Encher o tanque com gasolina está mais barato

Custo para abastecer um Volkswagen Gol com gasolina já está quase R$ 100 mais baixo que em junho; veja outros exemplos

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Evandro Enoshita
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Um levantamento empresa de gestão de frotas Ticket Log aponta que o litro da gasolina comum na bomba fechou o mês de agosto com valor médio de R$ 5,75. Queda de 24% desde junho, quando o derivado de petróleo era comercializado a R$ 7,56.

Essa mudança é reflexo direto das seguidas reduções no preço de venda da gasolina da Petrobrás para as distribuidoras e da queda na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Mas qual é o impacto disso no mundo real? Ficou realmente muito mais barato abastecer com gasolina? Com base nesses valores, trazemos a seguir quanto custava em junho e quanto custa agora para encher o tanque dos carros mais vendidos em agosto nas principais categoria no mercado brasileiro.

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Ficou mais barato para abastecer com gasolina

Custo para rodar 100 quilômetros na cidade com o Gol 1.0 baixou de R$ 55 para R$ 42 em dois meses
Crédito: Divulgação
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Hatch: Volkswagen Gol

Oferecido atualmente apenas com o motor 1.0 de 84 cv, o Volkswagen Gol tem um tanque de combustível de 55 litros. Se em junho eram necessários R$ 415,80 para completar com gasolina, hoje é preciso desembolsar R$ 316,25.

Com uma média de consumo urbano de 13,7 km/l (dado do Inmetro), o custo de gasolina para rodar 100 quilômetros na cidade, que era de R$ 55,20 em junho, baixou para R$ 42 em agosto.

Sedã: Chevrolet Onix Plus

O sedã é atualmente o carro mais econômico do mercado brasileiro. Com o motor 1.0 aspirado de 82 cv, registra médias de consumo com gasolina de 17,5 km/l (estrada) e 13,6 km/l (cidade).

Com um tanque de combustível de 44 litros, exigia R$ 336,60 para enchê-lo. O valor caiu para R$ 252,56. Já o custo para rodar 100 km no uso urbano com gasolina ficou bem mais barato: passou de R$ 55,60 para R$ 42,30.

SUV: Chevrolet Tracker

Vendido com os motores 1.0 e 1.2, ambos com turbo e injeção multiponto, o Chevrolet Tracker tem tanque de 44 litros. A configuração mais econômica da linha é a 1.0 com o câmbio manual de seis marchas, que registra média de consumo de 14,9 km/l (estrada) e 12,7 km/l (cidade).

O custo para encher o tanque é o mesmo do Onix Plus. Mas o mesmo não pode ser dito do valor necessário para rodar 100 quilômetros na cidade com o Tracker mais econômico, que baixou de R$ 59,50 para R$ 45,30.

Picape: Fiat Strada

A versão mais econômica da Fiat Strada é a Freedom Cabine Plus, que tem espaço para apenas dois ocupantes e o motor 1.3 Firefly combinado com o câmbio manual de cinco marchas. Segundo o Inmetro, registra médias com gasolina de 14,6 km/l (estrada) e 12,9 km/l (cidade). Tem tanque de combustível de 55 litros.

Em junho, eram necessários R$ 415,80 para completar com gasolina. Hoje é preciso desembolsar R$ 316,25. Já o valor necessário para rodar 100 quilômetros na cidade baixou de R$ 58,60 para R$ 44,60.

Esportivo: Ford Mustang

Potência pura com o seu V8 de 483 cv, o Ford Mustang não é voltado para a economia de combustível. Muito menos os seus donos. Mas certamente essa conta vale pela curiosidade. O esportivo registra médias de consumo com gasolina de 8,8 km/l (estrada) e 6,1 km/l (cidade).

Com um tanque de combustível de 60 litros, exigia R$ 453,60 para ficar completo, em junho. O valor que caiu para R$ 345. Já o custo para rodar 100 km no uso urbano baixou de R$ 123,90 para R$ 94,26. Eita!

 

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