Guia de compra – VW Golf

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Alexandre Ramos
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- Um dos maiores sucessos da VW alemã, o Golf teve a primeira geração lançada em 1974. O GTi, que ficou conhecido como Pocket Rocket ou foguete de bolso, foi o principal expoente da linha e praticamente criou o segmento dos pequenos carros com motores potentes. Mas o Golf cresceu ao longo dos anos e hoje é bem maior, mais espaçoso, potente e... caro!

No Brasil ele desembarcou já na terceira geração, em 1994, na versão esportiva GTi, que era importada do México. O motor era um quatro-cilindros de 2 litros e, curiosamente, nas primeiras unidades não havia vidros elétricos nem como opcional. Logo em seguida, já a partir de 1995, começou a chegar a versão GL 1.8, primeiramente da Alemanha, e o GLX 2.0, que também vinha do México. A partir de 1996, porém, o GL passa a ser importado também daquele país.

A quarta geração do Golf começou a ser importada já em 1998, ano em que existem modelos tanto com a carroceria antiga como com a nova, fenômeno que se repete em 1999. Na hora de comprar um usado, há uma grande diferença de preço entre elas – fique atento! O Golf era comercializado em três versões: 1.6, equipado com o motor SR, de 101 cv; 2.0, com 116 cv e GTi, com um propulsor de 1,8 litro turbo, de 150 cv. Era oferecida apenas a carroceria de quatro portas, já que a de duas portas viria somente em 2001.

A partir do ano 2000 a VW inicia a produção local do Golf, na fábrica de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba PR. A linha é compartilhada com a do Audi A3 e boa parte da produção era exportada para a América do Norte. As versões nacionais permaneceram as mesmas.

Em 2001 a versão 1.6 tem o motor SR substituído pelo EA111, que á caracterizado pelo bom torque em baixos regimes de giro, mas não tem coletor variável ou bloco de alumínio. Com a nova motorização veio também o acelerador eletrônico E-gas. A linha 2001 também recebeu os repetidores de pisca laterais com lente branca, que até então tinham lentes na cor âmbar. E é o ano também em que surge o GTi de duas portas.

Para 2002 a VW apresenta o GTi com motor 1.8 de 180 cv e câmbio automático com sistema de engate Tiptronic. É um ano de muitas séries especiais, como a Trip 1.6, Generation 1.6, além da Black and Silver 1.6 e 2.0. A GTi de duas portas chega ao fim após uma curta duração e a linha 2.0 fica mais “pelada”, com a extinção do trio elétrico e ar condicionado da lista de itens de série.

Em 2003 o destaque fica por conta da série especial VR6, numerada de 001 a 099 e que está fadada a ser carro colecionável no futuro. Serão poucos os originais daqui a um tempo, uma vez que é grande o número de unidades que foram roubadas, blindadas perdendo assim a originalidade ou ainda sinistradas. São lançadas novas séries especiais, como a Sport 1.6 e 2.0, e a Ouro, com apenas 1099 unidades produzidas.

Em 2004 é apresentado o Golf Sport, com motor 1.8T de 150 cv, da qual foram feitas apenas 450 unidades. O Golf 1.6 e 2.0 recebe o chamado pacote Plus opcional. Em 2005, devido à grande incidência de roubo desse modelo, a VW oferece temporariamente o rastreador gratuito para os Golf vendidos na grande São Paulo e grande Rio. Em 2006 é lançada a série especial Flash, mas a Generation – que se tornara modelo normal de série – sai de linha.

Mercado

Depois de reinar absoluto como líder no segmento de carros médios, o Golf entrou em uma linha descendente e mesmo com o lançamento da versão flex neste ano, o carro da Volks não conseguiu recuperar as vendas. Se não fosse a tecnologia bicombustível provavelmente o hatch médio da Volks estaria em situação pior.

Desde que chegou ao mercado o Golf brasileiro logo conquistou a liderança do segmento. Em apenas seis meses de venda a Volks totalizou 11.530 unidades. As vendas foram crescendo e o carro chegou a uma média mensal de mais de 2.700 unidades. Em 2001 foram 32.627 unidades vendidas durante o ano todo. No ano seguinte, em 2002, o volume caiu para 27.974 unidades, mas ainda assim o carro segurava a liderança do segmento.

