Guia de compra – Golf GTi

Do Uno Turbo ao Fiesta Supercharger: nesta série especial, falaremos da história dos nacionais que saíam de fábrica com algo a mais motor
  1. Home
  2. Bolso
  3. Guia de compra – Golf GTi
Alexandre Ramos
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A linha Golf começou a ser importada do México em 1994, com a versão GTi e carroceria da 3ª geração. Mas somente a partir de 1998 é que chegou o GTi 1.8 Turbo, fabricado na Alemanha, já com na 4ª geração. Com a previsão de sua exportação para os Estados Unidos e Canadá, o modelo passaria a ser fabricado no Brasil. A partir de 1999 as primeiras unidades saíram da linha de montagem, localizada no município de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba PR.

Inicialmente, o Golf GTi, equipado com motor de 1,8 litro sobrealimentado por turbocompressor – idêntico ao do Audi A3 1.8T –, apresentava potência de 150 cv, contra 100,5 da versão 1,6-litro e 112 cv da versão 2-litros. Era sem dúvida o mais interessante da linha e contava com uma longa lista de equipamentos, como ar-condicionado, direção com assistência hidráulica, conjunto elétrico, bancos e volante com ajuste de altura, faróis de neblina, bancos em couro, além de opcionais teto solar, aquecimento de bancos e câmbio automática.

Em 2002 surgiu a potência do GTi foi aumentada para 180 cv e a transmissão Tiptronic automática com opção de acionamento seqüencial passou a ser oferecida como opcional. Com ela vieram as novas rodas de liga-leve de aro 16 pol. Em 2004 a VW criou uma versão especial de produção limitada em 450 unidades, denominada Sport, com motor turbo de 150 cv.

Este ano, depois de muito tempo sem mudanças, foi lançada a versão reestilizada, que tem como atrativo a versão GTi melhorada. Se abastecido com gasolina de 98 octanas RON premium, sua potência chega a 193 cv. Com gasolina comum 91 octanas, sua potência é de 180 cv.

O Golf GTi foi objeto de desejo de muita gente, principalmente os jovens, que com uma preparação simples como a popular reprogramação de chip e instalação de um filtro esportivo, conseguiam extrair mais potência do motor 1,8-litro.

A verdade é que mesmo com as potências originais, esses Golf são bastante interessantes de se dirigir. Apresentam bom comportamento neutro em curvas, desde que se mantenha o pé leve no acelerador ao fazer correções; a retomada – como em todos os turbo – se manifesta de maneira repentina e requer cuidado.

Uma observação importante, quando se fala em desempenho “arisco”, deve ser feita com relação à versão de 180 cv e câmbio Tiptronic. Trata-se de uma caixa que impõe um caráter bem mais nervoso ao carro e que nem sempre agrada. Há motoristas que se adaptam melhor à caixa automática tradicional, só disponível na versão de 150 cv.

O Golf GTi é um carro que dá pouca manutenção, mas na hora de comprar o seu usado, toda atenção é pouca. Ao contrário do que acontece com outros modelos turbo de fábrica, aqui o motor e a turbina não são considerados itens críticos. Os principais problemas se concentram na suspensão dianteira independente tipo McPherson e traseira eixo de torção, com a ocorrência de ruídos, além do câmbio Tiptronic que só é disponível nas versões com 180 cv, sujeito a trancos e desgaste precoce. Principalmente, é bom que se diga, em carros chipados ou que puxam carretas.

Atenção também ao sensor de fluxo de ar e ao módulo que comanda o controlador de tração, que em certos casos entra em pane e provoca fortes trancos no câmbio.
Barulhos nos vidros e portas também são ocorrências possíveis, mas isoladas. Boa sorte!

Em busca de um carro com turbo ou compressor?

Fiat Uno Turbo

Fiat Tempra Turbo i.e.

Fiat Tempra Turbo Stile

Ford Fiesta Supercharger

Ford EcoSport Supercharger

Volkswagen Gol 1.0 16V Turbo

Volkswagen Golf 1.8 Mi Turbo

Confira a lista completa de nossos Guias de Compra

Audi A4
BMW Série 5
Citroën Xantia
Citroën Xsara Picasso
Chevrolet Astra - 1995-2006
Chevrolet Calibra
Chevrolet Celta
Chevrolet Corsa 1994-2005
Chevrolet Omega
Chevrolet Omega Suprema
Chevrolet Vectra II - 1996-2005
Chevrolet Tigra
Chevrolet Zafira
Daewoo Espero
Fiat Brava
Fiat Marea Turbo
Fiat Palio 2001-2004
Fiat Palio 1996-2000
Fiat Palio Weekend
Fiat Stilo
Fiat Tempra Turbo i.e.
Fiat Uno Mille
Fiat Uno Turbo Ford EcoSport
Ford Fiesta - 1995-2002
Ford Focus
Ford Ka
Honda Accord
Honda Civic - 1997-2005
Kia Sportage
Lada Niva
Land Rover Defender
Mitsubishi Eclipse 2G
Nissan Frontier
Peugeot 206
Peugeot 307
Renault Scénic
Renault Twingo
Toyota Corolla - 1998-2002
Toyota Hilux
Toyota Hilux SW4
Volvo 850
VW Gol BX - Geração I
VW Gol Geração II
VW Gol Geração III
VW Golf
VW Parati
VW Polo
VW Polo Classic_______________________________
Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários