Manter a participação num momento em que as vendas estão caindo 20,9% (janeiro a maio) já seria um grande negócio, mas nem todas as marcas estão conseguindo isso.
As maiores vítimas são as grandes montadoras. Donas de 57,5% do mercado interno no período janeiro-maio do ano passado, Fiat, GM e Volkswagen já perderam, juntas, seis pontos percentuais este ano, enquanto assistem algumas concorrentes nadarem de braçada contra a corrente e aumentar a participação no mesmo período, casos da Honda, Toyota, Ford e Hyundai (veja quadro).
Líder de vendas, a Fiat foi a marca que mais perdeu este ano, caindo de 21,8% (291.001 unidades) para 18,8% de participação, com apenas 200.011 unidades até maio: 91 mil carros a menos.
A Volkswagen vendeu 66 mil carros a menos que janeiro-maio do ano passado, caindo de 17,5% para 15,6% e a GM perdeu 1,1 ponto de participação (caiu de 17,7% para 16,6%).
Citroën, Peugeot, JAC, Kia e Mitsubishi e Chery também perderam participação (veja tabela).
A Honda foi a marca que mais aumentou a participação este ano. Em cinco meses a japonesa conquistou nada menos do que 1,8 ponto percentual, subindo de 3,8% para 5,6%. Resultado obtido não apenas pelo sucesso do novo HR-V, mas pelas boas vendas de todo o portfólio de produtos da empresa. A Honda já vendeu este ano 59.567 unidades.
A Ford foi a única das marcas tradicionais que cresceu este ano, aumentando a participação de 9,09% para 10,7%, graças principalmente às boas vendas do Ka, que foi renovado e lançado no segundo semestre do ano passado. A Ford vendeu este ano 113.999 unidades.
Toyota (com aumento de 1,5 ponto de participação) e Hyundai (passou de 6,7% para 7,7%) também aumentaram consideravelmente sua participação no mercado interno.
Outras cinco marcas ampliaram a presença no bolo do mercado: a Nissan, com as boas vendas do March, Versa e Sentra. A Jeep, em apenas um mês vendeu mais de mil unidades do Renegade. Além das três marcas alemãs de luxo – Mercedes-Benz, Audi e BMW - que, juntas, conquistaram 0,55 ponto percentual, vendendo juntas quase 20 mil carros até maio.
Quer dizer, a crise não é generalizada: enquanto alguns perdem, outros se sustentam e outros, ainda, com bons produtos e boas estratégias, fazem sucesso em plena crise.
POS. |
MARCA |
PART.% 2014 |
PART.% 2015 |
P.P.% |
1º |
HONDA |
3,84 |
5,59 |
1,8 |
2º |
FORD |
9,09 |
10,7 |
1,6 |
3º |
TOYOTA |
5,23 |
6,72 |
1,5 |
4º |
HYUNDAI |
6,75 |
7,74 |
1 |
5º |
NISSAN |
1,91 |
2,33 |
0,41 |
6º |
JEEP |
0,06 |
0,43 |
0,37 |
7º |
MERCEDES-BENZ |
0,43 |
0,67 |
0,24 |
8º |
AUDI |
0,38 |
0,6 |
0,22 |
9º |
BMW |
0,45 |
0,55 |
0,1 |
10º |
LIFAN |
0,13 |
0,2 |
0,07 |
11º |
TROLER |
0,03 |
0,09 |
0,05 |
12º |
LAND ROVER |
0,27 |
0,31 |
0,04 |
13º |
VOLVO |
0,1 |
0,15 |
0,04 |
14º |
SUZUKI |
0,19 |
0,22 |
0,03 |
15º |
SUBARU |
0,03 |
0,06 |
0,03 |
16º |
GEELY |
0 |
0,03 |
0,02 |
17º |
RENAULT |
6,94 |
6,95 |
0,01 |
18º |
DODGE |
0,1 |
0,11 |
0,01 |
19º |
MINI |
0,08 |
0,08 |
0,01 |
20º |
SMART |
0,01 |
0,02 |
0,01 |
21º |
LEXUS |
0,01 |
0,02 |
0,01 |
22º |
FOTON |
0 |
0,02 |
0,01 |
23º |
JAGUAR |
0,01 |
0,01 |
0,01 |
24º |
PORSCHE |
0,02 |
0,03 |
0 |
25º |
CHANA |
0,01 |
0,01 |
0 |
26º |
IVECO |
0,12 |
0,11 |
-0,01 |
27º |
SHINERAY |
0,03 |
0,02 |
-0,01 |
28º |
JINBEI |
0,02 |
0,01 |
-0,01 |
29º |
RELY |
0,04 |
0,02 |
-0,02 |
30º |
SSANGYONG |
0,04 |
0,01 |
-0,02 |
31º |
HAFEI |
0,04 |
0,01 |
-0,03 |
32º |
MITSUBISHI |
1,78 |
1,73 |
-0,05 |
33º |
CHERY |
0,29 |
0,24 |
-0,05 |
34º |
KIA |
0,75 |
0,68 |
-0,07 |
35º |
JAC |
0,32 |
0,22 |
-0,1 |
36º |
PEUGEOT |
1,48 |
1 |
-0,48 |
37º |
CITROËN |
1,91 |
1,25 |
-0,66 |
38º |
GM |
17,71 |
16,58 |
-1,12 |
39º |
VOLKSWAGEN |
17,49 |
15,66 |
-1,83 |
40º |
FIAT |
21,85 |
18,78 |
-3,07 |
Fonte: AutoInforme |
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