Foi em 2003 que as vendas despencaram e o carro da Volks perdeu a liderança dos hatchs médios. Naquele ano foram vendidas apenas 12.927 unidades. Vale destacar que o segmento todo perdeu mercado naquele ano e o Golf apenas rumou na mesma direção.

Em 2004 as vendas voltaram a crescer, desta vez atingindo mais de 14 mil unidades, mas no ano passado o volume foi de apenas 8.966 carros, o pior desempenho da história do carro. Em 2006 a previsão é que a Volks mantenha o mesmo volume de vendas do ano passado. A versão flex, à venda desde março, não ajudou o Golf a crescer. No primeiro semestre foram 4.328 unidades, média de 720 unidades por mês.

O Golf desvaloriza em média 10,3% no primeiro ano de uso, mas as versões turbo têm depreciação maior, cerca de 14,8%. O carro é vendido com desconto médio de 6,4%. A versão mais vendida, a 1.6 Total Flex, é a que tem o melhor desconto. Custa na tabela oficial da empresa R$ 53.360,00, mas pode ser encontrada por R$ 49 mil, desconto de 8,2%. Veja a tabela:


ModeloPreço oficialPreço de verdadeDesconto %
Golf 1.6 Total FlexR$ 53.360R$ 49.000-8,2
Golf 1.6 Flash Total FlexR$ 52.262R$ 52.000-0,5
Golf 1.8T GTiR$ 88.601R$ 83.000-6,3
Golf 2.0R$ 56.137R$ 51.500-8,3
Golf 2.0 ComfortlineR$ 65.335R$ 60.000-8,2

Fonte: AutoInforme / Molicar



Comprando um Golf usado

O primeiro ponto a ser observado na compra de um Golf usado é o preço do seguro. Dependendo da região do país e do perfil do usuário, esse valor pode sair bem alto. Tanto que a própria VW passou a oferecer o rastreador grátis em algumas promoções, tendo em vista que as vendas vinham sofrendo com o problema.

O Golf é um carro com poucos problemas crônicos, mas, como em todo usado, existem alguns pontos a serem observados. A suspensão dianteira, por exemplo, frequentemente é fonte de ruídos, provocados principalmente pelas buchas de bandeja e da barra estabilizadora. Isso ocorre tanto na versão antiga de 1994 a 1999, estes encontrados em números muito pequenos, mas existem... como na versão nova, encontrada a partir de 1998. Ainda na versão antiga, a tampa do porta-luvas possui a fechadura frágil, que se quebra com facilidade, e a forração do teto se solta em algumas unidades.

Nos modelos equipados com motor SR 1.6, a frente é mais baixa do que nos Golf 1.6 2001 em diante, o que demanda uma boa verificação da parte inferior dianteira. Da mesma forma, os carros com esse motor podem apresentar problemas na fixação do bujão de troca de óleo, que espana e provoca vazamentos. Finalmente, ainda nos Golf “SR 1.6”, verifique se há instabilidade da marcha-lenta, o que pode significar problemas no corpo de borboleta.

Em todos os Golf do modelo “novo” as presilhas de sustentação dos vidros das portas são frágeis de plástico e se quebram com o uso, fazendo com que o vidro literalmente caia dentro da porta. Falando nisso, verifique se todos os botões dos vidros elétricos estão funcionando, pois defeitos nos botões não são incomuns. Finalmente, veja o estado do acabamento emborrachado da parte interna, que se desgasta com muita facilidade e deixa o interior com aspecto de “gasto”. Alguns proprietários chegam a desmontar as peças emborrachadas, retirando a película com água quente e detergente e deixando-as lisas. Mas além do visual pobre, esse procedimento pode desvalorizar o carro. Boa sorte!

Gosta do Golf?

Então veja aqui em nossos estoques o modelo mais adequado para você:

VW Golf – Terceira Geração

VW Golf – Quarta GeraçãoVeja nossa lista completa de guias de compra:

Ford EcoSport
Chevrolet Zafira
Fiat Palio Weekend
Chevrolet Celta
Ford Focus
Fiat Stilo
Volkswagen Parati
Peugeot 307
Chevrolet Astra - 1995-2006
Toyota Corolla - 1998-2002
Vectra II - 1996-2005
Honda Civic - 1997-2005
Chevrolet Corsa 1994-2005
Ford Fiesta - 1995-2002
Fiat Palio 2001-2004
Fiat Palio 1996-2000
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VW Gol BX - Geração I
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