Importado oficialmente pela Volkswagen do México desde novembro de 1999, já como modelo 2000, o pequeno compartilhava a mesma plataforma com o Golf. Uma das características marcantes do New Beetle é um curioso porta-flor instalado no painel, talvez uma herança do movimento hippie e do “flower power”, identificados com o velho Fusca. De série, vinha com ar-condicionado, air-bags dianteiros e laterais para motorista e passageiro, freios a disco nas quatro rodas com ABS e distribuidores eletrônicos de pressão EBD, CD player e como opcionais o teto-solar elétrico, bancos em couro e câmbio automático de quatro marchas.
Novas cores, retrovisores e opções de cores metálicas passaram a integrar a linha 2002, ano em que foi assinado acordo bilateral de importação/exportação por Brasil e México cuja estratégia da alíquota zero fez com que o preço do Fusca despencasse tornando-se uma de suas maiores armas de sedução.
Uma das mudanças mais marcantes da trajetória do New Beetle ocorreu em 2006 com adoção de novos para-choques, painel de instrumentos, faróis e lanternas. Na lista de equipamentos de série eram agregados CD-Player com MP3, air-bags laterais e de cabeça, além das exclusivas rodas de alumínio nas medidas 205/55 R16. No mês de novembro de 2007, começavam a desembarcar as primeiras unidades da linha 2008 com a opção do câmbio Tiptronic de seis velocidades, porém sem muitas mudanças estéticas significativas, ano em que o carrinho completou dez anos de existência contabilizando um milhão de exemplares produzidos. A comemoração na fábrica da Volks em Puebla, no México, rendeu ao carro uma série especial comemorativa e investimento de mais US$ 1 bilhão em sua linha de montagem.
Sem muitas mudanças, o New Beetle deixou de ser importado em 2011 para no ano seguinte começar a importá-lo em sua nova geração totalmente reformulada, mas mantendo o estilo da carroceria que o consagrou ao longo de mais de meio século de vida. Por aqui, o modelo resgatou o nome Fusca e vinha equipado com novo motor 2.0 turbo de 200 cv.
DE OLHO NA COMPRA
Robusto e potente igual ao Golf, em termos de equipamento o “besouro” é bastante elogiado pela sua ótima relação custo/benefício a um preço acessível. Por menos de R$ 30.000, é possível comprar um 2001 completinho de fábrica com ar-condicionado, trio-elétrico, bancos em couro, rodas de liga leve, CD-Player, alarme antifurto e air-bag. O conforto e as respostas rápidas ao volante também são muito bem descritas pelos seus donos, graças ao seguimento da mesma cartilha do irmão Golf, com quem divide a plataforma. Quem deseja agilidade tanto no trânsito quanto na estrada, o motor 2.0 de 16 válvulas com 116 cv disponibilizados a partir das 5.400 rpm responde muito bem, principalmente em subidas de serra, apesar de seus 1.231 Kg.
A primeira regra para você não perder dinheiro é evitar cores vibrantes como o amarelo sunflower e o verde mango e até mesmo o bege harvestmoon, caso você costuma trocar frequentemente de carro. Não são todos os que apreciam o New Beetle com estas cores e revendê-lo pode ser uma difícil tarefa, sem contar que a desvalorização destas opções costuma ser maior. Às vezes é preferível comprar as já bem aceitas no mercado como prata, preto e até a vermelha que neste caso tem boa aceitação, principalmente entre o público feminino.
Na parte interna, observe se o toca-fitas original da Premium que já vem com preparação e controles para CD Player está funcionando perfeitamente. O conserto custa uma pequena fortuna, dependendo do tipo de problema, e um novo acaba saindo por mais de R$ 3.000.
Comercializado em versão única, a única diferença está na transmissão automática que era vendida opcionalmente. Neste caso, a única ressalva e verificar se o antigo dono trocou o fluido do câmbio no prazo estipulado pela fabricante. Por ser um carro com vocação esportiva, não é difícil encontrar um New Beetle com problemas de folgas no câmbio, principalmente o manual, caso o antigo dono não teve o merecido cuidado.
Quanto ao motor, dê atenção extra! Às vezes a aparência externa pode camuflar o estado dos componentes mecânicos. Dirija o carro e veja se não apresenta ruídos que em alguns casos pode ser o pistão desgastado. De acordo com lojistas, esta peça para este modelo não sai por menos de R$ 7.500.
Outra reclamação de alguns donos do New Beetle é da palheta do limpador de para-brisas. Em alguns modelos é comum a palheta trepidar devido à curvatura do para-brisas podendo, em alguns casos até riscá-lo conforme o uso. Os concessionários da VW chegaram a confessar que este é um problema crônico, mesmo substituindo estas palhetas. A solução é aplicar algum produto que escorregue o limpador com mais facilidade ou substituí-las por um par do tipo flat blade que pode resolver o problema. Boa compra!
OUTRA OPÇÃO DE USADO É: VOLKSWAGEN GOLF 2.0
Ele divide a mesma plataforma com o New Beetle, mas se você possui uma família maior, o Golf preenche bem esta lacuna, graças às duas portas extras para os passageiros de trás. O seu porta-malas de 330 litros também é bem maior dos 210 do “besouro” da VW.
Para quem gosta de emoções fortes, a “pegada” esportiva agrada, sobretudo nas acelerações. Mas nas ultrapassagens quem leva a vantagem é o New Beetle, apesar de ser mais pesado ao Golf (1.231 Kg contra 1.197 Kg).
Algumas peças também acabam compensando, já que o Golf é fabricado no Brasil. A sua única desvantagem é a lista de itens de série que é menos recheada em relação ao New Beetle. Comparando, como exemplo, os dois modelos do ano 2000, o New Beetle já vinha de série com ar-condicionado, trio-elétrico, CD-Player, alarme antifurto e air-bag. Quanto ao seguro, o Golf sempre levou a fama de ser um dos mais caros, mas se comparado ao New Beetle, acaba saindo, em média, até 59% mais barato.
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Colaborou Fernando Garcia.
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