Como saber quais os carros com seguro mais barato?

  1. Home
  2. Bolso
  3. Como saber quais os carros com seguro mais barato?
Luana Munekata
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Para saber quais são os carros com seguro mais barato do Brasil, é importante entender como o cálculo é feito pelas seguradoras. Neste universo, os valores não são fixados por veículos, ou seja, motoristas de diferentes idades e classe social vão pagar valores diversos ao contratar o serviço.

Por isso, responderemos algumas dúvidas comuns em motoristas que procuram pagar mais barato no serviço. Para chegar aos valores, no entanto, o ideal é fazer uma simulação, disponível em muitas seguradoras — o mesmo vale para seguro de motos.

O que é usado para a seguradora calcular o perfil?

São inúmeros fatores que juntos definem o perfil do segurado e por isso as seguradoras não trabalham com uma tabela fixa de valores para os veículos:

  • sexo;
  • idade;
  • estado civil;
  • região que mora ou que circula com frequência;
  • tempo de habilitação;
  • modelo do veículo;
  • pessoas incluídas no seguro;
  • histórico do segurado e do carro,
  • frequência e objetivo do uso (trabalho ou lazer, por exemplo).
  • Portanto, para saber se você vai pagar por um seguro barato ou caro, o começo de tudo está no seu perfil. Ele será a principal balança das empresas para calcular o preço final do prêmio.

    Seguro para carro antigo e zero km tem diferença?

    Sim, tem diferença. Normalmente um modelo mais novo costuma ser o carro com seguro mais barato do que os antigos, principalmente quando falamos dos clássicos com modelos mais populares. O principal motivo é a dificuldade das seguradoras em encontrar peças para os carros clássicos.

    O que deixa o seguro de carro mais barato?

    Como já dissemos, o valor do seguro pode variar de acordo com o perfil de quem contratá-lo. No entanto, algumas dicas podem ser valiosas quando o assunto é deixar o valor final do prêmio mais barato. Confira!

    icon photo
    Legenda: Ter uma boa conduta no trânsito também é importante

    1 - Seja um condutor exemplar

    Evitar ao máximo levar multas, ter um bom histórico no Detran e até mesmo em outras seguradoras e tudo que possa te colocar como um condutor exemplar facilita no menor preço do seguro. Portanto, seja um bom motorista e, consequentemente, pague menos pela proteção do seu modelo.

    2 - Equipamentos de segurança

    Ter instalado no veículo equipamentos de segurança contra roubos e furtos como rastreadores colabora para um valor menor do seguro, já que em casos de roubo a possibilidade de encontrar o carro é maior. No entanto, a dica é instalar apenas equipamentos da montadora, caso contrário, realize apenas o seguro.

    3 - Carros com garagem

    Se o veículo fica guardado na garagem — seja durante o dia ou à noite —, a cobertura do seguro veicular tende a ser mais barata, uma vez que o carro passa a correr menos risco de furtos, roubos e até mesmo batidas. Assim, se você possuir um lugar para guardar o seu modelo, a tendência é pagar menos.

    4 - Faça uma pesquisa apurada

    Em vez de já fechar o serviço na primeira seguradora que encontrou ou que fez contato com você, procure por outras opções antes de fechar o negócio. Ter em mãos orçamentos com diversas companhias vai fazer com que você saiba escolher a que oferece o melhor custo-benefício.

    5 - Adicione jovens como condutores eventuais

    Caso você tenha filhos habilitados em casa e queira colocá-los no seguro do carro, adicione eles como condutores eventuais. Geralmente, por estar começando e não terem experiência, as seguradoras costumam cobrar mais caro quando são jovens motoristas.

    Encontre o modelo ideal aqui na Webmotors!

    Agora que você já sabe quais são os carros com seguro mais barato e como as companhias chegam aos valores ofertados, escolha o melhor serviço de proteção do seu modelo. Além disso, confira os mais diversos modelos de carros aqui na Webmotors!

    Comentários

    Ofertas Relacionadas

    logo Webmotors