Blazer EV: 3 razões para ter e 3 para repensar

Esse SUV elétrico da Chevrolet briga na mesma faixa de preço de alguns modelos de marcas premium. Será que vale a pena?

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Evandro Enoshita
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Não dá para chamar o Chevrolet Blazer EV é de carro comum. E não estou falando apenas da carroceria imponente e das linhas bem ousadas.

Esse SUV médio quase grande é um dos poucos ocidentais - é feito no México - em meio a uma enxurrada de elétricos chineses e, mesmo sendo uma carro de marca generalista, briga na mesma faixa de preço de alguns automóveis a bateria de marcas premium.

No Brasil, o Blazer EV é oferecido na versão única RS, que sai por R$ 503.190. Mas será que vale a pena comprar? Veja quando vale a pena considerar o SUV da Chevrolet ou quando é melhor partir para um concorrente direito.

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Chevrolet Blazer Ev 1
O Blazer EV é um dos poucos elétricos ocidentais na faixa de preço até R$ 500 mil
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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Blazer EV: 3 razões para ter e 3 para repensar

Razões para comprar um Blazer EV

1. Autonomia

O Blazer EV é um automóvel a bateria que vai bem longe: 481 quilômetros. Marca inferior apenas ao - bem mais caro - BMW iX, que roda até 528 quilômetros sem precisar parar para recarregar.

Cortesia da moderna plataforma Ultium - criada pela General Motors do zero para carros elétricos - e da bateria de 102 kWh, que tem uma das maiores capacidades entre os eletrificados do mercado brasileiro.

2. Macio na rodagem

Apesar do visual bastante esportivo, o Blazer EV tem um comportamento típico de uma "banheira" voltada para o mercado americano.

Além do ótimo isolamento acústico, o SUV da Chevrolet tem suspensão macia e que absorve muito bem as irregularidades do piso. Mas não é molenga em excesso. Já a direção é bem leve mesmo no acerto esportivo, embora não seja tão direta.

Chevrolet Blazer Ev (2)
SUV espaçoso, o Blazer EV trata muito bem os passageiros do banco traseiro. E os dos bancos dianteiros também
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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3. Conforto

Com 4,88 metros  de comprimento e 1,98 metros de largura, o Blazer EV tem uma cabine bem ampla, com espaço de sobra no banco traseiro. Além do piso plano, há espaço de sobra para os pés e as pernas. E ainda tem função aquecimento para melhorar o conforto nos dias mais frios.

Mas quem vai na frente também passa bem. Os bancos são bem confortáveis e têm aquecimento, resfriamento e ajustes elétricos. O porta-malas tem 436 litros de capacidade. Nada demais. E nada de menos. O foco, mesmo, são as pessoas.

Razões para comprar um concorrente do Blazer EV

1. Não é um carro premium

Apesar de ser um automóvel muito bem equipado, com um belo conjunto mecânico, e cheio de predicados, o Blazer EV não tem o mesmo polimento de modelos de marcas premium.

O acabamento, por exemplo, é bom para um SUV médio generalista. Mas poderia ser mais sofisticado. Se ter pegada de carro premium é importante para você, então uma opção é o BMW iX3 M Sport, de R$ 519.950.

Chevrolet Blazer Ev 2
O sistema de som premium Bose é realmente bom. Mas o acabamento poderia ser mais... premium
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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2. Desempenho

O Blazer EV é muito ágil. Com tração traseira, vai de zero a 100 km/h em 5,8 segundos. Mas se você espera acelerações de perder o fôlego, o Chevrolet não é para você. Afinal, o conjunto mecânico de 347 cv de potência não faz milagre em um carro de quase 2,5 toneladas de peso.

Uma opção na mesma faixa de preço e que entrega desempenho mais empolgante é o Zeekr 001 Premium. Sai por R$ 495 mil, tem tração integral e 544 cv de potência. E acelera de zero a 100 km/h em 3,8 segundos.

3. Sem sete lugares

Apesar das dimensões bastante avantajadas da carroceria, o Blazer EV é oferecido apenas na configuração de cinco assentos.

Uma alternativa é o também elétrico BYD TAN EV, que sai por R$ 536.800. É mais caro? Sim. Mas é equipado com tração integral e um conjunto motriz de 517 cv de potência. Além dos bancos adicionais no porta-malas.

Apesar das dimensões avantajadas, o Blazer EV oferece espaço para levar cinco ocupantes
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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