Veja como funciona o seguro de carro

Antes de contratar o serviço, tire aqui todas as suas dúvidas sobre como funciona a cobertura para o seu automóvel

  1. Home
  2. Bolso
  3. Veja como funciona o seguro de carro
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Ao comprar o nosso primeiro veículo, algumas preocupações começam a surgir logo após a chegada dele na garagem. Entre elas, os motoristas procuram saber como funciona o seguro de carro antes de fechar qualquer acordo com as seguradoras.

O seguro de carro funciona como uma proteção. As companhias, responsáveis por esse serviço, oferecem diferentes coberturas para cobrir os principais danos que venham ocorrer com o veículo, como incêndio, colisão, roubo ou furto.

Mas o assunto é muito mais complexo. Existem dúvidas sobre como funciona a franquia do seguro; o que é determinante para fechar o valor do serviço; as diferenças das coberturas; o que está incluso para terceiros e muito mais.

Como contratar um seguro de carro?

Depois de comprar o seu carro, hora de assegurar ele para evitar quaisquer prejuízos. Para contratar um seguro de carro, é necessário entrar em contato com um corretor de seguros. Esse profissional será o responsável por entrar em contato com as seguradoras para encontrar o melhor seguro de acordo com o seu perfil.

Normalmente, o corretor leva ao motorista duas ou três opções de seguradoras para fechar o serviço. As diferenças entre elas vão ser, principalmente, as coberturas contratadas, o valor final do prêmio e outras vantagens. A validação do seguro só passa a valer após o pagamento do prêmio, que pode ser parcelado.

Como saber o valor do seguro de carro?

As seguradoras não trabalham com uma tabela fixa de preços para o seguro de carro. O valor final vai variar de acordo com o modelo e ano do veículo, local que o motorista mora e costuma circular e, principalmente, o perfil do segurado.

Você já deve ter escutado falar que mulheres e idosos costumam pagar mais barato pelo seguro do carro. De fato, isso costuma ser uma verdade, já que, de acordo com o histórico das seguradoras, essas pessoas costumam ter menos casos de sinistros.

No entanto, só o fato de ser mulher ou idoso não significa que o seguro irá sair mais barato. Se comparar os perfis de uma pessoa que mora em um lugar com alto índice de roubos e furtos contra um com poucas ocorrências, o segundo perfil irá pagar menos.

icon photo
Legenda: Seguro veicular pode cobrir acidentes e até terceiros feridos em alguma ocorrência
Crédito: Getty Images

Outro perfil que costuma aumentar o valor do seguro são os motoristas que utilizam o carro para trabalhar em aplicativos de viagem. Por passar boa parte do dia com o veículo, os riscos de acontecer um sinistro são maiores, portanto, o valor será igualmente maior.

O modelo do carro também influencia no valor do prêmio. Além do fato de que, quanto mais valer o automóvel, mais caro será o seguro. Além disso, as seguradoras têm o histórico de modelos que são chamados de “mais visados”, ou seja, costumam ser alvo de mais furtos e roubos.

Desta forma, são diferentes fatores que levam ao valor final da apólice. Por isso é comum o corretor apresentar mais de uma opção de seguro e seguradora. É comum também algumas empresas reduzirem o valor do prêmio e aumentar o da franquia, em uma tentativa de oferecer um seguro mais barato e fechar o serviço com o cliente.

Quais são as coberturas do seguro automotivo?

Existem as coberturas básicas com a possibilidade de incluir adicionais. Geralmente as opções oferecidas pelas seguradoras são:

  • Incêndio
  • Roubo ou furto
  • Colisão
  • Danos no casco causados por alagamento
  • Danos no casco por causas naturais (granizo, raio)
  • Caso o segurado não esteja satisfeito, existem algumas outras coberturas que podem ser adicionadas no pacote. Claro que, conforme for escolhendo algumas opções, o valor do prêmio irá aumentar. Algumas das opções adicionais, são:

    • Carro reserva
    • Assistência e guincho 24 horas todos os dias da semana
    • Reparos em equipamentos multimídia
    • Cobertura para vidros, lanternas, faróis e retrovisores
    • Extensão de perímetro
    • Proteção para blindagem
    • Além dessas, existem outras opções de coberturas adicionais. Elas vão variar de acordo com a empresa escolhida para fechar o contrato. Vale falar que essas coberturas são exclusivas para problemas no casco (no veículo segurado) - os reparos para carros de terceiros são diferentes.

