Abaixo, portanto, você confere quais os sedãs compactos mais econômicos do país. Aqui, importante dizer, estão apontados somente modelos já testados e avaliados oficialmente pelo Inmetro, todos zero-quilômetro, sem qualquer inserção de modelos híbridos, que podem até ser (muito) mais econômicos, mas que custam bem mais caro.
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Importante, também, ressaltar que selecionamos as versões mais econômicas de cada carro. Para o posicionamento no ranking, consideramos o desempenho na estrada - e, como critério de desempate, levamos em consideração o quanto cada um "bebe" em ciclo urbano.
Confira os cinco sedãs mais econômicos do Brasil
1. Chevrolet Onix Plus LT 1.0
Equipado com motor 1.0 aspirado e transmissão manual de seis marchas, o Onix Plus é imbatível. O três-volumes da Chevrolet é o sedã compacto mais econômico do Brasil. E mais: chega a superar até mesmo veículos híbridos, embora estes não entrem na disputa. A título de comparação, as versões do Toyota Corolla Hybrid fazem 14,5 km/l na estrada quando abastecidas com gasolina.
Embora o propulsor tricilíndrico que equipa o Onix Plus entregue apenas 78 cv de potência e 9,6 kgf.m de torque quando abastecido com gasolina, sua eficiência é louvável. O consumo energético do três-volumes 1.0 aspirado é de 1,34 MJ/Km e supera, por exemplo, os 1,39 MJ/Km do Renault Kwid.
- Gasolina: 14,3 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada
- Etanol: 10,1 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada
Informações, versões, ficha técnica e opinião de donos de Chevrolet Onix Plus
2. Hyundai HB20S Diamond
A versão topo de linha do HB20S ocupa o segundo lugar na lista de sedãs mais econômicos do Brasil. Além de rodar 15,7 km/l na estrada, o três-volumes da Hyundai faz, de acordo com o Inmetro, ótimos 12,7 km/l na cidade - com gasolina no tanque.
O eficiente motor 1.0 turbo também tem bom desempenho e entrega 120 cv e 17,5 kgf.m de torque. Nessa configuração, o modelo da Hyundai usa transmissão automática de seis marchas e tem sistema start-stop.
- Gasolina: 12,7 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada
- Etanol: 8,8 km/l na cidade e 11,0 km/l na estrada
Informações, versões, ficha técnica e opinião de donos de Hyundai HB20S
3. Volkswagen Voyage 1.0 manual
O Voyage chegou à linha 2021 sem nenhuma novidade. No entanto, o sedã da Volkswagen ainda é uma boa pedida para quem quer um veículo com bom porta-malas e, acima de tudo, econômico.
Equipado com motor 1.0 MPI que gera 75 cv e 9,7 kgf.m de torque (com gasolina) e caixa de câmbio manual de cinco velocidades, o modelo é capaz de rodar 15,6 km/l na estrada e 13,4 km/l na cidade. Isso calçado com rodas de aço aro 14".
- Gasolina: 13,4 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada
- Etanol: 10,6 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada
Informações, versões, ficha técnica e opinião de donos de Volkswagen Voyage
4. Fiat Cronos 1.3 Drive (Stop & Start)
Impulsionado pelo motor 1.3 Firefly e dotado de transmissão automatizada de cinco marchas, o Cronos, segundo o Inmetro, é capaz de fazer 15,6 km/l na estrada e 13 km/l em ciclo urbano. O consumo energético do modelo é de 1,5 MJ/Km.
O sedã da Fiat também é equipado com start-stop, que ajuda a otimizar o consumo de combustível. Além disso, o sistema reduz as emissões de gás carbônico, já que o motor do carro é desligado em situações estratégicas.
- Gasolina: 13 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada
- Etanol: 9,3 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada
Informações, versões, ficha técnica e opinião de donos de Fiat Cronos
5. Renault Logan Authentique 1.0 Manual
Em quinto lugar na nossa lista de sedãs mais econômicos do Brasil figura o Renault Logan. O três-volumes da Renault usa motor 1.0 tricilíndrico que entrega 82 cv e 10,5 kgf.m de torque quando abastecido com etanol (são 79 cv e 10,2 kgf.m com gasolina). A transmissão é manual de cinco marchas.
- Gasolina: 14 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada
- Etanol: 9,4 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada
Informações, versões, ficha técnica e opinião de donos de Renault Logan
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