outras.

6 - Garantia

O manual também carrega informações preciosas sobre a garantia, como proceder corretamente para não perdê-la, o certificado de garantia e a cobertura.

7 - Manutenção preventiva

Isso é muito importante para manter a saúde do veículo e a segurança da sua família e dos outros motoristas. Nesse setor o manual explica como é a manutenção preventiva, as peças que devem ser trocadas e verificadas e de quanto em quanto tempo você deverá procurar uma oficina.

Curiosidades

Além das sete partes mais importantes, o manual traz todas as informações relevantes - e também não tão relevantes - sobre o automóvel. Como:

  • Se o vidro automático encontrar qualquer obstáculo durante o fechamento, ele irá inverter o sentido e abrirá novamente. Mas não há proteção contra esmagamento quando o vidro está quase fechado. Para que ninguém se machuque, mantenha braços, mãos, dedos e objetos longe dos vidros antes de fechá-los;
  • Não deixe o acoplamento do reboque ligado ao veículo quando o carro estiver desligado, pois isso pode descarregar a bateria;
  • Não use graxas ou óleo nas porcas e parafusos, pois isso pode fazer com que elas caiam. O resultado pode ser uma roda solta, com risco de acidente fatal;
  • O fluido de freio é corrosivo e venenoso. Nunca o coloque em contato com os olhos, pele, tecidos ou superfícies pintadas.
  • Carro usado

    Um veículo novo sempre vem com manual do proprietário. Mas nem todo mundo consegue adquirir um carro zero quilômetro e opta por um usado e o manual nunca é um item lembrado na hora da compra. Fique atento e peça para verificar o manual do proprietário ao comprar um veículo de segunda mão, pois nele constam as manutenções periódicas realizadas no automóvel

    Comentários

    Ofertas Relacionadas

    logo Webmotors