A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo divulgou a tabela de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para o exercício 2019, que deve ser integralmente quitado entre janeiro e março do ano que vem para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares. No ano que vem, o tributo, calculado com base em pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) sobre os preços de mercado dos veículos, terá uma redução média de 3,34%.
O imposto pode ser pago em parcela única em janeiro, o que dá direito a uma redução de 3%, ou pago em cota única no mês de fevereiro, sem o desconto. Também é possível parcelar o IPVA em três vezes, também sem o desconto, nos meses de janeiro, fevereiro e março (confira o calendário abaixo, organizado de acordo com o final da placa).
A Fazenda estima arrecadar R$ 14,9 bilhões com o pagamento do tributo. Metade do valor é repartida com o município onde o automóvel foi registrado. A receita será investido pelo governo estadual em obras de infraestrutura, bem como serviços como educação e saúde, segundo a Fazenda.
Aproximadamente 17,4 milhões de veículos terão de recolher o IPVA no estado que tem a maior frota do país, enquanto 300 mil estão isentos da cobrança, seja por terem mais de 20 anos de fabricação ou estarem enquadrados em outras situações que dispensam o pagamento, como uso em táxi, por pessoas com deficiência, igrejas e entidades sem fins lucrativos. Veículos oficiais e micro-ônibus urbanos também estão livres do imposto.
Para efetuar o pagamento basta ter o número do Renavam e quitar o débito em agência bancária credenciada, presencialmente ou por meio eletrônico, em caixa de autoatendimento, internet ou aplicativo.
Calendário de vencimento do IPVA 2019
(Para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus e similares)



Email enviado com sucesso!