O Citroën Basalt ficou mais caro. Duas versões do SUV compacto, revelado no fim de 2024 e posicionado como SUV de entrada da marca no Brasil, sofreram reajustes significativos neste início de maio.
A versão T200 Feel automática, que custava R$ 116.900, agora tem preço sugerido de R$ 118.290 — um acréscimo de R$ 1.390. Já a T200 Shine automática, que era vendida por R$ 118.200, subiu para R$ 120.900, ou seja, um aumento de R$ 2.700.
A versão de entrada com câmbio manual, por sua vez, não teve aumento.
Apesar do reajustes nos preços, vale lembrar que a marca, constantemente, anuncia promoções que reduzem de forma considerável o valor das versões.
Conforme anunciado pela Citroën, as ofertas são válidas de acordo com o estoque da montadora. Nesse caso, a versão de entrada aparece com valor de R$ 92.990. A Feel Turbo 200 AT é anunciada por R$ 104.490 e a versão topo de linha é vendida com preço promocional de R$ 109.490.
Mesmo com o reajuste, o Basalt segue continua sendo uma das opções mais acessíveis entre os SUVs turbo com câmbio automático.
O modelo aposta em visual cupê, bom porta-malas e equipamentos de série para conquistar o consumidor — principalmente aquele que busca estilo, mas ainda quer fugir da casa dos R$ 130 mil.
O Citroën Basalt é o novo SUV compacto com estilo cupê da marca francesa e compartilha a plataforma com o C3 e o C3 Aircross. A versão T200 — que agora ficou mais cara — vem equipada com o conhecido motor 1.0 turbo flex de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automático do tipo CVT com simulação de sete marchas.
O conjunto entrega uma performance adequada para o dia a dia, com acelerações e retomadas ágeis. As médias de consumo são as seguintes:
Consumo na cidade: 8,3 km/l (E) / 11,9 km/l (G)
Consumo na estrada 9,6 km/l (E) / 13,7 km/l (G)
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Outro destaque está no porta-malas com capacidade para de 495 litros, um dos maiores do segmento, superando rivais como o Fiat Pulse (370 litros), oVolkswagen Nivus (415 litros) e até Hyundai Creta (433 litros).
Bem equipado, o Basalt tem painel digital de sete polegadas, central multimídia flutuante de 10,1 polegadas com espelhamento sem fio, rodas de liga leve de 16 polegadas, câmera de ré, ar-condicionado digital e controle de estabilidade e tração.
Com o reposicionamento de preços, o Citroën Basalt se aproxima de concorrentes como:
Apesar do aumento, o SUV ainda aposta no custo-benefício e no visual diferenciado para atrair o consumidor que busca um modelo urbano, moderno e mais acessível dentro da categoria dos SUVs turbo.
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Citroën Basalt já emplacou 6.579 unidades em 2025. Somente em abril foram 1.958 unidades vendidas, um número expressivo para um modelo recém-lançado no mercado.
Embora o volume total ainda seja inferior ao de SUVs mais consolidados como Fiat Pulse, Volkswagen Nivus e Hyundai Creta, o desempenho comercial do Basalt é promissor.
A combinação entre visual marcante, bom pacote de equipamentos, motor turbo eficiente e porta-malas generoso tem chamado a atenção dos consumidores.
Com a linha 2025 já nas lojas, a expectativa é que o SUV da Citroën continue ganhando espaço e ajude a reforçar a presença da marca no segmento de utilitários esportivos compactos.
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