Praticamente todos os fabricantes de veículos do país têm política de revisão com preço fixo. Quer dizer, você já sabe quanto vai gastar na manutenção obrigatória até o período de garantia. Em geral, a cobertura de fábrica concedida pelas marcas para os automóveis de passeio é de três anos ou 60 mil km. Porém, algumas oferecem planos de revisão na concessionária com valores fechados mesmo após esse período. Mas vale a pena?
Aí vai do bolso de cada um. Nas revisões feitas nas concessionárias, você terá a garantia, principalmente, do uso de peças originais. Além disso, os profissionais da rede são treinados e especializados nos modelos da marca. Fora o fato de que as oficinas das concessionárias têm equipamentos e ferramental também específico, principalmente no que diz respeito à parte elétrica do carro.
Porém, a revisão na concessionária após a garantia costuma ser entre 25% e 40% mais cara que em uma oficina independente. Pegamos alguns exemplos de valores praticados por marcas - como Chevrolet, Ford, Hyundai, Renault e Volkswagen - e comparamos com a média cobrada por estabelecimentos da Grande São Paulo para os mesmos serviços descritos nas manutenções periódicas.
No caso do Chevrolet Onix 1.4 ano 2014, a revisão dos 70 mil km ou do sétimo ano custa um total de R$ 656 para troca de lubrificante, filtros do óleo e anel do bujão do cárter na concessionária. A média cobrada na região metropolitana de São Paulo em oficinas independentes ficou em R$ 450, com mão de obra e o uso dos produtos dentro das especificações de fábrica. Veja abaixo outros comparativos de revisões dentro e fora da revenda.
É bom ressaltar que em oficinas independentes muitas vezes não haverá peças originais, e sim similares e genéricas. De qualquer forma, o óleo e o fluido do freio e da transmissão podem até não seguir a mesma marca indicada pelo fabricante, mas devem estar rigorosamente dentro das especificações recomendadas pela montadora no manual do proprietário.
Agora, veja alguns valores de revisões após os 60 mil km.
Itens que serão trocados:
Itens que serão trocados:
Itens que serão trocados
*a Hyundai tem garantia de 5 anos para a sua linha no Brasil
Itens que serão trocados
Itens que serão trocados



Email enviado com sucesso!