Vai comprar veículo em outra cidade? Tenha cautela

Veja os cuidados para não cair em golpe e fazer o negócio com segurança fora da cidade onde você reside

  1. Home
  2. Bolso
  3. Vai comprar veículo em outra cidade? Tenha cautela
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Uma das vantagens de pesquisar ofertas em sites como a Webmotors é ter acesso a um catálogo de milhares de veículos em todo o território brasileiro - a localização do bem desejado pode ser ajustada nos critérios de busca. Por vezes, você encontra um veículo com as características e o preço desejados, mas ele está em outra cidade ou até em outro estado.

Aí surge a pergunta: como fazer para não perder o que parece ser um bom negócio e não correr risco de ser vítima de um golpe? A primeira dica é obter o máximo de informações possível tanto a respeito do carro, moto ou utilitário pretendido quanto do vendedor, especialmente se o negócio for entre pessoas físicas, particulares. Tudo isso antes de conferir o produto pessoalmente.

 Banner Autopago
Legenda: Banner Autopago
Crédito: Webmotors/WM1

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS VANTAGENS DO AUTOPAGO

"Em situações como essa, os riscos de ser enganado são grandes, pois o anúncio do veículo pode ser na verdade um chamariz para a prática de crimes como sequestro e estelionato", alerta Amos Lee Harris Junior, especialista no setor e CEO da Uniauto (Universidade Automotiva). Para ele, o ideal é dar preferência a veículos que estejam próximos de onde o comprador reside. Caso contrário, é bom ligar o "desconfiômetro" e buscar o máximo de informações com antecipação.

"Peça o Renavam e a placa do veículo para conferir no site do respectivo Detran se existem multas, débitos em aberto e eventuais restrições. Também exija fotos e informações detalhadas e, além disso, solicite dados pessoais do vendedor, como RG e CPF, que permitem pesquisar se ele tem antecedentes criminais ou algum processo em andamento contra si em um Tribunal de Justiça", recomenda Harris Junior. "Sei de casos nos quais o vendedor estava enfrentando processo de divórcio litigioso e não informou isso ao comprador, que depois teve de devolver o veículo por conta da partilha de bens do antigo proprietário com a ex-mulher, por exemplo", complementa.

Também fique esperto com os indícios de fraude ou golpe, como anúncio por valor bem abaixo da tabela, exigência de pagamento antecipado ou de benefícios fora da realidade do mercado - nessas condições, provavelmente nem valerá a pena viajar e conferir pessoalmente. Se for comprar de uma loja ou concessionária, pesquise se o endereço existe, se corresponde de fato ao estabelecimento e sempre realize a negociação nas dependências. Também pesquise sites de reclamação de consumidores em busca de eventuais problemas com clientes.

Se a compra for de um proprietário particular, dê preferência a locais públicos para o primeiro encontro. Para sua segurança, a Webmotors, em parceria com a Dekra, oferece uma relação de pontos de encontro, hoje disponível somente para algumas cidades de São Paulo e que será expandido para outras cidades e estados.

Lembre-se que, se a compra for efetivada, ao fazer a transferência o veículo pode manter a cidade e o estado de registro. Caso contrário, será preciso transferir a propriedade para seu local de residência no respectivo Detran.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors