Câmbio manual: veja quais são os modelos à venda

Padrão no passado, a transmissão convencional hoje está restrita praticamente a modelos de entrada ou de nicho

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Câmbio manual: veja quais são os modelos à venda
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Você compraria um carro zero-quilômetro com câmbio manual? A não ser que você seja um entusiasta do pedal de embreagem, a resposta para essa pergunta será não. E o reflexo disso é visto no mercado, já que hoje as opções de automóveis com transmissão convencional são bem mais limitadas do que em anos passados.

Contando apenas os carros de passeio e as picapes, atualmente são 32 opções de modelos com pelo menos uma versão equipada com câmbio manual. A marca com maior número de automóveis é a Fiat (seis modelos), seguida pela Chevrolet (cinco) e pela Volkswagen e Renault, empatadas com quatro veículos.

    • Comprar carros
    • Comprar motos
    Ver ofertas

    O Renault Duster é um dos poucos SUVs que ainda tem a opção do câmbio manual
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Porém, mais do que os números, o que chama a atenção é a distribuição dessas opções. Entre os automóveis de passeio, quase todos os carros com câmbio manual são compactos de entrada e equipados com motor 1.0 aspirado. Ou versões iniciais de modelos mais sofisticados.

    Entre as picapes, é mais comum encontrar configurações equipadas com o pedal de embreagem, principalmente aquelas voltadas para o trabalho. Inclusive, a picape Volkswagen Saveiro é um dos poucos automóveis vendidos no Brasil - se não o único - sem a opção da caixa automática.

    E mesmo entre os esportivos, o câmbio manual já se tornou um artigo de nicho. Tanto que quatro marcas (Ford, Honda, Porsche e Toyota) só entraram nessa lista por trazerem um único modelo com a transmissão mecânica.

    Confira a seguir quais são (e quanto custam) os carros com câmbio manual vendidos no Brasil:

    Chevrolet

    Montana - 1.2 Turbo (R$ 138.290) e LT manual (R$ 145.590)

    Onix - 1.0 (R$ 94.900), LT manual (R$ 102.990) e 1.0 turbo LT manual (R$ 112.390)

    Onix Plus - LT manual (R$ 106.790) e 1.0 turbo LT manual (R$ 119.190)

    S10 - WT Cabine Simples (R$ 253.290) e WT Cabine Dupla (R$ 272.890)

    Spin - LT (R$ 132.990)

    Citroën

    Basalt - 1.0 (R$ 101.490)

    C3 - Live (R$ 81.400), Live Pack (R$ 89.400) e Feel (R$ 92.400)

    Fiat

    Argo - 1.0 (R$ 91.990) e 1.0 Drive (R$ 93.990)

    Cronos - 1.0 (R$ 106.990)

    Mobi - Like (R$ 80.990) e Trekking (R$ 82.990)

    Pulse - 1.3 Drive (R$ 98.990)

    Strada - Endurance Cabine Plus (R$ 111.990), Freedom Cabine Plus (R$ 118.990), Freedom Cabine Dupla (R$ 126.990) e Volcano Cabine Dupla (R$ 129.990)

    Titano - Endurance (R$ 233.990)

    Ford

    Mustang - R$ 600.000

    Ranger - XL (R$ 264.200)

    Mesmo entre os esportivos, o manual Civic Type R é uma exceção
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
    toggle button

    Honda

    Civic Type R - R$ 429.900

    Hyundai

    HB20 - Comfort (R$ 95.790) e Limited (R$ 99.990)

    HB20S - Comfort (R$ 104.290) e Limited (R$ 106.490)

    Nissan

    Frontier - S (R$ 248.990)

    Peugeot

    208 - Active (R$ 91.990) e Style (R$ 103.990)

    Porsche

    911 - Carrera T (R$ 980.000), Carrera T Cabriolet (R$ 1.040.000) e GT3 (R$ 1.467.000)

    Renault

    Duster - Intense (R$ 137.390)

    Kardian - Evolution (R$ 112.690)

    Kwid - Zen (R$ 79.790), Intense (R$ 82.990), Iconic (R$ 86.490) e Outsider (R$ 86.590)

    Oroch - Pro (R$ 123.790), Intense (R$ 131.290) e Iconic (R$ 137.590)

    Suzuki

    Jimny - 4You (R$ 152.990)

    Toyota

    GR Corolla - Core (R$ 416.990) e Circuit (R$ 461.990)

    Hilux - Cabine Simples (R$ 258.090) e Power Pack Cabine Dupla (R$ 274.690)

    Volkswagen

    Polo - Track (R$ 95.790) e Robust (R$ 97.440)

    Saveiro - Robust Cabine Simples (R$ 108.650), Trendline Cabine Simples (R$ 114.790), Robust Cabine Dupla (R$ 123.990) e Extreme Cabine Dupla (R$ 129.250)

    Tera - MPI (R$ 103.990) e TSI (R$ 116.990)

    Virtus - TSI Sense (R$ 108.990) e TSI (R$ 119.999)

    Vídeo relacionado

    Veja também

      Tags:Mercado
      Comentários
      Wid badge