Os sedãs sempre foram boas escolhas para quem busca um carro familiar ou até mesmo para trabalho. Alguns deles pelo espaço interno, outros pelo porta-malas, pelo conforto ou ainda por representar um bom custo-benefício.
Atualmente, o mercado de carros zero-quilômetro tem deixado o segmento meio de lado - em fevereiro, segundo dados da Fenabrave, apenas seis sedãs figuraram entre as 20 primeiras posições do ranking de carros mais negociados. Mas entre os usados esses modelos ainda são muito cobiçados.
Apesar da boa procura maior, alguns desses modelos já estão fora de linha, o que pode impactar no conhecimento dos novos motoristas sobre seus principais atributos. Pensando nisso, fizemos uma lista com cinco sedãs compactos que ainda são bons negócios e se destacam por uma ou mais características.
1 - Fiat Grand Siena

O Fiat Grand Siena, por exemplo, é um dos modelos exemplares no quesito espaço interno. Vendido até 2021, o sedã tem medidas interessantes de entre-eixos, largura e altura, mas supera boa parte dos concorrentes, mesmo, pelo amplo porta-malas - que acomoda 520 litros.
Entre os sedãs compactos citados nessa lista, é o que tem a maior capacidade nesse quesito. O Chevrolet Prisma, por exemplo - que até ganha por pouco em algumas dimensões da cabine -, tem 20 litros a menos no compartimento.
2 - Chevrolet Prisma
Já o Chevrolet Prisma sobressai em economia de combustível. Nas versões motor 1.4, que rende até 106 cv de potência e 13,9 kgfm de torque, o sedã compacto alcança médias de 12,5 km/l na cidade e de 15,3/km/l na estrada, abastecido de gasolina. Com etanol, as médias também são boas: 8,5 km/l (cidade) e 10,5 km/l (rodoviário).
Vale destacar que nossa lista considera todos modelos com motores aspirados de litragem aproximada e sempre com câmbio manual.
3 - Ford Ka Sedan
Entre os sedãs compactos, as versões 1.5 do Ka Sedan (Ford Ka +) deixaram saudades quando o assunto é desempenho. Isso porque o motor três cilindros Dragon rendia no sedã 136 cv e 16,1 kgf.m de torque. Números interessantíssimos para um carro compacto e de proposta - em teoria -, nada apimentada.
O propulsor no Ka Sedan 1.5 podia ser casado com câmbio automático ou manual, mas vamos considerar a segunda opção. Nessa configuração , o sedã acelera de zero aos 100 km/h em 9,9 segundos. O Prisma leva 10,5 segundos para fazer o mesmo, e o também citado Grand Siena leva 12,9 segundos.
Na prática, o sedã da Ford, que saiu de linha em 2021, é uma ótima opção para quem quer levar a família e ainda se divertir um pouco ao volante.
4 - Renault Logan
Ainda em linha, o Renault Logan é daqueles modelos bons de custo-benefício. Isso porque o sedã tem o melhor espaço interno dessa lista, com 4,34 m de comprimento, 1,73 m de largura e 2,63 m de entre-eixos. E o segundo melhor porta-malas: 510 litros.
O Logan também tem fama de sedã confiável. Especialmente nas primeiras versões, com motores 1.0 16V e 1.6 8V simples, de manutenção fácil e peças baratas, sempre casados a uma transmissão manual de cinco marchas. Porém, os motores que vieram depois, os SCe de quatro cilindros e os tricilíndricos de origem Nissan, também são bem avaliados.
5 - Volkswagen Voyage
O quinto dessa lista de sedãs é o Volkswagen Voyage. Diferentemente dos demais, o modelo é conhecido pela sua boa dirigibilidade e estabilidade. As versões com motor 1.6 MSI, que rende até 104 cv ao três volumes, são as mais bem avaliadas pelos proprietários.
O motor é o mesmo que acompanhou o sedã desde a chegada da segunda geração, em 2008, até o fim da vida do modelo, no fim do ano passado. Sem falar no câmbio manual de cinco marchas, curtinho e com engates precisos como raras vezes nós vemos.
Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.



Email enviado com sucesso!