Carros que saíram de linha no Brasil em 2022

O mercado teve 18 baixas ao longo do ano, mas algumas partidas podem ser consideradas mais marcantes que outras

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Carros que saíram de linha no Brasil em 2022
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O ano de 2022 foi recheado de lançamentos no Brasil. Mas as despedidas também foram várias. Ao todo, 18 carros saíram de linha ao longo desses doze meses.

Apesar de ter ficado abaixo dos 33 modelos que se despediram em 2021, o número ainda é alto. Vale lembrar que em janeiro de 2022 passaram a valer as novas regras de emissões de poluentes do Proconve L7, o que acabou acelerando a saída de alguns carros no ano anterior.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Mas os impactos continuaram ao longo do ano. Alguns carros com projetos defasados, que perderam versões no fim de 2021, também acabaram chegando ao fim de 2022 na fila de despedidas.

É claro que nem todas as saídas foram por conta do Proconve L7. Alguns modelos só perderam espaço por integrarem segmentos atualmente pouco prestigiados.

O obituário automotivo inclui alguns carros importantes e tradicionais no nosso mercado. Abaixo, fizemos uma lista com cinco modelos que certamente vão deixar saudades nos fãs das quatro rodas.

Carros que saíram de linha em 2022

A versão derradeira do Gol se esgotou pouco tempo após o início das vendas
Crédito: Volkswagen/Divulgação
toggle button

Volkswagen Gol

Depois de 42 anos de uma longa e vitoriosa história, o Gol se despediu do mercado. O hatch deu adeus em grande estilo, com a versão Last Edition, que foi produzida em apenas mil unidades. Desse total, 650 ficaram aqui no Brasil e as outras 350 foram para outros países da América do Sul onde o Gol também foi vendido.

Na derradeira configuração, o modelo manteve no Brasil a mesma motorização 1.0 de até 84 cv e 10,4 kgf.m de torque do Gol "comum". A transmissão é manual de cinco marchas.

Para se despedir com estilo, a versão recebeu diversos detalhes exclusivos, como pintura diferenciada, com detalhes em preto, badges exclusivos e até uma placa com a numeração do modelo.

Os faróis e lanternas ganharam acabamento fumê, as maçanetas e os retrovisores são pretos e as rodas de 15 polegadas são escurecidas. No interior, são novos os revestimentos dos bancos, com costuras em vermelho na coifa do câmbio e também no volante.

A série especial Sandero S Edition marcou a despedida do modelo lançado no Brasil em 2007
Crédito: Rodolfo Buhrer/La Imagem/Divulgação
toggle button

Renault Sandero

O Sandero é outro hatch que foi tirado de linha neste ano. A despedida foi confirmada pela Renault em outubro. Vendido por aqui desde 2007, o dois volumes deixou o mercado brasileiro em sua segunda geração.

Na última linha, o hatch era vendido em apenas uma versão, a S Edition, que tinha motor 1.0 aspirado SCe de 82 cavalos e 10,5 kgf.m de torque. A transmissão era manual de cinco marchas. As versões 1.6 do hatch já haviam sido descontinuadas no fim de 2021.

Apesar do fim do Sandero, o Stepway que, até 2019 ainda era uma versão aventureira do hatch, segue à venda pela Renault. O modelo agora se posiciona entre Kwid e Duster.

O Hyundai IX35 foi descontinuado por conta da dificuldade de atualização do seu motor 2.0 às novas regras de emissão
Crédito: Divulgação
toggle button

Hyundai IX35

Lançado por aqui em 2010, o Hyundai IX35 foi uma das vítimas diretas das novas regras de emissões. O Proconve L7 fechou o cerco aos motores poluentes e o 2.0 aspirado usado no SUV não resistiu.

A despedida foi confirmada já no início do ano, em fevereiro. Ao longo da sua trajetória no mercado brasileiro, o SUV dividiu espaço com o seu substituto, vendido com o nome de Tucson.

O SUV mais atual, porém, seguirá em produção no Brasil, onde passará por uma atualização no visual.

Na reta final, o Volkswagen Voyage é oferecido em versão única, com preço de R$ 89 mil
Crédito: Divulgação
toggle button

Volkswagen Voyage

O sedã do Gol também se despediu. Mas, diferentemente do hatch, saiu do mercado de fininho. A Volkswagen parou de produzir o modelo antes mesmo de anunciar seu fim.

As últimas unidades disponíveis do sedã foram oferecidas em versão única, com o mesmo motor 1.0 aspirado do Gol - capaz de produzir 84 cv e 10,5 kgf.m de torque. A transmissão é a manual de cinco marchas.

Com a saída do três volumes compacto, a marca agora tem no Virtus, que custa mais de R$ 110 mil, seu sedã mais acessível.

O Jimmy produzido no Brasil se despede e abre espaço para linha maior do importado Sierra
Crédito: Divulgação
toggle button

Suzuki Jimny

Fabricado por mais de uma década pela Suzuki em Goiás, o Jimny também deixou de ser vendido no Brasil. O SUV nacional deu espaço para que a nova linha Sierra permaneça sozinha na linha.

Até a despedida, o modelo era comercializado em quatro versões. Os carros vinham com motor 1.3 a gasolina capaz de gerar 85 cv e 11,2 kgf.m de torque, a transmissão era manual de seis marchas e a tração, é claro, nas quatro rodas.

Aliás, o motor foi um dos grandes empecilhos para a continuidade do SUV no mercado brasileiro. A marca teria um custo grande para conseguir atualizar o propulsor às novas normas de emissões de poluentes.

Confira a lista completa:

 - Volkswagen Gol

 - Volkswagen Voyage

 - Renault Sandero

 - Hyundai IX35

 - Hyundai Tucson

 - Hyundai HB20X

 - Honda Accord

 - Suzuki Jimny

 - Suzuki S-Cross

 - Suzuki Vitara

 - Chery Tiggo 2

 - Chery Tiggo 3X

 - Chery Arrizo 6

 - Mitsubishi Outlander Sport

 - Volvo S60

 - Volvo S90

 - BMW X2

 - Mercedes-Benz A 200 Sedan Advance

Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.

Comentários
Wid badge