Os cinco SUVs compactos mais econômicos do Brasil

Listamos, segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, os 5 SUVs compactos com menor consumo

  1. Home
  2. Bolso
  3. Os cinco SUVs compactos mais econômicos do Brasil
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois da lista de carros 1.0 mais econômicos, agora é a vez de conferir quais são os SUVs compactos mais econômicos do Brasil. Se você está na busca por um automóvel zero km e tem como foco um utilitário com proposta familiar que custe por volta de R$ 100 mil, essa matéria é para você. Utilizamos os dados do último PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro para responder.

Abaixo, portanto, você confere quais os SUVs compactos mais econômicos do país. Aqui, importante dizer, estão apontados somente modelos já testados e avaliados oficialmente pelo Inmetro, todos zero km, sem qualquer inserção de modelos híbridos, que podem até ser (muito) mais econômicos, mas que custam bem mais caro.

Estes são os SUVs compactos mais econômicos do Brasil

Atenção: você pode notar que alguns modelos podem ter determinados números específicos (como, por exemplo, consumo melhor na estrada que um carro colocado à sua frente na lista). Isso não significa que ele seja mais econômico na média geral. Para fazer a classificação, consideramos prioritariamente o ciclo urbano com gasolina no tanque.

1. Chevrolet Tracker

Novo Tracker Traseira
Novo Tracker: chegou ano passado e já é o líder do ranking dos 5 SUVs compactos mais econômicos do Brasil
Crédito: Divulgação

Pois é, o SUV da General Motors que ganhou nova geração em 2020 é, segundo o Inmetro, o utilitário esportivo compacto mais eficiente do país. Com o motor 1.0 turbo de 116 cv e câmbio manual de seis marchas, o carro faz a ótima média de 13 km/l na cidade.

Um detalhe: se considerássemos mais de uma versão por modelo, o Tracker 1.0 automático também se destacaria, com 11,9 km/l com gasolina no ciclo urbano. O 1.2 turbo anota média na cidade 11,2 km/l.

  • Gasolina: 13 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada
  • 2. Volkswagen T-Cross

    Volkswagen T Cross
    Volkswagen T-Cross fica na vice-liderança entre os SUVs compactos que menos bebem no Brasil
    Crédito: Divulgação

    Outro modelo em sua versão de entrada que consegue estar entre os SUVs mais econômicos do mercado. Com o motor 1.0 turbo TSI de 128/116 cv e câmbio manual de seis marchas, o T-Cross faz a média urbana de 12,2 km/l, segundo o Inmetro.

    Já as variantes com a caixa automática de seis marchas, tanto a configuração com o motor 1.0 TSI, como a com o 1.4 TSI de 150 cv, registram 11 km/l cravados no ciclo urbano.

    • Gasolina: 12,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada
    • 3. JAC T40

      Foto do JAC T40 branco de frente ambientado na cidade com dois prédios modernos no plano de fundo
      SUV chinês é eficiente com seu motor 1.5 e leva a terceira colocação da lista
      Crédito: Ricardo Rollo

      Apesar do baixo volume de vendas do JAC T40, o modelo se destaca com o excelente custo-benefício em relação ao consumo. O SUV compacto se sobressai em relação a outros modelos chineses nesse quesito, como toda linha Caoa Chery Tiggo, que não bebe mal, diga-se.

      Para garantir o pódio entre os SUV mais econômicos, o T40 usa o motor 1.5 16V Jetflex com 127 cv e câmbio manual de cinco marchas. Desta forma, faz bons 11,9 km/l no ciclo urbano com gasolina.

      • Gasolina: 11,9 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada
      • 4. Suzuki Vitara

        Suzuki Vitara prata bem de frente em foto de estúdio com fundo branco
        Suzuki Vitara é o quarto colocado entre os cinco SUVs compactos mais econômicos do Brasil
        Crédito: Divulgação

        O modelo da marca japonesa só tem motor a gasolina, é verdade, mas faz bonito. O 1.6 aspirado, além de ser bem disposto, se mostra bastante eficiente. O SUV gera 126 cv, tem caixa automática de seis marchas e rende 11,6 km/l na cidade para se tornar o quarto colocado entre os SUVs compactos mais econômicos do Brasil.

        Curiosamente, as versões de entrada do Vitara, com motor 1.6, são mais econômicas que as 1.4 turbo - que também se saíram bem nos testes do Inmetro, com média urbana de 11,5 km/l.

        • Gasolina: 11,6 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada
        • 5. Honda WR-V

          Honda WR-V se garante entre os SUVs mais econômicos com a boa média de 11,7 km/l
          Crédito: Divulgação

          Tem gente que não o considera um SUV. Mas o modelo tem ângulos de ataque e saída e vão livre do solo mais de utilitário do que seu irmão maior, o HR-V. Também conhecido por ser um Fit bombado com suspensão de HR-V ou monovolume parrudo, o que seja, o fato é que o WR-V fecha a lista dos SUVs compactos mais econômicos do país.

          Remodelado no ano passado, e sempre com motor 1.5 16V de 116/115 cv com câmbio do tipo CVT, o crossover registra médias urbanas de 11,7 km/l, de acordo com as medições do Inmetro.

          • Gasolina: 11,7 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada
          • Menções honrosas

            Honda HR-V Touring 1.5 turbo

            • Gasolina: 11,4 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada
            • Nissan Kicks 1.6 CVT

              • Gasolina: 11,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada
              • Renault Duster 1.6 manual

                • Gasolina: 11,2 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada
                • Comentários