Os SUVs estão dominando o mercado. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a julho deste ano, 53,9% dos carros novos vendidos no Brasil foram utilitários esportivos. No entanto, nas grandes cidades — e para um determinado perfil de pessoas — os carros práticos e confiáveis podem ser muito mais simples e, claro, econômicos.
Nem todo mundo precisa do porta-malas gigante de um SUV, pois viaja pouco e faz compras básicas para a semana. Nem todo mundo transporta várias pessoas todos os dias. Nem todo mundo é muito alto e precisa de um SUV para ter uma posição mais confortável ao volante. Nem todo mundo tem facilidade para estacionar um SUV em vagas apertadas no supermercado, shopping ou na rua — isso quando encontra uma vaga para um grandalhão. E nem todo mundo tem o dinheiro necessário para comprar um SUV.
Então, se você é do tipo que não vê necessidade em ter um utilitário esportivo, nós do WM1 preparamos uma lista com cinco carros pequenos — todos hatches, na verdade — que entregam simplicidade, praticidade e custam menos de R$ 45 mil. Detalhe extra: todos têm mecânica confiável.
Aproveite:
Primeiro vamos definir o que são carros práticos e confiáveis. Em linhas gerais, são modelos que se destacam pela mecânica simples e robusta, pelo baixo custo de manutenção e também baixo consumo de combustível, seja etanol ou gasolina. Também é preciso destacar a boa reputação no mercado junto aos atuais e ex-proprietários. E por conta do tamanho, esses veículos também são ideais para o trânsito urbano e fáceis de estacionar. Ou seja: práticos!
O Toyota Etios é uma excelente opção para quem busca um carro prático e confiável. Por até R$ 45 mil, é possível encontrar modelos entre os anos de 2012 a 2016, nas versões X, XS e XLS, com motor 1.3 ou 1.5 e sempre com transmissão manual. Na versão hatch, o Etios tem 3,88 metros de comprimento, 2,46 metros de entre-eixos, 1,69 metro de largura, 1,51 metro de altura e porta-malas com capacidade para 270 litros.
Outra figurinha carimbada dos carros práticos e confiáveis é o Volkswagen UP!. O modelo, que deixou de ser fabricado no Brasil, tem 3,69 metros de comprimento, 2,42 metros de entre-eixos, 1,64 metro de largura, 1,50 metro de altura e porta-malas de 285 litros.
Pelo teto de R$ 45 mil encontramos muitas opções do pequenino da Volks. Existem configurações Move, Take, High e Track. Tem opção com motor 1.0 aspirado ou 1.0 turbo. Na grande maioria das opções, o câmbio é automático. Porém existem unidades com câmbio automatizado I-Motion, também.
Saiba mais:
Pequeno, mas conhecido pelo espaço interno generoso, o Renault Sandero mede 4,07 metros de comprimento, 2,59 metros de entre-eixos, 1,73 metro de largura, 1,57 metro de altura e tem um porta-malas de 320 litros — excelente para a categoria. Outro ponto forte é a mecânica confiável e barata, o que o torna um dos preferidos dos motoristas de aplicativo, mesmo não sendo mais vendido no Brasil.
Por R$ 45 mil, há versões da primeira e segunda gerações, com destaque para a configuração Stepway, que tem visual aventureiro e suspensão elevada. Os motores disponíveis são 1.0 12V, 1.0 16V, 1.6 8V e 1.6 16V, com transmissões manual, automatizada ou automática.
Assim como o Etios, o Nissan March teve vida curta no Brasil, mas continua valorizado no mercado de usados por estar entre os carros práticos e confiáveis. Mede 3,82 metros de comprimento, 2,45 metros de entre-eixos, 1,67 metro de largura, 1,52 metro de altura e tem porta-malas de 265 litros.
Com até R$ 45 mil, é possível encontrar diversas versões: S, SV, SR, SL, Active, Conforto e até a edição especial S Rio, lançada em homenagem às Olimpíadas de 2016. Os motores são 1.0 12V ou 1.6 16V, sempre com câmbio manual de cinco marchas.
Para fechar a lista, trazemos um modelo que sempre recomendamos no WM1 por ser um dos carros práticos e confiáveis e discretos: Kia Picanto. Equipado com motor 1.0 12V, ele oferece duas opções de câmbio — manual e automático — e ambas podem ser encontradas por até R$ 45 mil.
O Picanto foi vendido com dois visuais diferentes no Brasil: o primeiro com linhas arredondadas e o segundo com vincos marcantes, que deram ao modelo um ar mais robusto. Nesta segunda geração, ele mede 3,59 metros de comprimento, 2,38 metros de entre-eixos, 1,59 metro de largura, 1,49 metro de altura e tem porta-malas de 200 litros.



Email enviado com sucesso!