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Fiat Titano Endurance é básica, mas em outro nível

Esqueça o jeitão de picape de trabalho: versão tem bom recheio e custo/benefício atraente na comparação com as rivais

por Lucas Cardoso

Já falamos bastante da Fiat Titano aqui, especialmente sobre o fato de assumir o posto de picape média a diesel e 4x4 mais em conta à venda no mercado brasileiro. Mas será que o lançamento só fica à frente das rivais pelo preço?

Quanto custa a Fiat Titano Endurance?

Bom, para entender isso, fizemos um comparativo virtual entre a picape da marca italiana em sua versão de entrada Endurance, que custa R$ 219.990, e as principais concorrentes do segmento.

Sim, o preço é o maior trunfo da variante de entrada da Titano. Comparada com as rivais Ford Ranger, Toyota Hilux, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 e Chevrolet S10, com as mesmas características (diesel, tração 4x4 e cabine dupla) a picape custa em média R$ 25 mil a menos.

Quanto custam as rivais da Fiat Titano Endurance?

Vale mencionar que os valores considerados por nós aqui nesse comparativo são os preços cheios das picapes, sem promoções ou qualquer ação pontual feita pelas montadoras. Dessa forma, a Titano sai na frente.

A Titano é maior que Ranger, S10, Hilux, Frontier e L200?

A Chevrolet S10 era uma das referências entre as picapes médias em tamanho, mas a Titano tem números para barrar a rival. O modelo da Fiat tem 5,33 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,85 m de altura, 3,18 m de entre-eixos e 23,5 cm de distância livre do solo.

Ante a rival da marca da gravata dourada, a Titano é 3 cm menor de uma ponta a outra, 6 cm a mais larga, 7 cm mais alta, tem 10 cm a mais na cabine e 1,5 cm extras na distância em relação ao chão. A picape da Fiat só perde no entre-eixos para a Ranger (3,22 m).
Quando o assunto é a capacidade de carga útil, o modelo recém-lançado fica atrás da Ford Ranger e também da Chevrolet S10, que levam até 1.114 quilos e 1.112 quilos, respectivamente, enquanto a Titano transporta 1.060 quilos.

Por outro lado, a caçamba da picape Fiat é mais ampla quando comparada às concorrentes. São 1.314 litros. A única que chega perto é a Ranger, com 1.250 litros. Outra medida importante, a capacidade de reboque, é mais um trunfo da Titano. O modelo pode puxar 3.500 quilos. O mesmo que Ranger, S10 e Hilux, porém mais que L200 (2.300 quilos) e Frontier (2.800 quilos).
A picape da Fiat se sai melhor em alguns pontos em relação aos modelos da Ford e Chevrolet, mas é contra as rivais da Mitsubishi e da Nissan que deixa a vantagem mais clara.

A Titano tem motor mais potente?

O motor usado pela Fiat na Titano é o 2.2 turbo diesel DW12, com 180 cv de potência a 3.750 rpm e 37,7 kgf.m de torque a 2.500 rpm. Esse conjunto tem que mover os 2.040 quilos da picape média.
Mais potente, a Toyota Hilux usa motor 2.4 turbo diesel, de 204 cv e 42,8 kgf.m de torque. A Chevrolet S10 também fica na frente com seu motor 2.8 de 200 cv e 44,9 kgf.m de torque. Assim como a Mitsubishi L200, que tem motor 2.4 com 190 cv e 43,9 kgf.m.

As rivais Ranger, com 170 cv e 41,3 kgf.m, e Frontier, com 163 cv e 43,3 kgf.m, têm motores com tamanho parecido ao usado na Titano em litragem, mas ficam ligeiramente atrás do modelo Fiat nos números de potência e torque. A transmissão nas cinco picapes é manual de seis marchas, com tração integral temporária.

Quais os equipamentos da Fiat Titano?

O tempo em que os modelos de entrada, conhecidos como “pé de boi”, eram equipados apenas com o mínimo, ficou no passado. A Titano Endurance, por exemplo, tem seis airbags de série (frontais, laterais e de cortina), controles de tração, estabilidade, assistente de partida em rampa e de descida, e piloto automático com limitador de velocidade.
Uma lista próxima à que é oferecida por boa parte das rivais citadas, algumas com mais e outras com menos. A Titano fica à frente da L200, que só tem quatro airbags na versão Outdoor, mas atrás da Ranger XL, que tem sete bolsas - uma extra para os joelhos do motorista.
A S10 e a a Frontier têm alerta de pressão dos pneus, que não faz parte da lista de itens da Titano Endurance.

Em conforto, a picape da Fiat tem ar-condicionado, apoio de braço, três portas USB, tomada 12 Volts, rodas de aço 17 polegadas e iluminação na caçamba. O compartimento, contudo, não vem com revestimento plástico para proteger o assoalho - assim como acontece na Ranger XL e na Frontier S. Nas demais, a tradicional cobertura de poliuretano que protege a pintura vem de série.

As rivais L200, Ranger e Hilux são equipadas de série com central multimídia, o que é bem melhor do que o simples rádio Bluetooth de Titano, S10 e Frontier. Pelo menos a picape da Fiat tem comandos no volante, algo que não existe na grandalhona da Chevrolet e também na da Mitsubishi.
A Titano tem para-choque dianteiro em plástico fosco, o que também ocorre com a Ranger XL. As demais têm a peça na cor do carro.

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A Fiat Titano é boa para uso normal?

A estratégia da Fiat para a Titano Endurance parece bem objetiva: atender ao mercado de venda direta. Um motor na medida para o trabalho, sem sobrar ou faltar, e medidas interessantes.
Em equipamentos, a picape italiana oferece o “básico” e um algo a mais, o que algumas rivais também trazem, só que cobrando mais caro. Os argumentos podem pender para o sim ou não, mas a decisão final só cabe a você.
Nós, do WM1, concluímos que a Titano Endurance é mais que adequada a esse uso no trabalho. Mas que também pode ser uma opção interessante para quem busca uma picape cabine dupla 4x4 e a diesel pelo melhor preço - basta abstrair os para-choques na cor preta. as rodas de aço e a falta de alguns mimos a bordo.

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