O manual possui informações preciosas como o período para fazer revisão e básicas como a pressão dos pneus. Para evitar informações erradas e fontes não confiáveis, o CESVI indica que o consumidor leia, rapidamente os seguintes tópicos: componentes, dispositivos de segurança, dicas de condução segura, cuidados com o veículo, informações técnicas, garantia e manutenção preventiva. Vamos a eles:
1 - Componentes Os que você deve ler são aqueles de fácil acesso e que, inevitavelmente estará em contato, como rodas, retrovisores e painel de instrumentos. No manual é possível ver como eles funcionam, qual o perfeito estado de funcionamento e quando devem ser substituídos.
2 - Dispositivos de segurança Aqui são listados os cintos de segurança, airbags e outros itens que possam ajudar a manter todos os ocupantes a salvo. Nessa seção há a indicação de como devem ser utilizados.
3 - Condução segura Os manuais também são educativos: nas páginas dedicadas à condução com segurança há dicas como ligar os faróis quando estiver chovendo, mesmo durante o dia. Outras situações adversas são listadas e soluções para enfrentar cada uma delas.
4 - Cuidados Nesse capítulo constam informações que ajudam o proprietário a realizar procedimentos sem danificar o veículo, como a forma certa para levantar o automóvel no macaco para trocar os pneus.
5 - Informações técnicas Aqui constam aquelas informações que os apaixonados por carros sempre buscam: motorização, versão, potência, taxa de compressão, torque, transmissão, número de marchas, dimensões e muitas outras.
6 - Garantia O manual também carrega informações preciosas sobre a garantia, como proceder corretamente para não perdê-la, o certificado de garantia e a cobertura.
7 - Manutenção preventiva Isso é muito importante para manter a saúde do veículo e a segurança da sua família e dos outros motoristas. Nesse setor o manual explica como é a manutenção preventiva, as peças que devem ser trocadas e verificadas e de quanto em quanto tempo você deverá procurar uma oficina.
Curiosidades Além das sete partes mais importantes, o manual traz todas as informações relevantes - e também não tão relevantes - sobre o automóvel. Como:
- Se o vidro automático encontrar qualquer obstáculo durante o fechamento, ele irá inverter o sentido e abrirá novamente. Mas não há proteção contra esmagamento quando o vidro está quase fechado. Para que ninguém se machuque, mantenha braços, mãos, dedos e objetos longe dos vidros antes de fechá-los;
- Não deixe o acoplamento do reboque ligado ao veículo quando o carro estiver desligado, pois isso pode descarregar a bateria;
- Não use graxas ou óleo nas porcas e parafusos, pois isso pode fazer com que elas caiam. O resultado pode ser uma roda solta, com risco de acidente fatal;
- O fluido de freio é corrosivo e venenoso. Nunca o coloque em contato com os olhos, pele, tecidos ou superfícies pintadas.
Comentários