Fiat Titano: cinco concorrentes da nova picape

Primeiro modelo médio da marca italiana chega para brigar em um segmento dominado por nomes tradicionais. Terá sucesso?

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Fiat Titano: cinco concorrentes da nova picape
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Entra geração e sai geração, as picapes médias são praticamente sempre as mesmas. O último novo nome no segmento foi a Volkswagen Amarok, lançada no já distante ano de 2010. Mas a Fiat Titano promete acabar com essa monotonia no mercado brasileiro. Será que terá potencial para bater concorrentes tão tradicionais?

Prestes a ser lançada por aqui, a Titano é um daqueles automóveis que já são bem conhecidos antes mesmos do primeiro carro aparecer nas lojas, já que teve uma "gestação" bem longa. Baseada na chinesa Changan Kaicene F70 e montada no Uruguai, deveria ter chegado em 2023, como Peugeot Landtrek.

Mas a mudança na estratégia da Stellantis e as melhorias solicitadas pela engenharia brasileira para transformar a Landtrek em Titano atrasaram o lançamento do modelo no Brasil. No final das contas, a promessa é de uma picape mais sofisticada que o modelo com o logotipo da Peugeot, mas sem fazer milagre.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Fiat Titano (2)
A Titano é uma variação da picape Peugeot Landtrek - mas com o logo da Fiat
Crédito: Divulgação
toggle button

Por que a Fiat Titano precisa custar menos que os concorrentes?

Nós aqui do WM1 acreditamos que um bom preço será fundamental para o sucesso da Titano no Brasil. Será uma aposta no custo-benefício justamente por dois pontos: motorização e equipamentos.

Tendo como base a ficha técnica da Landtrek vendida em outros mercados latinos, dá para saber que teremos uma picape bem equipada, mas que não irá saltar aos olhos como os concorrentes de projeto e proposta mais sofisticada, como a Ford Ranger.

Típica picape média com chassi de vigas, já se sabe que a Titano irá entregar para o 2.2 turbo diesel BlueHDI, com 180 cv de potência e até 40,8 kgf.m de torque, a tarefa de mover suas mais de duas toneladas de peso.

É menos cavalaria que na Toyota Hilux (204 cv e 50,9 kgf.m) e que na Chevrolet S10 (200 cv e 51 kgf.m). Mas suficiente para enfrentar em pé de igualdade médias de entrada como a Ford Ranger 2.0 (170 cv e 41,3 kgf.m) e a Nissan Frontier S (163 cv e 43,3 kgf.m).

Fiat Titano (4)
Menos sofisticada que a concorrência, a Titano vai mirar em itens de conforto
Crédito: Divulgação
toggle button

Olhando mais uma vez para a ficha da gêmea da Peugeot, dá para saber que a Titano será uma picape bem completa em itens de conforto e segurança nas suas versões mais caras, com equipamentos como seis airbags, ar-condicionado digital de duas zonas, sistema de câmera 360°, chave presencial e sensor de estacionamento dianteiro.

Por outro lado, ficam de fora equipamentos tecnológicos que já estão presentes nas versões mais caras de concorrentes como a Toyota Hilux e a Ford Ranger, como frenagem autônoma, controlador adaptativo de velocidade e alerta de mudança involuntária de faixa.

Ram Rampage R/T vs Ford Ranger XLS
A Titano tem cavalaria para enfrentar as versões de entrada de concorrentes, como a da Ford Ranger
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Concorrentes

Ligando os pontos, dá para notar, caro leitor, que a Titano estará mais próxima das picapes médias abaixo de R$ 250 mil do que daquelas acima dessa faixa de preço.

Se for essa a decisão da Fiat, o novo modelo da marca italiana terá boas armas para concorrer justamente com as versões de entrada da concorrência. Confira na lista a seguir:

  • Ford Ranger XL 2.0 4x4 manual: R$ 239.990
  • Toyota Hilux STD Power Pack 2.8 4x4 manual: R$ 242.590
  • Nissan Frontier S 2.3 4x4 manual: R$ 244.450
  • Mitsubishi L200 Outdoor GLX 2.4 4X4 manual: R$ 246.990
  • Chevrolet S10 LS 4x4 2.8 manual: R$ 247.860
  • Vale destacar que o argumento preço é fundamental principalmente no segmento de vendas diretas. E, nessa área, a Fiat é craque.

    Basta ver que boa parte do desempenho impressionante da Fiat Strada no mercado brasileiro é resultado direto das vendas da picape leve para empresas. Terá a Titano a mesma sorte da irmã menor? Bons atributos ela (aparentemente) tem...

    Veja mais

      Comentários