Cinco carros familiares que sobrevivem no Brasil

Apesar da "moda mundial" dos SUVs, modelos criados para situações cotidianas sobrevivem e oferecem conforto e desempenho

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Evandro Enoshita
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Durante muitos anos a tarefa de levar as crianças ao colégio, de levar as compras do mercado e de viajar com a patota de casa coube às station wagons, tradicionais carros familiares. Foram tempos gloriosos de modelos como Volkswagen Parati, Chevrolet Ipanema e muitas outras "peruas" que vieram depois.

Mas essas versões de modelos que originalmente eram hatches ou sedãs deram lugar às minivans. O consumidor brasileiro descobriu o espaço interno e a funcionalidade de modelos como Renault Scénic, Citroën Picasso e Chevrolet Zafira - que viraram uma febre.

Mas tudo tem início, meio e fim. E, embora depois tenham surgido outras minivans - inclusive maiores -, estas também caíram em desuso: o mercado nacional aderiu à moda mundial dos utilitários esportivos.

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Pouca gente lembra, mas quem começou essa onda por aqui foi mesmo o Ford EcoSport, lá no ano de 2003. Demorou um pouco, mas as outras marcas aderiram progressivamente e hoje os chamados SUVs respondem por 44% das vendas no país, superando até as de modelos compactos.

Mas, apesar da moda dos SUVs, ainda existem modelos com proposta de uso muito familiar. O WM1 lista aqui cinco opções de carros familiares para quem não dá muita bola para tendências e quer mesmo é muito espaço interno para família e bagagens, seja no uso diário ou nas viagens de fim de semana. Os preços são do Catálogo 0 km da Webmotors.

Carros familiares que sobrevivem no Brasil:

A minivan Kia Carnival tem motor V6 de 272 cv e leva oito pessoas com muito luxo e conforto
Crédito: Divulgação
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Kia Carnival

A Kia Carnival é um dos últimos representantes no Brasil do segmento das minivans. Mesmo assim, é uma opção interessantíssima para aqueles com o orçamento (bem) mais folgado e que fazem questão de muito espaço.

Oferecido apenas na versão EX, com motor 3.5 V6 de 272 cv e câmbio automático de oito marchas, a Carnival sai por R$ 544.990 e leva oito ocupantes com bastante conforto, em uma cabine luxuosa e com vários equipamentos.

De série, a minivan tem itens como portas laterais com abertura e fechamento motorizados, ar-condicionado digital de três zonas e sistema de som premium Bose.

A minivan Chevrolet Spin tem versões para aqueles que precisam de sete lugares ou de um grande porta-malas
Crédito: Divulgação
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Chevrolet Spin

No mesmo espírito da Carnival, mas em um pacote mais econômico, está a Chevrolet Spin. É a única opção de carro brasileiro de sete lugares para quem não quer comprar um SUV.

Com preços que variam entre R$ 106.560 e R$ 131.490, a Spin é uma opção que se destaca pela combinação de preço acessível e ótimo espaço interno. Além das versões para sete passageiros, a linha também tem configurações de cinco lugares, com um porta-malas de ótimos 710 litros.

Com espaço de sobra, a Spin é indicada para motoristas sem pressa. O motor é o veterano 1.8 8V de 111 cv, combinado com um câmbio automático de seis marchas.

O Peugeot Expert tem espaço digno de furgão de carga, mas pode ser guiado com a CNH de categoria B
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Peugeot Expert

Se você está em busca de muita versatilidade e realmente não liga para luxo ou sofisticação, então uma opção é o furgão Peugeot Expert. Ou até os seus irmãos Citroën Jumpy e Fiat Scudo.

Com preços que partem de R$ 192.490 na variação Vitré (com janelas laterais), o modelo cargueiro é homologado para ser transformado em uma van de passageiros, capaz de levar até oito passageiros e o motorista.

Sem os bancos, o compartimento traseiro suporta até 1.500 kg. O furgão da Peugeot é movido por um motor 1.5 diesel de 120 cv. Para completar, dá para dirigir a Expert usando a mesma CNH categoria B necessária para um automóvel "normal".

O Fiat Cronos oferece um porta-malas de 525 litros. Essa capacidade é a maior entre os sedãs compactos e médios
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Fiat Cronos

O fim das peruas foi cruel com aqueles que precisam de um automóvel acessível para levar a família. Afinal, entre os veículos zero-quilômetro abaixo de R$ 100 mil, só restaram os sedãs compactos como opções de carros familiares com grandes porta-malas.

Com um bagageiro com capacidade de 525 litros - o maior entre os sedãs médios e compactos -, o Fiat Cronos é uma opção interessante para quem precisa de muito espaço para as compras ou para as malas da família.

Com preços entre R$ 82.698 e R$ 103.417, usa os motores 1.0 e 1.3 Firefly. Este último propulsor, aliás, pode ser combinado com um câmbio automático CVT. É a configuração que testamos recentemente aqui no WM1.

O sistema de bancos modulares do City Hatchback permite transformar a cabine em um espaço de carga
Crédito: Divulgação
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Honda City Hatchback

Diferentemente do que acontece em outros mercados, os hatches compactos no Brasil não ficam restritos ao uso nas cidades. Esse mesmo automóvel precisa ser capaz, também,  e levar a família em uma viagem.

Para aqueles que querem um compacto capaz de fazer tudo, uma opção é o Honda City Hatchback, com preços que variam entre R$ 121.200 e R$ 130.700. O espaço no banco traseiro é um dos pontos fortes do modelo, embora o porta-malas leve apenas 268 litros.

Por outro lado, o City Hatchback herdou do Fit o sistema de bancos modulares que permite transformar a cabine em um amplo espaço para cargas. Ótima alternativa para os casos em que a família é composta por um casal sem filhos.

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