EX30 Cross Country: 3 razões para ter e 2 para passar
3 razões para comprar
1. DesempenhoEquipado com um conjunto motriz de 428 cv de potência, o EX30 Cross Country entrega um desempenho digno de carro esportivo e a possibilidade de se divertir com arrancadas de grudar o corpo no assento com pouquíssimo esforço.
Some a isso ao conjunto de rodas de 19 polegadas com pneus de uso misto e a suspensão mais elevada em relação aos EX30 normal e você tem um carro mais bacana para pegar a estrada. E mais versátil que as versões com preços inferiores.
2. É premium, mais acessível
Mesmo nessa versão Cross Country, que é a mais cara da linha, esse Volvo EX30 ainda é muito mais acessível que os menores modelos elétricos de marcas premium das alemãs Audi, BMW e Mercedes-Benz, e da japonesa Lexus.
Se você faz realmente questão de sair de uma marca generalista e partir para um modelo de um marca mais luxuosa, o EX30 Cross Country pode ser um belíssimo primeiro passo.
Veja também
Apesar desse foco no custo-benefício, o Volvo EX30 Cross Country tem uma boa lista de equipamentos: seis airbags, sistema de som premium Harman Kardon, teto solar panorâmico, iluminação ambiente configurável, multimídia com espelhamento sem fio, bancos com ajustes elétricos e climatização, e ainda ar-condicionado de duas zonas e com sistema de monitoramento de qualidade do ar.
O pacote ADAS também é completão, com frenagem automática de emergência, monitor de pontos cegos, assistentes de manutenção e centralização em faixa, controlador adaptativo de velocidade, câmera 360º e estacionamento autônomo.
2 razões para passar
1. É pequenoCom 4,23 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,57 m de altura e entre-eixos de 2,65 m, o Volvo EX30 é compacto por fora e compacto por dentro. Tanto que é uma opção mais interessante para quem vai rodar a maior parte do tempo levando, no máximo, mais uma pessoa.
O bagageiro também não é dois mais amplos. Tem 318 litros de capacidade, o suficiente para um casal sem filhos. Uma alternativa mais espaçosa é o Zeekr X, que parte de R$ 298.000 na versão Premium. Uma curiosidade é que o SUV chinês usa a mesma plataforma do Volvo. Porém ,com 20 cm a mais no comprimento.
2. Alcance
Os 327 quilômetros de autonomia não são uma marca ruim. O problema é que o alcance é ligeiramente menor que o do monomotor EX30 Ultra - equipado com a mesma bateria de 69 kWh e que roda até 338 quilômetros - e também menor que o de alguns SUVs elétricos mais acessíveis.
E com a suspensão mais alta e os pneus de uso misto, que sugerem um uso mais aventureiro, seria bacana se o off-road da linha pudesse ir mais longe que as versões de visual mais urbano do modelo. Ainda que com pegada mais urbana e motor menos potente, o GAC Hyptec HT sai por R$ 309.990 e pode rodar até 362 quilômetros sem parar para carregar.
Veja também
- Yaris Cross decepciona nos testes de segurança
- Ford e Renault juntas por dois carros elétricos
- Volks confirma produção de carro híbrido no Brasil
Comentários