      Como funciona o seguro de carros para terceiros?

      Quando você se envolve em um acidente com outro veículo ou pessoa, caso tenha incluído a cobertura de danos a terceiros RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativa - Veicular), estarão cobertos os danos materiais, corporais ou morais causados a terceiros e/ou aos seus bens.

      Com isso, caso seja necessário arcar com alguma indenização devido ao acidente, a seguradora será a responsável pelo pagamento das despesas. Isso inclui os gastos com custos judiciais.

      A cobertura de danos a terceiros não inclui a indenização quando o terceiro foi o responsável pelo acidente. A seguradora também não irá arcar com ocorrências de bens de terceiros que estejam sob sua responsabilidade.

      Como funciona o seguro de carro para danos ao motorista ou passageiros?

      Existe também a cobertura de acidentes pessoais por passageiro (APP). Ela cobre sinistros em que algo tenha acontecido com o motorista ou demais ocupantes do carro e garante a indenização completa.

      icon photo
      Legenda: Há diferentes coberturas e valores de franquia para apólices que incluem acidentes
      Crédito: iStock

      Isso significa que você pode contratar coberturas para morte, invalidez permanente e despesas médico-hospitalares. Mas a indenização só será realizada pela seguradora caso tenha sido comprovado que a causa foi decorrente de acidentes com o veículo segurado.

      Veja o significado de alguns termos no seguro de carro

      Você notou ao longo do texto o uso de alguns termos diferentes que envolvem o serviço de seguro de carro, certo? Para não ficar nenhuma dúvida sobre eles, explicaremos o que é e qual o papel de cada um.

      Apólice

      A apólice do seguro é um documento emitido pela seguradora que formaliza o que foi acordado entre a empresa e o segurado. Esse contrato garante que a seguradora irá arcar com todos os riscos acordados e o segurado irá receber todo o apoio necessário.

      Sinistro

      Diferentemente de algo assustador, a palavra ‘sinistro’ é a consequência de algum acontecimento com o bem segurado. Ou seja, no caso do seguro auto, o sinistro acontecerá caso o seu carro tenha sido roubado, furtado, incendiado, após uma colisão ou qualquer outro tipo de ocorrência prevista no contrato da apólice.

      Prêmio

      Assim como sinistro, a palavra ‘prêmio’ tem um outro significado no dia a dia das pessoas que trabalham com seguro. Após decidir o contrato com a seguradora, será necessário pagar o prêmio referente ao seguro. Portanto, ele é o valor total do serviço e pode ser parcelado, dependendo da empresa contratada.

      Franquia

      Além do custo inicial acordado, referente ao prêmio, é estipulado em contrato o valor da franquia daquela apólice. Ela se refere à quantia que o segurado deverá pagar em alguns sinistros que venham ocorrer. Para a seguradora realizar os reparos, é necessária a participação direta no pagamento com um valor pré-determinado.

      Vistoria prévia

      Normalmente na primeira vez que você fecha o seguro de carro, a seguradora pode solicitar a vistoria prévia do automóvel. O objetivo é avaliar o seu veículo para saber a conservação atual dele e garantir que todas as informações preenchidas por você no momento de contratar o seguro sejam verdadeiras.

      icon photo
      Legenda: As companhias seguradoras costumam realizar uma vistoria prévia do carro
      Crédito: iStock

      Por isso, é extremamente importante não mentir em nenhum momento para a seguradora. As fraudes de seguro são recorrentes e a vistoria prévia é uma maneira de garantir que isso não ocorra. Portanto, sempre informe o histórico real do carro.

      Saiba tudo sobre o seu carro com o WM1!

      Além de notícias sobre essa de como funciona seguro de carro, aqui no portal de notícias WM1 você fica por dentro das principais novidades sobre o mundo automotivo. Além disso, se você procura por uma seguradora para o seu modelo, conheça o AutoCompara do Santander e faça uma cotação on-line em minutos.

       

      Comentários

      Ofertas Relacionadas

      logo Webmotors