O canal de notícias da Webmotors

Guia de compra – Golf GTi

Do Uno Turbo ao Fiesta Supercharger: nesta série especial, falaremos da história dos nacionais que saíam de fábrica com algo a mais motor

por Alexandre Ramos

- A linha Golf começou a ser importada do México em 1994, com a versão GTi e carroceria da 3ª geração. Mas somente a partir de 1998 é que chegou o GTi 1.8 Turbo, fabricado na Alemanha, já com na 4ª geração. Com a previsão de sua exportação para os Estados Unidos e Canadá, o modelo passaria a ser fabricado no Brasil. A partir de 1999 as primeiras unidades saíram da linha de montagem, localizada no município de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba PR.
Inicialmente, o Golf GTi, equipado com motor de 1,8 litro sobrealimentado por turbocompressor – idêntico ao do Audi A3 1.8T –, apresentava potência de 150 cv, contra 100,5 da versão 1,6-litro e 112 cv da versão 2-litros. Era sem dúvida o mais interessante da linha e contava com uma longa lista de equipamentos, como ar-condicionado, direção com assistência hidráulica, conjunto elétrico, bancos e volante com ajuste de altura, faróis de neblina, bancos em couro, além de opcionais teto solar, aquecimento de bancos e câmbio automática.
Em 2002 surgiu a potência do GTi foi aumentada para 180 cv e a transmissão Tiptronic automática com opção de acionamento seqüencial passou a ser oferecida como opcional. Com ela vieram as novas rodas de liga-leve de aro 16 pol. Em 2004 a VW criou uma versão especial de produção limitada em 450 unidades, denominada Sport, com motor turbo de 150 cv.
Este ano, depois de muito tempo sem mudanças, foi lançada a versão reestilizada, que tem como atrativo a versão GTi melhorada. Se abastecido com gasolina de 98 octanas RON premium, sua potência chega a 193 cv. Com gasolina comum 91 octanas, sua potência é de 180 cv.
O Golf GTi foi objeto de desejo de muita gente, principalmente os jovens, que com uma preparação simples como a popular reprogramação de chip e instalação de um filtro esportivo, conseguiam extrair mais potência do motor 1,8-litro.
A verdade é que mesmo com as potências originais, esses Golf são bastante interessantes de se dirigir. Apresentam bom comportamento neutro em curvas, desde que se mantenha o pé leve no acelerador ao fazer correções; a retomada – como em todos os turbo – se manifesta de maneira repentina e requer cuidado.
Uma observação importante, quando se fala em desempenho “arisco”, deve ser feita com relação à versão de 180 cv e câmbio Tiptronic. Trata-se de uma caixa que impõe um caráter bem mais nervoso ao carro e que nem sempre agrada. Há motoristas que se adaptam melhor à caixa automática tradicional, só disponível na versão de 150 cv.
O Golf GTi é um carro que dá pouca manutenção, mas na hora de comprar o seu usado, toda atenção é pouca. Ao contrário do que acontece com outros modelos turbo de fábrica, aqui o motor e a turbina não são considerados itens críticos. Os principais problemas se concentram na suspensão dianteira independente tipo McPherson e traseira eixo de torção, com a ocorrência de ruídos, além do câmbio Tiptronic que só é disponível nas versões com 180 cv, sujeito a trancos e desgaste precoce. Principalmente, é bom que se diga, em carros chipados ou que puxam carretas.
Atenção também ao sensor de fluxo de ar e ao módulo que comanda o controlador de tração, que em certos casos entra em pane e provoca fortes trancos no câmbio. Barulhos nos vidros e portas também são ocorrências possíveis, mas isoladas. Boa sorte!
Em busca de um carro com turbo ou compressor?
Fiat Uno Turbo
Fiat Tempra Turbo i.e.
Fiat Tempra Turbo Stile
Ford Fiesta Supercharger
Ford EcoSport Supercharger
Volkswagen Gol 1.0 16V Turbo
Volkswagen Golf 1.8 Mi Turbo
Confira a lista completa de nossos Guias de Compra
Audi A4 BMW Série 5 Citroën Xantia Citroën Xsara Picasso Chevrolet Astra - 1995-2006 Chevrolet Calibra Chevrolet Celta Chevrolet Corsa 1994-2005 Chevrolet Omega Chevrolet Omega Suprema Chevrolet Vectra II - 1996-2005 Chevrolet Tigra Chevrolet Zafira Daewoo Espero Fiat Brava Fiat Marea Turbo Fiat Palio 2001-2004 Fiat Palio 1996-2000 Fiat Palio Weekend Fiat Stilo Fiat Tempra Turbo i.e. Fiat Uno Mille Fiat Uno Turbo Ford EcoSport Ford Fiesta - 1995-2002 Ford Focus Ford Ka Honda Accord Honda Civic - 1997-2005 Kia Sportage Lada Niva Land Rover Defender Mitsubishi Eclipse 2G Nissan Frontier Peugeot 206 Peugeot 307 Renault Scénic Renault Twingo Toyota Corolla - 1998-2002 Toyota Hilux Toyota Hilux SW4 Volvo 850 VW Gol BX - Geração I VW Gol Geração II VW Gol Geração III VW Golf VW Parati VW Polo VW Polo Classic_______________________________ Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro! _______________________________ E-mail: Comente esta matéria
Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Carregar mais